Em outubro, a Apple deixou muita gente indignada ao anunciar o caríssimo iPhone 12 sem o adaptador de tomada. A Xiaomi, por sua vez, foi mais “amigável” e permitiu ao consumidor escolher entre versões do Mi 11 com e sem carregador, pelo mesmo preço. Mas, aparentemente, a maior parte dos consumidores não está disposta a abrir mão do acessório.
- Xiaomi Mi 11 e Snapdragon 888 enfrentam teste de dissipação de calor
- Xiaomi Mi 11 é lançado com Snapdragon 888 e câmera de 108 MP
Xiaomi Mi 11 (Imagem: Divulgação/Xiaomi)
Em prol do meio ambiente…
A fabricante chinesa, assim como a gigante de Cupertino, afirma que a retirada do carregador da caixa de seus celulares, por padrão, trata-se de um esforço para preservar o meio ambiente. Entretanto, para o alívio de quem for comprar um Mi 11, os usuários que precisarem do acessório poderão levá-lo para casa sem custo adicional.
“Ambas as versões são oferecidas com o mesmo preço, permitindo que os usuários comprem com base em suas necessidades”, explicou a Xiaomi durante o lançamento.
A ação, porém, parece não ter sido tão popular entre os fãs da marca. De acordo com um relatório divulgado pela empresa no dia 01 de janeiro, menos de 6% dos smartphones vendidos nos primeiros dias correspondem à versão “ecologicamente correta”, sem carregador e cabo. Em números absolutos, tratam-se de 20 mil celulares.
Decisão já era cogitada há mais de cinco anos
Em um comunicado à imprensa, a Xiaomi agradeceu aos 20 mil compradores por “apoiar proteção ambiental” ao escolher o Mi 11 “Green Edition”.
A nota também revela que a fabricante já havia cogitado retirar o carregador da caixa de seus smartphones em 2015. Na época, a Motorola já havia lançado o Moto G de primeira geração (2013) sem o adaptador (com o intuito de manter o preço mais baixo).
A estratégia não era uma tendência da indústria até a Apple entrar na jogada (por motivos diferentes, é claro). Agora, além da Xiaomi, a Samsung também deverá lançar o Galaxy S21 sem o acessório, como adiantamos com exclusividade aqui, no Tecnoblog. É possível que outras fabricantes sigam o mesmo caminho nos próximos meses.
Com informações: Gizmochina
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Pelo mesmo preço é claro que não vão abrir mão.
Obviamente. A Apple meteu o loko. Soh fanboy mesmo vai d Apple
Exatamente. Coisa de doido. Era pra ter um desconto.
No Mi 12 vai ser diferente, pois quem comprou o 11 já não vai mais querer carregador, pois tu literalmente já tem um charger de 55W, eu tenho um charger da Blitzwolf e nunca usei o carregador que veio no Mi A2
Nunca se sabe, pois uma parte de quem comprou o mi 11 já tinha o mi10. E a xiaomi não deu nenhum incentivo para a versão sem o carregador, nem mesmo uma redução de preço.
Se carregador durasse 5 anos ou tivesse garantia de troca nesse tempo eu pegaria sem carregador, se tivesse um idêntico, claro. Mas você pega um aparelho caro e o carregador usado não vai acompanhar o mesmo rítmo.
Na verdade, o teste real vai ser no Mi 12 se eles fizerem o mesmo esquema de vender com e sem carregador pelo mesmo preço.
Como disseram, pelo mesmo preço o incentivo pra pegar sem carregador é bem menor.
Eu realmente queria ver um estudo vendo qual a média de tempo que o adaptador de parede dura nas mãos das pessoas.
Eu pelo menos nunca tive problema com adaptador de parede em si, sempre duraram mais do que o aparelho que eles eram usados pra carregar. Queria saber se eu sou tão outlier assim.
É mais comum eu ter problema com o cabo, então quando os carregadores ainda eram aqueles que o cabo e o adaptador não eram separáveis eu cheguei a ter problema com o carregador porque o cabo dava problema.
Pois é, eu tenho carregador de anos aqui, só não servem mais pros celulares atuais, pois tem pouco amperagem, e no futuro, esse será o motivo, o carregador não é tão rapido pro celular
Eu tenho o carregador que veio com meu Motorola Milestone, que comprei lá em 2011. Também tenho um que veio com o Zenfone 3, deve estar com 4 anos. Adaptadores de parede duram muito tempo, quem estraga eles tem que ter vontade de fazer isso.