Opera Mini em um Motorola Dext com links da TIM | Clique para ampliar

Chegou aos meus ouvidos que o Opera Mini instalado em alguns celulares estava sofrendo modificações em favoritos de acesso rápido e links na sua interface que não haviam sido determinadas pelo usuários. O esquisito é que esse tipo de relato só era feito por clientes da TIM Brasil. Hoje o TB confirma: a TIM está realmente modificando os ajustes do navegador.

Não é nada ilícito, no entanto. A TIM Brasil, por meio de sua assessoria de imprensa, confirmou para mim que existe um acordo entre a TIM e a Opera Software, fabricante do navegador. Em jogo está a busca de uma “maior facilidade para a experiência de navegação para o usuário”, nas palavras da operadora. Mas no que consiste essa modificação?

Quando um usuário normal baixa o Opera Mini para o seu celular, encontra atalhos rápidos no Speed Dial do navegador para My Opera, QYPE, Terra, Orkut, Globo e Mobile Apps. No caso dos clientes da TIM, depois de instalar o aplicativo, os links são para Orkut, Facebook, Twitter, Globo.com, UOL, Wikipedia e o site da TIM. Além disso, aparecem dois botões com links para “Atendimento TIM” e “Internet no cel”, que levam para páginas dentro do tim.com.br. Além disso, quando o Opera Mini é carregado, aparece a marca da TIM na tela de inicialização do navegador (veja imagem).

Se o Opera Mini possui alguns elementos dinâmicos que são definidos e configurados nos servidores da Opera (server-side, portanto), a TIM está tirando excelente proveito desses elementos. “Os elementos dinâmicos do aplicativo foram personalizados para permitir acesso rápido aos serviços de internet mais utilizados e demandados no Brasil, como sites de redes sociais e portais de notícias, e para os clientes terem acesso rápido às ofertas da operadora de acesso à internet no celular e ao atendimento web”, a empresa informou em comunicado.

No entanto, a TIM assegura que o favorito de acesso rápido ao site da operadora só aparece nos Operas Mini em que o usuário não escolheu manualmente todos os itens do Speed Dial. “A mudança foi apenas nos links dinâmicos, escolhidos pela Opera de acordo com suas parcerias comerciais”, de acordo com a empresa.

Clientes descontentes com a TIM não têm muito o que fazer, porém, visto que não existe forma de remover os links de “Atendimento TIM” e “Internet no cel” da página inicial do Speed Dial. Para apagar o favorito que leva para o site da operadora é fácil: basta pressionar (em aparelhos touch) o ícone do favorito até que as opções de Limpar e Editar apareçam. Escolha Limpar.

  • Download | Opera Mini
  • Baixatudo | Opera Mini para Android

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados