Início » Jogos » Como desligar o microfone no controle do PlayStation 5

Como desligar o microfone no controle do PlayStation 5

Descubra duas maneiras de desativar o microfone do controle do PS5 (DualSense) de forma temporária ou direto no sistema

Vivi Werneck Por

O DualSense, o controle do PS5, traz alguns novos recursos em relação ao seu antecessor – o DualShock 4 (PS4). Dentre as novidades está a possibilidade de controlar a captação de áudio pelo próprio controle. Ativar ou desativar essa função é simples e pode ser feita de duas maneiras. Veja como fazer, a seguir.

ps5-dualsense

Como desativar o microfone do DualSense (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

A ideia de ter um microfone embutido no DualSense pode até fazer certo sentido dependendo do uso em algum jogo. Por enquanto, apenas Astro’s Playroom faz uso do recurso. No mais, a qualidade deste mic não é boa e ainda, quando ligado, reduz um pouco a intensidade do retorno háptico do controle.

Qualquer headset com plug P2 (3.5mm), até mesmo de smartphones, fará um trabalho melhor do que este microfone embutido, então desligá-lo pode ser uma boa. Além disso, como o mic vem ligado por padrão, jogar multiplayer (sem estar com um headset) fará com que ele seja seu microfone principal, o que pode ser um problema se não lembrar disso.

Como dito antes, é fácil desativar o microfone do controle do PS5 de forma temporária ou direto pelo sistema (mas que pode ser revertido, se quiser). Para isso, siga os passos a seguir.

Como desligar o microfone do controle do PS5

Direto no DualSense:

Esse é o procedimento mais simples de todos e o mais rápido de reverter também. Basta localizar o botão do microfone (logo abaixo do logotipo do PlayStation). É só pressioná-lo para desligar a captação de áudio. Um LED na cor laranja ficará aceso para indicar que o microfone não está ativo. Para ligá-lo novamente é só apertar de novo o mesmo botão.

Pelo sistema:

Também é um procedimento simples e irá desativar o microfone de uma só vez, ou seja, não será necessário apertar botões toda vez que ligar/reiniciar o PlayStation 5.

  1. Na tela principal do PS5, vá em Configurações (ícone de engrenagem no canto superior direito);
  2. Agora, selecione Áudio;
  3. Em Microfone, você verá as opções disponíveis para dispositivos de entrada;
  4. Só é possível alterar o mic padrão (ou seja, do controle) se tiver outro headset ativo;
  5. Mesmo assim, há como desativar o som do microfone toda vez que fizer login (imagem a seguir);

    ps5-mute-dualsense

    Como desativar o mic do DualSense pelo sistema (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

  6. Adicionalmente, também existe a possibilidade de desligá-lo ao iniciar bate-papos ou transmissões.

Dica: enquanto pressionar apenas uma vez o botão do microfone no controle faz com que a captação de áudio seja interrompida, manter o mesmo pressionado por uns dois segundos irá desligar o som de todo o sistema.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando