Início » Aplicativos e Software » O que é um webinar?

O que é um webinar?

Saiba o que é um webinar e como esse método pode ser útil na hora de expor projetos e ideias para outras pessoas pela internet

Wagner PedroPor

O webinar é uma ótima maneira de atrair a atenção de um determinado público para conteúdos importantes. Esse termo é usado para nomear conferências, reuniões ou seminários pela internet, que normalmente alcançam mais pessoas e não se limitam a um espaço físico. A seguir, vou te explicar com detalhes o que é um webinar.

Webinar é um método bastante útil para transmitir informações (Imagem: Chris Montgomery/Unsplash)

Webinar é um método bastante útil para transmitir informações (Imagem: Chris Montgomery/Unsplash)

O que é um webinar?

Antes de mais nada, é importante esclarecer que o termo webinar vem de web-based-seminar, que significa “seminário baseado na web”. Como mencionei anteriormente, o webinar pode ser usado para nomear conferências, reuniões ou seminários ao vivo que são realizados pela internet.

A ideia é bem simples: usar plataformas de comunicação para transmitir palestras, discussões e aulas para um público maior. Com ajuda de softwares específicos, o apresentador pode exibir slides, links, imagens e interagir com o público de maneira rápida e precisa.

No meio empresarial, esse formato é bastante conhecido por conta de sua eficiência para expor ideias e projetos, enquanto que na área acadêmica pode ser uma ferramenta importante para aulas, já que o professor é capaz de apresentar o conteúdo de maneira prática para alunos de qualquer lugar do mundo.

Como criar um webinar?

Levando em consideração que o webinar é basicamente uma videoconferência em formato de seminário, onde um apresentador explica o assunto e interage com os participantes por meio de um chat, existem várias plataformas para a realização desse tipo de conteúdo, como o YouTube, GoToWebinar e Google Hangouts, por exemplo.

Para criar um webinar, basta ter uma câmera (ou webcam), microfone, computador com acesso a internet e um software que ofereça os recursos necessários para conduzir um seminário online — um dos mais conhecidos é o citado GoToWebinar.

Já para quem assiste, tudo vai depender da plataforma usada pelo organizador da palestra: se for um programa, você provavelmente terá que instalá-lo em seu computador para participar do evento. Caso o modelo escolhido seja uma plataforma web, então você terá que acessar um site especifico — em algumas situações é preciso criar uma conta e ter um convite para a apresentação, caso ela seja privada.

Pronto, agora você já sabe o que é um webinar e como esse método é eficiente na hora de transmitir informações importantes para outras pessoas.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação