Início » Saúde » App oficial Rio COVID-19 é anunciado para rastreio e testes em massa

App oficial Rio COVID-19 é anunciado para rastreio e testes em massa

Prefeitura do Rio de Janeiro anuncia que vai lançar app Rio COVID-19 para Android e iOS a fim de auxiliar no combate à doença

Bruno Gall De Blasi Por

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, neste domingo (3), que vai lançar um aplicativo para auxiliar no combate à pandemia causada pelo novo coronavírus. Conhecido como Rio COVID-19, o app para Android e iOS será utilizado para rastreio e testes em massa na capital fluminense.

Coronavírus

Prefeitura do Rio anuncia app Rio COVID-19

A menção à chegada do aplicativo ocorreu junto à apresentação de medidas para enfrentar a pandemia na cidade do Rio de Janeiro. Segundo a prefeitura, além de ações como a abertura de novos leitos, testagem e vacinação, “também será lançado um aplicativo para que as pessoas possam fazer a autonotificação de casos”.

O aplicativo funcionará da seguinte forma, segundo o Mobile Time nesta segunda-feira (4): durante o primeiro acesso, o usuário terá de informar seu endereço para ajudar no auxiliar os casos da doença e para encaminhá-lo ao profissional de saúde da região. Em seguida, o app irá coletar dados para mensurar o grau de risco do paciente.

A última etapa consiste nos relatos de sintomas nos últimos 14 dias tanto do usuário quanto de outras pessoas que convivem no mesmo lar. As informações serão utilizadas para o tratamento do paciente que contraiu o vírus e para coletar dados a fim de melhorar as medidas de combate à doença.

“A Prefeitura também prevê ampliar a testagem de casos suspeitos de COVID-19. Inicialmente, deverão ser testadas cerca de 450 mil pessoas. As unidades de saúde oferecerão os testes de maneira fácil e sem burocracia”, disse a prefeitura. “Pelo aplicativo Rio COVID-19 será possível realizar a autonotificação e o agendamento do teste diagnóstico, caso seja indicado”.

Além do app carioca, o Ministério da Saúde também possui seu próprio aplicativo desde março, o Coronavírus – SUS. Em julho, o software recebeu o recurso de alerta de exposição com a tecnologia desenvolvida por Apple e Google.

O aplicativo Rio COVID-19 estará disponível para Android e iPhone (iOS).

Com informações: Mobile Time e Prefeitura do Rio de Janeiro

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando