Início » Negócios » Qualcomm nomeia brasileiro Cristiano Amon como novo CEO

Qualcomm nomeia brasileiro Cristiano Amon como novo CEO

Com 15 anos de Qualcomm, brasileiro Cristiano Amon assumirá posto de CEO no segundo semestre

Emerson AlecrimPor

Nesta terça-feira (5), a Qualcomm anunciou que o seu conselho de administração escolheu, por unanimidade, o brasileiro Cristiano Amon como CEO da companhia. O executivo assumirá o cargo a partir de 30 de junho e entrará no lugar de Steve Mollenkopf, que se aposentará após 26 anos dedicados à empresa.

Cristiano Amon (imagem: divulgação/Qualcomm)

Cristiano Amon (imagem: divulgação/Qualcomm)

Amon é formado em engenharia elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ele foi diretor técnico da operadora móvel Vésper (adquirida pela Embratel) e trabalhou na NEC e Ericsson antes de ingressar na Qualcomm como engenheiro, em 1995.

O executivo brasileiro seguiu conquistando funções na companhia até assumir, no começo de 2018, o cargo de presidente executivo, o seu posto atual.

Em nota, o próprio Mollenkopf destacou o papel de Cristiano Amon no desenvolvimento da estratégia da Qualcomm para redes 5G, além do trabalho do brasileiro para expandir os negócios da empresa para outros segmentos além do mercado de telefonia móvel, como internet das coisas.

A Qualcomm está bem posicionada para o futuro e estou confiante de que, com Cristiano como CEO, a empresa continuará a inventar tecnologias de ponta e a criar valor para todos os nossos acionistas.

Steve Mollenkopf

Já Amon declarou:

A Qualcomm é uma empresa incrível. Estivemos na vanguarda da inovação por décadas e estou ansioso para manter essa posição no futuro. Além de impulsionar a expansão do 5G para dispositivos convencionais e além dos dispositivos móveis, a Qualcomm deve desempenhar um papel fundamental na transformação digital de vários setores, à medida que nossas tecnologias se tornam essenciais para conectar tudo à nuvem (…).

Cristiano Amon

Prédio da Qualcomm (imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Prédio da Qualcomm (imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Luiz Tonisi é o novo presidente da Qualcomm América Latina

Cristiano Amon não foi o único brasileiro promovido em um cargo de direção na Qualcomm. Também nesta terça-feira, Luiz Tonisi foi nomeado vice-presidente da Qualcomm Serviços de Telecomunicações e presidente da Qualcomm América Latina.

Formado em engenharia eletrônica de telecomunicações pela FEI e com MBA Executivo pela Ibmec São Paulo com extensão internacional pela UCLA, Tonisi liderava a Nokia no Brasil até recentemente. O executivo também atuou em companhias como Alcatel-Lucent, RFS e Nortel.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Insfran (@felipous)

Legal ver brasileiros se destacando em suas carreiras internacionais.