ASony encerrou a produção de boa parte dos modelos do PS4 no Japão para focar no recém-lançado PS5. Os primeiros rumores sobre o assunto surgiram há algumas semanas, e agora veio a confirmação de que toda a linha PlayStation 4 Pro foi descontinuada, bem como quase todos as variantes do PS4, com exceção da versão na cor Jet Black (500 GB).
Playstation 4 (Imagem: Leon Terra / Flickr )
Ao que parece, a empresa não planeja abandonar completamente o antigo console. “Continuaremos a distribuir modelos PS4 padrão e nos concentraremos no negócio da plataforma, incluindo títulos de software PS4 e periféricos” explicou um representante ao site Famitsu.
Já em relação ao aumento na produção do PS5, a Sony afirmou que não divulga os detalhes da operação, “mas o foco da produção de hardware mudou para o PS5”.
Até o momento, não há informações sobre o fim da distribuição do PS4 em outros mercados, mas é possível que novidades sobre o assunto sejam reveladas em breve. Em dezembro, a loja oficial do PlayStation nos EUA comunicou sem muito alarde que não iria mais oferecer o PS4 Pro, o que pode ser um forte indício do que está por vir.
Enquanto isso, consumidores que buscam pelo PlayStation 5 ainda sofrem com a falta de estoque devido à alta demanda em diversos países. Nesse cenário, revendedores aproveitam para praticar preços até três vezes maiores do que os praticados pela Sony.
Com informações: Famitsu
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
É normal esse movimento. O PS4 já não vende quase nada e o PS5 tá se saindo muito, mas muito mal em vendas por lá. Tanto os jogos quanto o videogame. Deve ser uma tentativa de amenizar isso.
Mas de qualquer forma, parece que a SONY tá com todos os esforços mesmo só pro Ocidente. Meio que deixou o Japão pra Nintendo praticamenteo
Importante lembrar que a pré-venda do PS5 e outros bens com alta demanda é feita por um sistema de loteria por lá.
Em outras palavras, o interessado não parte direto para a compra na pré-venda. Ele se cadastra para ser chamado para fazer a compra.
Então mesmo que a Sony tente empurrar o PS5, poucos japoneses vão conseguir ter. O que me leva a pensar que a Sony realmente está abandonando o mercado de sua origem.
Tem isso. Mas o Switch ainda também é vendido em sistema de loteria. Durante o ano quase inteiro foi assim… a demanda muito maior que o que a Nintendo conseguiu entregar.