Início » Aplicativos e Software » Twitter remove posts de Trump pela 1ª vez e ameaça banir conta

Twitter remove posts de Trump pela 1ª vez e ameaça banir conta

Twitter exige remoção de três posts de Donald Trump; rede social vai banir presidente dos EUA em caso de nova violação

Felipe VenturaPor

O Twitter exigiu a remoção de três posts de Donald Trump nesta quarta-feira (6) por repassarem informações falsas sobre as eleições de 2020 e por serem um risco de violência. O perfil do presidente dos EUA vai ficar bloqueado por 12 horas, algo previsto para quem viola os termos da rede social. Se houver reincidência, a conta será banida de vez.

Donald Trump (Imagem: Gage Skidmore/Flickr)

Donald Trump (Imagem: Gage Skidmore/Flickr)

“Como resultado da atual situação violenta sem precedentes em Washington, D.C., exigimos a remoção de três tweets de @realDonaldTrump que foram postados hoje por violações repetidas e graves de nossa política de integridade cívica”, explica o Twitter em conta oficial.

A empresa ainda afirma que, se Trump voltar a violar regras, incluindo de integridade cívica ou de ameaças de violência, isso “vai resultar na suspensão permanente da conta @realDonaldTrump”.

Uma multidão de apoiadores de Trump invadiu hoje o edifício do Capitólio, na capital Washington D.C., chegando até as câmaras do Congresso e ao escritório da presidente da Câmara, Nancy Pelosi. Os deputados estavam reunidos para certificar a vitória eleitoral do presidente eleito Joe Biden.

Twitter exige remoção de posts de Trump (Imagem: Reprodução)

Trump removeu tweets após exigência (Imagem: Reprodução/Twitter)

Twitter, YouTube e Facebook removem vídeo de Trump

Um dos tweets em questão envolvia um vídeo em que Trump dizia: “tivemos uma eleição que foi roubada de nós; foi uma vitória esmagadora e todos sabem disso, especialmente o outro lado”. A vitória de Biden foi confirmada por todos os 50 estados americanos, sem indícios de fraude. “Mas você tem que ir para casa agora; vá para casa, nós te amamos, você é muito especial”, ele completava.

Inicialmente, o tweet recebeu um aviso de que se tratava de uma reivindicação questionada; ele não podia receber curtidas nem respostas, e os retweets precisavam ser com comentário. A rede social afirma que implementou essa restrição “devido a um risco de violência”.

Este foi um dos tweets removidos da conta de Trump (Imagem: Reprodução/Twitter)

Este foi um dos tweets removidos da conta de Trump (Imagem: Reprodução/Twitter)

Nesse meio tempo, o YouTube já havia removido o vídeo, citando sua política implementada em dezembro que proíbe conteúdo que questione o resultado das eleições presidenciais de 2020 nos EUA.

O Facebook fez o mesmo: Guy Rosen, vice-presidente de Integridade, escreve no Twitter que “esta é uma situação de emergência e estamos tomando as medidas de emergência apropriadas”. Ele justifica a decisão dizendo que “no geral, acreditamos que [o post] contribui para o risco de violência, em vez de diminuí-lo”.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
15 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Douglas N. (@dougeureka)

Passou da hora de banir e prender esse sujeito.

LekyChan (@LekyChan)

vá para casa Trump, vc esta bêbado.

Eu (@Keaton)

A vergonha que o trump passou agora é permanente… hahaha

Josué Junior (@Josue.Jr)

O Twitter demorou demais pra agir, mas pelo menos agiu. Tomara que em 2022 eles sejam mais rápidos, por que vai ser igual (ou pior)

Alexandre Ramos (@Freeman)

Um dos tweets banidos é esse dele mandando as pessoas irem embora com amor e paz. Olha onde chegamos, estão censurando pessoas aos olhos do mundo na maior cara de pau e ninguém faz nada.

trump750×1334 98.6 KB

² (@centauro)

Banido porque ele continua com a retórica (sem provas) de que a eleição foi fraudada nessa mensagem.

Gigo CAP (@GigoCAP)

O Trump passou as eleições inteiras insuflando os eleitores e atravessando as diretrizes do Twitter, que não podia fazer muita coisa por ele ser o POTUS. Ontem foi a pá de cal no discurso deles e abriu um precedente jamais visto nos EUA. Esse vídeo ele fez uma promoção velada da manutenção do discurso. Pra não dar mais merda, bloquearam mesmo. Hoje já volta.

André Cardoso (@andre)

Com 4 anos de atraso né? Com a quantidade de fake news que ele sempre postou, nem era mais pra ter conta. E não, eu não acho que a liberdade de dizer qualquer coisa está acima de tudo. Se uma pessoa influente está usando redes sociais para deliberadamente propagar mentiras que ameaçam o país apenas para benefício próprio tem que ser banida sim.

Anderson Antonio Santos Costa (@Anderson_Antonio_San)

As redes sociais são culpadas pela proliferação de fake news e discursos de ódio. Cabe a elas agir contra os discursos que incitam a violência.
Quanto a Trump, ele deveria ser banido do Twitter. Não é à toa que a extrema-direita vai se refugiar em plataformas que dão espaço a elas como o Parler.

Igor Lana de Melo (@igor_meloil)

No mínimo igual, com ctz. Mas se for pra chutar, diria q vai ser pior

Igor Lana de Melo (@igor_meloil)

Concordo plenamente. Pessoa ta usando o discurso de “liberdade de expressão” pra poder classificar qualquer coisa como censura e deixando esses imbecis fazerem o q querem

Eu (@Keaton)

Descontextualizando as coisas fica fácil… agora procura o contexto antes de ficar revoltado…

O Trump ficou todo butthurt que perdeu as eleições que começou a disparar um monte de royal bullshit do tipo “eleições foram fraudadas”… o maluco violou mais leis em 4 anos que uma pessoa normal viola na vida. (Ele já estava querendo minar a confiança nas eleições a mais de um ano antes de ter perdido…)

Igor Lana de Melo (@igor_meloil)

Ele sabe, ta se fazendo de bobo, o próprio tweet tem mto mais coisa negativa do q “”“positiva”""

Parece uma pessoa q temos aqui dizendo q as eleições presidenciais foram fraudadas mesmo ganhando, só pq não queria ter ido pro segundo turno e ano passado falando de fraude pq ngm q ele apoiava ganhou prefeitura capital

Eu (@Keaton)

Por essa parte eu pensava em uma certa pessoa insana que assumiu um certo cargo politico…

mas nessa parte, já vejo que não é essa pessoa. hahaha

Exibir mais comentários
https://tecnoblog.net/?post_type=post&p=404942