Início » Aplicativos e Software » O que é o Patreon?

O que é o Patreon?

Com o Patreon, os criadores podem se conectar aos fãs com mais facilidade e oferecer diferentes tipos de assinatura com benefícios

Bárbara Chieregate Por

Criado em 2013, o Patreon foi criado com a intenção de conectar criadores com o público. A plataforma funciona como um serviço de assinatura em que os fãs podem se tornar patronos e, em troca, ganham acesso a materiais exclusivos.

O que é Patreon? (Imagem: Aneta Pawlik/Unsplash)

O que é Patreon? (Imagem: Aneta Pawlik/Unsplash)

O que é e como funciona o Patreon?

O Patreon é um serviço de assinatura em que os membros escolhem quanto desejam pagar para apoiar determinados criadores. Ele se diferencia de outros crowdfundings como o Kickstarter principalmente porque permite que as pessoas apoiem um projeto já existente.

Você encontra diferentes tipos de criadores no Patreon, como YouTubers, podcasters, músicos e escritores.

Benefícios da assinatura no Patreon

A assinatura funciona como um incentivo para que as pessoas continuem a produzir e, como recompensa, os membros têm acesso a conteúdos extras e exclusivos. Existem diferentes categorias de níveis que variam de acordo com o valor pago, mas isso fica a critério do criador.

Apesar do site oferecer a opção de níveis, certos criadores podem escolher ter apenas um, sem variar o preço e as recompensas — assim, eles não terão que lidar com variados tipos de benefícios. Para descobrir as categorias de assinaturas oferecidas, basta visitar a página que você deseja apoiar na plataforma.

Assinaturas oferecidas por um criador no Patreon (Imagem: Reprodução)

Assinaturas oferecidas por um criador no Patreon (Imagem: Reprodução)

O preço da assinatura é determinado pelo dono do Patreon em questão, então não há um padrão — algumas podem começar até em $1/mês. Geralmente, quanto mais alto o nível e valor, mais benefícios e exclusividade. O pagamento pode ser feito mensalmente ou por cada novo post lançado.

Interface do Patreon para os criadores

O Patreon também tem uma seção exclusiva para ajudar os criadores a administrarem as assinaturas. Nessa página, por exemplo, é possível ver lembretes de quando as recompensas deverão ser entregues para cada nível. Também existe uma ferramenta de chat para conversar diretamente com os membros.

O criador só é pago quando solicita o saque para a conta bancária. Enquanto não fizer isso, a plataforma continua guardando e monitorando o dinheiro recebido por cada assinatura.

Com informações: Patreon e Business Insider.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando