Início » Jogos » Nintendo deve lançar novo Switch com 4K em 2021, preveem analistas

Nintendo deve lançar novo Switch com 4K em 2021, preveem analistas

Alguns analistas também acreditam que o Nintendo Switch continuará estrelando como o console mais vendido do ano para 2021

André FogaçaPor

Não foi no ano passado, mas provavelmente em 2021 teremos o primeiro console da Nintendo capaz de entregar imagens em 4K e ele será uma versão atualizada do híbrido Switch. A promessa vem de alguns analistas com suas falas em um documento de previsões para todo este ano, divulgado pela GamesIndustry.biz.

Nintendo Switch (Imagem: Lucas Lima/Tecnoblog)

Nintendo Switch (Imagem: Lucas Lima/Tecnoblog)

O Nintendo Switch é o único console da atual geração que não consegue trabalhar com imagens acima do Full HD (1080p, ou 1.920 x 1.080 pixels), um detalhe que não fez dele um fracasso, muito pelo contrário. O início da pandemia de COVID-19, junto do lançamento de Animal Crossing: New Horizons, ajudaram as vendas do videogame da Big N e colocaram o gadget no primeiro lugar das listas de 2020. Mesmo com o aparelho no mercado desde 2017, o que significa mais ou menos o meio de sua vida.

Este cenário pode mudar em 2021, ao menos quando falamos da resolução dos games rodando neste aparelho. É o que acredita Piers Harding-Rolls, listando um novo Switch no mercado para este ano, mas sem mencionar o nome “Switch Pro” que vem aparecendo em vários boatos há algum tempo.

Dr. Serkan Toto, da Kantan Games, também aponta suas fichas para este “dispositivo 4K” da Nintendo. O analista seguiu seu colega e parou de mencionar este console com o sufixo “Pro” – que estava em sua previsão para 2020, o que não aconteceu de verdade.

De fato, nada novo da Nintendo apareceu em 2020 e o único hardware lançado pela empresa desde 2017 foi o Switch Lite, chegando ao mercado no segundo semestre de 2019. Este, diferente do que se espera da provável versão com 4K para 2021, é teoricamente menos poderoso, menor, oferece mais opções de cores para a carcaça, não permite a retirada dos Joy Cons, nem mesmo tem o HD Rumble e foca somente no uso portátil do híbrido.

Nintendo Switch Lite (Imagem: Lucas Lima/Tecnoblog)

Nintendo Switch Lite (Imagem: Lucas Lima/Tecnoblog)

Mesmo sendo menos potente, já que ele não precisa trabalhar com imagens acima de 1280 x 720 pixels da resolução nativa de sua tela, o Switch Lite roda basicamente os mesmos jogos lançados para o modelo anterior.

Nintendo Switch continuará reinando em 2021

As vendas do Switch em 2020 foram tão boas, que analistas acreditam que a Nintendo ainda estará no primeiro lugar em 2021. “Apesar do lançamento dos consoles PlayStation 5 e Xbox Series, será o Nintendo Switch que acabará vendendo a maior parte das unidades de hardware em 2021”, comenta Mat Piscatella, analista na NPD.

“Darei um passo adiante e sugiro que isso seja adicionado por esforços promocionais e de conteúdo, e não pelo lançamento de um novo modelo”, completa.

“Todos que esperam o Switch perdendo a força em 2021 ficarão desapontados. O Switch será o console mais vendido neste ano, impulsionado por mais jogos exclusivos, uma atualização de hardware e o dispositivo que se desenvolveu em um produto de estilo de vida para o mercado durante 2020”, prevê Dr. Serkan Toto.

Atualmente o Nintendo Switch é o décimo segundo console mais vendido, com aproximadamente 68 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento. Acima dele estão todos os modelos do Nintendo 3DS, enquanto logo abaixo fica o Nintendinho – antecessor do SNES.

Com informações: GamesIndustry.biz e Slashgear.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Pra mim a Nintendo não vai mais lançar gerações de consoles, apenas atualizações. O Switch é o perfeito resultado de portabilidade e console de mesa.

Não faz sentido pra ela lançar algo diferente disso.

@ksio89

Poderia ser 2160p 4K no modo docked e 1080p no portátil, porque 720p em pleno 2021 não dá, qualquer smartphone meia boca tem tela com resolução e qualidade muito melhores que a do Switch.

Bruno Zanutto (@Bruno_Zanutto)

“Analista”. Bah.

Nintendo não precisa de console 4K.
PS4 Pro e XBOX One X já faziam 4K (do jeito deles) e a Nintendo lançou o Switch com máximo de 1080p docked. E os jogos deles são lindos em 1080p (ou 720p) mesmo.

Não precisa usar a mesma régua da Sony e MS que disputam onde as pessoas vão jogar Call of Duty e Assassin’s Creed. Se você quer Mario e Animal Crossing, vai comprar o Switch e jogar em 720p felizão no modo handheld.

O Switch não existe porque a nintendo precisava de um console mais poderoso, mas porque tinha recursos novos pra aproveitar.

Daniel Neves (@danielneves)

Bem da verdade é que o Switch vai ser o videogame mais vendido nesse ano mesmo sem essa versão. Mas eu acho uma boa ter uma versão revisada.

André (@andre00)

Nintendo nunca focou nas tecnologias mais modernas e duvido muito que comecem agora.
Desde o GameBoy os consoles da Nintendo têm hardware ultrapassado se comparados com a concorrência.

Um portátil rodando em 1440p/1080p seria até interessante, mas 4k acho difícil.

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

O 4k já é considerado ultrapassado se considerar que começamos a entrar na era do 8k.

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Eles tinham o console mais poderoso na 5ª geração e o segundo mais poderoso na 6ª geração, nem por isso venderam bem. Depois do sucesso que tiveram com o Wii, com hardware mega defasado em relação à concorrência, mas que trouxe um conceito (para época) inédito, dificilmente veremos hardware de ponta em um futuro console da Nintendo, vão continuar focando em hardware mediano mas com algum diferencial…

Eu (@Keaton)

Sim, mas dependendo da atualização pode ferrar a compatibilidade com os mais antigos. hahaha

Alguns jogos até funcionam em 720p. Claro que tendo 1080p ou 4k seria melhor, mas Mario Maker por exemplo funciona bem. hahaha

Brasil ainda nem tá transmitindo 100% em 4k e tu já quer 8k… 4K só será realidade para mim quando os monitores com furação VESA ou stand ajustável ficarem num preço acessivel. Sério. Prefiro a ergonomia que a resolução. hahaha

Jogos da Nintendo já são um senhor diferencial pra muita gente… hahaha

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Não temos transmissão em 1080p, mas não significa que TVs e monitores 4k já não* estejam num valor que pessoas normais possam pagar.

@ksio89

Não usar tecnologias modernas é verdade, mas hardware ultrapassado, nem sempre, isso foi do Wii para cá.

O Nintendo 64 era mais forte que o PS1 e o Saturn, mas infelizmente a teimosia da empresa em usar cartucho o fez perder a disputa com o console da Sony. E o Game Cube era mais fraco que o Xbox mas mais potente que o PS2, mas ficou em terceiro lugar, muito em conta por não usar mídia em DVD como os concorrentes.

Eu (@Keaton)

Se tu quer base fixa ou apenas com regulagem de altura, já tá custando 1500… Eu AINDA acho caro. Agora, se eu quero um monitor 4k 144Hz com VESA ou stand ajustável tanto em altura quanto orientação… ai passa dos 2500. Ainda mais caro. hahaha

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Eu não tenho interesse por monitor (já que sequer tenho PC), mas usar TV no PC não é adequado.

Então esse é o preço que se tem que pagar mesmo.

Eu (@Keaton)

Quem está falando de TV? Eu to falando de monitor. hahaha

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Você entende que usei apenas como um complemento, certo?

Se remover o complemento, a frase fica sem sentido.

Eu (@Keaton)

Sim, sim. Eu que ainda não tevo ter acordado 100%…

Mas no caso, TV 4k 144Hz com furação VESA não vem com um suporte desse tipo e vai requerer um suporte mais parrudo que o F80N… hahaha a TV mais barata que eu achei com essas especificações tava mais de 4500. hahaha (4899 se não me engano, faz uns dias)