Samsung anuncia TVs Neo QLED 8K e 4K com controle remoto solar

Samsung QN900A 8K e QN90A 4K têm iluminação Mini LED para imagens mais precisas e trazem controle remoto sem pilhas

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 4 meses
TV Samsung Neo QLED (Imagem: Divulgação/Samsung)
TV Samsung Neo QLED (Imagem: Divulgação/Samsung)

A Samsung anunciou nesta quarta-feira (6) sua linha de TVs para 2021. Os modelos QN900A e QN90A serão os mais completos com resoluções 8K e 4K, respectivamente. Eles fazem parte da família Neo QLED, equipada com um novo backlight em Mini LED para alcançar maior brilho e contraste, melhorando o aspecto dos conteúdos com HDR. As TVs serão mais finas e virão acompanhadas de um novo controle remoto solar.

O Neo QLED é basicamente o QLED que a Samsung já tinha, mas com um backlight mais preciso. Para entender a tecnologia, é preciso saber que TVs baseadas em painéis LCD precisam de LEDs de iluminação espalhados na traseira para exibir as imagens. Normalmente, quanto mais LEDs, melhor é o contraste da tela, já que o branco tende a ficar mais brilhante e o preto pode se tornar mais escuro. Além disso, como há um controle mais preciso da iluminação, menor é a possibilidade de vazamentos.

O Mini LED tem 1/40 do tamanho dos LEDs usados anteriormente pela marca, o que permite a inclusão de “muito mais LEDs” no mesmo espaço. A empresa não costuma divulgar o número de LEDs em seus modelos. Sabemos que as TVs QLED mais caras da Samsung tinham algumas centenas de LEDs; a LG, que também lançará modelos com Mini LED, batizados de QNED, afirma que terá TVs com até 30 mil LEDs.

TV Samsung Neo QLED (Imagem: Divulgação/Samsung)
TV Samsung Neo QLED (Imagem: Divulgação/Samsung)

O processador de imagem também melhorou: o Neo Quantum Processor usa “até 16 modelos de rede neural diferentes, cada um treinado em upscaling de IA e tecnologia de deep learning”. Em outras palavras, vídeos que não sejam transmitidos nativamente em resolução 4K ou 8K devem ter um aspecto melhor que nas TVs de gerações passadas.

Controle remoto solar, novo design e acessibilidade

A Samsung é mais uma empresa a adotar o discurso da sustentabilidade (mas calma, o cabo de energia ainda virá incluso na caixa). A mudança mais visível está no controle remoto, que será alimentado por energia solar; você poderá carregá-lo com luz natural, luz artificial ou então por USB. “Isso ajudará a evitar o desperdício de 99 milhões de pilhas AAA projetadas ao longo de sete anos”, diz a empresa.

Controle remoto solar da Samsung Neo QLED (Imagem: Divulgação/Samsung)
Controle remoto solar da Samsung Neo QLED (Imagem: Divulgação/Samsung)

O controle remoto usa 24% de conteúdo reciclado, sendo uma parte de garrafas reutilizadas. Além disso, a embalagem das TVs reduz o uso de tinta à base de óleo e terá um design sustentável, que poderá se transformar em uma casinha de gato ou uma pequena estante, por exemplo. A empresa já havia adotado esse tipo de caixa em TVs da linha Lifestyle e pretende levar a novidade para “a maioria da linha 2021 Neo QLED”.

No caso da QN900A, o design foi renovado para reduzir ainda mais as bordas. Além disso, a caixinha externa que centraliza as conexões da TV foi batizada de Slim One Connect: ela está mais compacta que o modelo anterior e pode ser conectada à parte traseira do televisor. A Samsung também promete um som integrado melhor, com uma tecnologia que segue o movimento dos objetos na tela (Som em Movimento Pro) e outra que analisa o ambiente para emitir um som personalizado (SpaceFit Sound).

TV Samsung Neo QLED (Imagem: Divulgação/Samsung)
TV Samsung Neo QLED (Imagem: Divulgação/Samsung)

O Guia de Voz, recurso que oferece orientação de áudio para pessoas cegas e com baixa visão, será ampliado até 2022; essa função já está disponível em português do Brasil nas TVs mais recentes da marca. A fabricante também se compromete a expandir recursos de acessibilidade, como zoom em linguagem de sinais e imagens em alto contraste, para quem tem deficiência visual ou auditiva.

De acordo com a Samsung, o lançamento das novas TVs no Brasil deverá acontecer no segundo trimestre de 2021. Modelos QLED sem iluminação Mini LED, que não serão chamados de Neo QLED, continuarão sendo vendidas pela marca.

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados