Samsung promete lançar primeiras TVs MicroLED no Brasil em 2021

TVs MicroLED da Samsung são uma resposta ao OLED, com pixels que emitem luz própria e têm maior durabilidade

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
TV Samsung MicroLED (Imagem: Divulgação/Samsung)
TV Samsung MicroLED (Imagem: Divulgação/Samsung)

O MicroLED, próxima grande tecnologia que promete juntar o melhor do LCD e do OLED, finalmente começará a se tornar realidade para consumidores finais. A Samsung revelou nesta quarta-feira (6) que lançará TVs com tamanhos “convencionais”, menores que 99 polegadas, para serem utilizados em ambientes domésticos. Pela primeira vez, a empresa também confirma que a novidade chegará ao mercado brasileiro.

O anúncio foi realizado junto com as TVs Neo QLED, que continuam com um painel LCD, como as antigas QLED, mas trazem um novo backlight de Mini LED para exibir imagens com maior brilho e contraste. O MicroLED, por sua vez, é uma tecnologia completamente nova, com pixels que emitem luz própria, o que permite exibir os pretos perfeitos do OLED. A vantagem do MicroLED é a durabilidade maior que a do OLED e a menor suscetibilidade ao efeito burn-in.

MicroLED só existia em TVs gigantes de até 292 polegadas

Até então, o MicroLED só estava disponível em TVs vendidas sob encomenda para nichos. A Samsung The Wall Luxury, por exemplo, podia ser adquirida por empresas em tamanhos de 146 polegadas (4K), 219 polegadas (6K) e 292 polegadas (8K). O modelo era voltado para “lojas de luxo”, “espaços comerciais sofisticados” e outros estabelecimentos do gênero.

Agora, a tecnologia está chegando em um “formato de TV tradicional”, segundo a empresa. Em dezembro, a Samsung anunciou um modelo com resolução 4K de 110 polegadas, com sistema de áudio integrado Majestic de 5.1 canais e promessa de vida útil de até 100 mil horas. Uma versão de 99 polegadas foi anunciada nesta quarta-feira (6), com promessa de “tamanhos menores até o final do ano”.

Em entrevista coletiva, o diretor de produto de TVs da Samsung Brasil, Erico Traldi, confirma que os televisores com tecnologia MicroLED serão lançados no mercado nacional em 2021. A empresa ainda estuda quais tamanhos estarão disponíveis no país e não divulga os preços. Mas não espere nenhuma pechincha.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados