Facebook muda design das páginas e remove total de curtidas

Reformulação de layout promovida pela Facebook exibirá total de seguidores em vez do número de curtidas nas páginas

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Novo design de páginas no Facebook (imagem: divulgação/Facebook)

Novo design de páginas no Facebook (imagem: divulgação/Facebook)

Nesta quarta-feira (6), o Facebook anunciou algumas mudanças que renovarão as páginas existentes na rede social. Começa pela layout, que receberá um design mais simples e intuitivo. Outra alteração está na exibição do total de curtidas, que será substituído pelo número de seguidores que a página tem.

De acordo com o Facebook, o novo layout dá mais destaque para a biografia da página e as publicações disponibilizadas ali. Além disso, o design renovado permitirá que o usuário alterne mais facilmente entre seu perfil pessoal e uma página.

Tem mais: as páginas exibirão um Feed de Notícias pela primeira vez. Com isso, ficará mais fácil para o administrador participar de conversas representando as páginas, bem como seguir tendências, interagir com colegas ou promover ações para aumentar o engajamento com seguidores.

Para tornar as conversas das páginas mais visíveis, elas serão exibidas no topo da área de comentários. O Feed de Notícias também poderá sugerir conexões com outras páginas ou grupos, por exemplo.

Mas a mudança mais impactante, provavelmente, é a remoção da informação sobre quantas curtidas a página tem. Em vez disso, o Facebook exibirá o total de seguidores.

Os seguidores podem ser informados sobre as atualizações na página, por isso, o Facebook acredita que priorizar esse tipo informação dará uma noção mais clara aos administradores sobre a base de fãs existente ali.

Novo design de páginas no Facebook (imagem: divulgação/Facebook)

Novo design de páginas no Facebook (imagem: divulgação/Facebook)

Note que essa alteração não afeta as publicações. Estas continuarão mostrando a contagem de curtidas e reações (como “amei”, “uau” e “triste”).

A reformulação inclui ainda:

  • Um novo formato de tópicos para perguntas e respostas que promete deixar as interações mais interessantes;
  • Novos recursos para administração da página, como a possibilidade de definir de forma mais clara as permissões de acesso de administrador;
  • Novos recursos de segurança e integridade.

Com relação a esse último aspecto, o Facebook destaca que aprimorou a “capacidade de detectar atividades que não são permitidas em nossa plataforma, incluindo discurso de ódio, conteúdo violento, sexual ou spam, e contas impostoras”. A rede social também irá dar mais visibilidade para o selo de verificação de páginas de figuras públicas, por exemplo.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados