Início » Aplicativos e Software » Windows 10 testa mostrar caixa de notícias na barra de tarefas

Windows 10 testa mostrar caixa de notícias na barra de tarefas

Caixa de notícias na barra de tarefas do Windows 10 também pode mostrar previsão do tempo e valor de ações, por exemplo

Emerson AlecrimPor

A Microsoft continua experimentando recursos para incrementar a experiência de uso do Windows 10. Nesta quarta-feira (6), a companhia anunciou para os usuários do programa Windows Insider uma caixa chamada Notícias e Interesses (em tradução livre) que exibirá recomendações de notícias na barra de tarefas do sistema operacional.

Notícias e previsão do tempo na barra de tarefas do Windows 10 (Imagem: Reprodução / Microsoft)

Notícias e previsão do tempo na barra de tarefas do Windows 10 (imagem: reprodução/Microsoft)

O recurso funciona de modo muito simples. Tudo o que o usuário precisa fazer é clicar no ícone correspondente ao lado do relógio do Windows, no canto direito inferior.

Na sequência, uma caixa será exibida com widgets para as últimas notícias, desempenho de ações na bolsa, informações sobre jogos esportivos e previsão do tempo, por exemplo.

Esses recursos não são necessariamente inéditos. É possível configurar o Menu Iniciar para exibir widgets com as mesmas funções. A maior diferença aqui é que a Microsoft está baseando o Notícias e Interesses em aprendizado de máquina para recomendar conteúdo condizente com o perfil do usuário.

O usuário pode contribuir para o treinamento desse sistema usando os botões para exibir mais ou menos conteúdos relacionados a uma notícia em destaque, bem como reagir às publicações sugeridas com emojis. Também é possível desativar as recomendações sobre determinados assuntos.

Caixa de notícias no Windows 10 (animação: reprodução/Microsoft)

Caixa de notícias no Windows 10 (animação: reprodução/Microsoft)

De modo geral, a Microsoft espera que o recurso ajude o usuário a se manter informado sobre os assuntos de seu interesse mais facilmente. Para tanto, a caixa poderá exibir notícias de mais de 4.500 fontes diferentes, incluindo veículos como BBC, The New York Times e The Verge.

Como o recurso ainda está em desenvolvimento, a Microsoft liberou a novidade apenas para insiders nesta fase inicial. É necessário ter a Build 21286 do Windows 10 para ter acesso a ela. Além disso, é preciso ter o Edge baseado no Chromium instalado no sistema operacional para a caixa funcionar.

Por ora, o Notícias e Interesses funciona apenas nos Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, Austrália e Índia.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Gasparotto (@TyrMenethil)

Eu amo a MS e sou Insider desde que o programa começou lá em 2014. Muita porcaria saiu e muita coisa boa ficou.
Isso é algo que eu chamo de porcaria e desnecessário.
Na moral, hoje eu tenho todas essas informações no meu celular e acabo vendo logo que acordo. Pra quê vou ter isso na barra do PC?
Não vejo como algo promissor.

Kadu (@kadu)

Microsoft, tudo o que eu preciso é que o meu Windows rode sem engasgar (o que já tem sido bem difícil de conseguir). Ficar enchendo de penduricalhos que ficam rodando em segundo plano não vai ajudar nisso.

@bkdwt

Focar em coisas necessárias que é bom…

Senhor ranz (@Duko)

concordo o Microsoft só pensa em coisas que não queremos e ainda põe esse lixo quem quer isso? na boa dá isso ter monopólio de Microsoft na área de sistema operacional.

olha que isso está rolando…infelizmente o Microsoft adora cagar em win 10, deveria ter foco para trabalho e jogos e olha que acontece colocando isso baita sacanagem veí.

@doorspaulo

Dando uma de advogado do diabo aqui, mas eu não tenho nenhum problema de travamento com o Windows, seja no note, no HTPC, no PC gamer de casa, ou no desk do trabalho, que vão desde um i3 2100, até um R5 1600.

Destes, só o HTPC roda Windows pirata e, mesmo assim, fica ligado praticamente 24/7, sem travamentos.

Btw, sobre o recurso da matéria, totalmente desnecessário, parece coisa de site fuleiro.

🤷‍♀️ (@xavier)

Mesma situação do @doorspaulo, faz um bom tempo que não experimento um travamento do Windows, sequer me lembro quando foi. Os últimos foram causados por hardware defeituoso, então não faz sentido culpar o SO.