Windows 10 testa mostrar caixa de notícias na barra de tarefas

Caixa de notícias na barra de tarefas do Windows 10 também pode mostrar previsão do tempo e valor de ações, por exemplo

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Notícias e Interesses (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Notícias e previsão do tempo na barra de tarefas do Windows 10 (imagem: reprodução/Microsoft)

A Microsoft continua experimentando recursos para incrementar a experiência de uso do Windows 10. Nesta quarta-feira (6), a companhia anunciou para os usuários do programa Windows Insider uma caixa chamada Notícias e Interesses (em tradução livre) que exibirá recomendações de notícias na barra de tarefas do sistema operacional.

O recurso funciona de modo muito simples. Tudo o que o usuário precisa fazer é clicar no ícone correspondente ao lado do relógio do Windows, no canto direito inferior.

Na sequência, uma caixa será exibida com widgets para as últimas notícias, desempenho de ações na bolsa, informações sobre jogos esportivos e previsão do tempo, por exemplo.

Esses recursos não são necessariamente inéditos. É possível configurar o Menu Iniciar para exibir widgets com as mesmas funções. A maior diferença aqui é que a Microsoft está baseando o Notícias e Interesses em aprendizado de máquina para recomendar conteúdo condizente com o perfil do usuário.

O usuário pode contribuir para o treinamento desse sistema usando os botões para exibir mais ou menos conteúdos relacionados a uma notícia em destaque, bem como reagir às publicações sugeridas com emojis. Também é possível desativar as recomendações sobre determinados assuntos.

Caixa de notícias no Windows 10 (animação: reprodução/Microsoft)

Caixa de notícias no Windows 10 (animação: reprodução/Microsoft)

De modo geral, a Microsoft espera que o recurso ajude o usuário a se manter informado sobre os assuntos de seu interesse mais facilmente. Para tanto, a caixa poderá exibir notícias de mais de 4.500 fontes diferentes, incluindo veículos como BBC, The New York Times e The Verge.

Como o recurso ainda está em desenvolvimento, a Microsoft liberou a novidade apenas para insiders nesta fase inicial. É necessário ter a Build 21286 do Windows 10 para ter acesso a ela. Além disso, é preciso ter o Edge baseado no Chromium instalado no sistema operacional para a caixa funcionar.

Por ora, o Notícias e Interesses funciona apenas nos Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, Austrália e Índia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados