Início » Aplicativos e Software » AirMusic permite usar Apple AirPlay com celulares Android

AirMusic permite usar Apple AirPlay com celulares Android

AirMusic trabalha com mais protocolos além do AirPlay, como o Google Cast, Sonos Wireless HiFi, Roku Streaming Player e DLNA

André Fogaça Por

Um aplicativo para Android é capaz de tornar o sistema operacional móvel do Google compatível com o AirPlay da Apple. A solução passa longe de ser oficial, exige um smartphone ou tablet com root desde que o aparelho não esteja rodando ao menos o Android 10.

AirMusic no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

AirMusic no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O AirPlay é uma tecnologia da Apple para enviar áudio ou vídeo para outros aparelhos, recentemente aberta para diversas fabricantes de TV como Sony, Samsung e LG, junto de marcas que criam falantes conectados como é o caso da JBL, Sonos, Bose, Pioneer e Yamaha.

Enquanto no destinatário o leque de opções engloba diversas empresas para receber os dados, no remetente o usuário precisa de um iPhone, iPad, iPod Touch ou Mac compatíveis. Bem, ao menos um aplicativo para Android tenta resolver este dilema e consegue entregar a conexão da Apple partindo de um aparelho rodando Android 10 ou superior – ou então um gadget com root, para versões anteriores do sistema.

A limitação do Android 10 acontece justamente por um recurso que o Google adicionou nesta versão de seu sistema operacional móvel. Ele permite a captura de áudio por outro aplicativo aberto em segundo plano, problema prontamente resolvido em smartphones que passaram pelo root – processo nada amigável e que envolve riscos, mas é a única solução para quem está em um Android mais antigo.

AirMusic oferece muito mais que apenas o AirPlay

O desenvolvedor do AirMusic garante que seu aplicativo pode ser utilizado com diversos protocolos de comunicação existentes no mercado. A lista inclui:

  • Apple AirPlay;
  • DLNA;
  • Sonos Wireless HiFi;
  • Roku Streaming Player;
  • Google Cast (utilizado pelo Chromecast e Google Assistente);
  • Qualcomm AllPlay;
  • Amazon Fire TV;
  • Denon HEOS;
  • Apps como Kodi, Volumio, Shairport e etc.

No caso de dispositivos com tela e compatíveis com AirPlay 2 ou Google Cast, como alguns aparelhos de TV, o AirMusic consegue enviar o áudio até mesmo com informações sobre a canção e a capa do álbum.

Todo o controle de reprodução e volume pode ser feito pela tela inicial do aplicativo, separando cada um dos destinatários com ícones correspondentes para a tecnologia utilizada. Atalhos em forma de widgets também podem ser inseridos na tela inicial do tablet ou smartphone Android, entregando uma caixa de som preferida em acesso mais rápido.

JBL Link Music e Portable (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

JBL Link Music e Portable são compatíveis com o Apple AirPlay (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Se o aparelho utilizado para enviar o som é um Android 10, sem root, apenas a música de aplicativos compatíveis com estas tecnologias pode ser enviada. Atualmente a maioria dos serviços de streaming permite este tipo de conexão, como é o caso do Spotify, Deezer, YouTube Music e TuneIn.

Com o root aplicado, todo o som produzido por qualquer aplicativo ou jogo pode ser transmitido para as caixas de som, ou aparelhos de TV selecionados. O AirMusic pode ser baixado em versão de testes, com reprodução de até 10 minutos. Após este tempo um barulho é adicionado para qualquer canção e ele pode ser removido com a compra do aplicativo.

O pagamento é de R$ 13,99 e ele é exigido para utilizar o AirMusic com smartphones rodando Android 10 ou superior e que não vão passar pelo root.

Com informações: Android Police e 9to5Google.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando