Microsoft tentou comprar Nintendo e Square há 20 anos

Microsoft tentou comprar a Nintendo há 20 anos, mas recebeu risadas em resposta; ex-executivo lembra outra aquisição

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Microsoft tentou comprar Nintendo há 20 anos (Imagem: Reprodução/Felipe Vinha)
Microsoft tentou comprar Nintendo há 20 anos (Imagem: Reprodução/Felipe Vinha)

Aparentemente a Microsoft tentou comprar Nintendo e Square Enix há 20 anos – mas não conseguiu. A novidade vem de uma série documental com entrevistas do Bloomberg, que comemora a história da linha Xbox, nascida em novembro de 2001.

Kevin Bachus, ex-diretor de relações externas e um dos fundadores da linha Xbox, conta a história, citando Steve Ballmer, que na época era diretor do Xbox na Microsoft:

“Steve nos fez marcar uma reunião com a Nintendo para saber se eles considerariam uma venda para nós. Eles só riram da nossa cara. Tipo, imagina uma hora com alguém só rindo de você. Esse foi o tipo de reunião que tivemos”.

A Nintendo também foi procurada pelo Bloomberg para comentar, mas se recusou a dar qualquer detalhe sobre a reunião, por se tratar de um evento privado e confidencial.

Compra da Square

Sobre a Square Enix, Bob McBreen, diretor de desenvolvimento, conta o seguinte:

“Tínhamos uma carta de intenção para comprar a Square. Era início de novembro de 1999 e fomos ao Japão. Tivemos um jantar com o CEO deles e Steve Ballmer. No dia seguinte, estávamos em uma reunião e eles disseram ‘nosso financeiro gostaria de dar uma declaração’. E, basicamente, o financeiro disse: ‘a Square não pode prosseguir com o acordo pois o preço é muito baixo’. Juntamos nossas coisas e fomos pra casa, este foi o fim da negociação”.

Vale lembrar que, na época, a Square Enix era apenas “Squaresoft” e não havia firmado parceria com sua principal concorrente, a Enix.

Curiosamente, hoje, a Microsoft tem comprado diversos estúdios nos últimos anos, com investimentos consideráveis. Em setembro de 2020 a empresa adquiriu a Bethesda, e todos os seus estúdios internos, por US$ 7,5 bilhões.

Com informações: Siliconera.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Canal Exclusivo

Relacionados