Início » Internet » Facebook e Instagram bloqueiam Trump por tempo indeterminado

Facebook e Instagram bloqueiam Trump por tempo indeterminado

Mark Zuckerberg diz que perfis de Donald Trump no Facebook e no Instagram ficarão bloqueados por pelo menos duas semanas

Felipe Ventura Por

As contas de Donald Trump no Facebook e no Instagram ficarão bloqueadas por pelo menos duas semanas, até que Joe Biden seja empossado no dia 20 de janeiro, anunciou o CEO Mark Zuckerberg nesta quinta-feira (7). O Twitter, por sua vez, pode restabelecer acesso ao perfil do presidente dos EUA ainda hoje.

Donald Trump (Imagem: Gage Skidmore/Flickr)

Donald Trump (Imagem: Gage Skidmore/Flickr)

Trump bloqueado no FB e Instagram

Zuckerberg comenta sobre a invasão de apoiadores de Trump ao Capitólio, onde ficam os deputados federais e senadores; ontem, os legisladores estavam confirmando o voto do colégio eleitoral que deu vitória a Biden.

“Os eventos chocantes das últimas 24 horas demonstram claramente que o presidente Donald Trump pretende usar seu tempo restante no cargo para minar a transição pacífica e legal de poder para seu sucessor eleito”, afirma o CEO do Facebook.

As contas de Trump ficarão bloqueadas porque, para Zuckerberg, “a prioridade para todo o país agora deve ser garantir que os 13 dias restantes e os dias após a posse decorram pacificamente e de acordo com as normas democráticas estabelecidas”.

O CEO afirma que o bloqueio é por tempo indeterminado. “Acreditamos que os riscos de permitir que o presidente continue a usar nossos serviços durante este período são simplesmente grandes demais”, ele argumenta.

Ontem, Facebook e Instagram removeram um vídeo em que Trump apoia, em vez de condenar, o ataque ao Capitólio. Ele diz que os invasores são “muito especiais” e alega falsamente que ganhou a eleição presidencial.

Não é a primeira vez que posts de Trump são apagados ou sinalizados. Então por que a conta ainda não foi removida? “Fizemos isso porque acreditamos que o público tem direito ao mais amplo acesso possível ao discurso político, mesmo se for polêmico”, diz Zuckerberg. “Mas o contexto atual agora é fundamentalmente diferente, envolvendo o uso de nossa plataforma para incitar uma insurreição violenta contra um governo eleito de forma democrática.”

Twitter pode restaurar conta de Trump

Este foi um dos tweets removidos da conta de Trump (Imagem: Reprodução/Twitter)

Este foi um dos tweets removidos da conta de Trump (Imagem: Reprodução/Twitter)

O Twitter também apagou o vídeo de Trump e impôs um bloqueio de 12 horas. No entanto, a conta do presidente deve voltar ao ar depois desse prazo, segundo a empresa diz ao TechCrunch.

Ontem, o Twitter exigiu que a conta de Trump apagasse três tweets: além do vídeo, havia declarações com fake news sobre fraudes na eleição de 2020 – um dos posts sugeria que ações terroristas em Washington seriam justificadas por causa disso.

É importante notar que o Twitter não exclui os tweets diretamente: em vez disso, a empresa oculta as mensagens e obriga o usuário a removê-las; caso contrário, a conta não pode ser usada de novo.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
15 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@doorspaulo

Apesar de não gostar do Laranjo, acho muito preocupante o poder que essas empresas tem.

🤷‍♀️ (@xavier)

As redes sociais não são dos usuários. Estes, concordam com os termos de uso, e lá fala que não é permitido usá-las pra promover violência, drogas, blá blá blá.

Igor (@igor_meloil)

Só silencia se vc violar os termos de uso e estiver cadastrado nelas, como é o caso do trump

@doorspaulo

Convenhamos, isso não é a realidade.
Shadowban rola solto para quem é contrário a esse monopólio internético.

Eu (@Keaton)

O que me impressiona mais é o fato que eles permitiram o palhaço laranja ficar espalhando desinformação, fazendo hate speech e incitando violencia por todo esse periodo…

Passada as eleições, esse individuo vai continuar com o butthurt e continuar fazendo esse tipo de coisa… até ser ban permanente…

Alfafa Buster (@alfafabuster)

É preocupante… Não importa se você gosta ou não do Trump.

O cara fala “Vai pra casa em paz. Fomos roubados mas tudo bem, deixa quieto, não é com violência que vamos ganhar alguma coisa. Nós somos a Lei e a ordem.”.

O Twitter entende isso como incitação a violência… Mas na verdade é exatamente o contrário. O cara está literalmente apaziguando e pedindo calma.

Cada vez mais claro que essas plataformas, antes de tudo, são ferramentas de ativismo político. As regras não são simétricas, uns podem falar o que quiser enquanto outros são censurados.

Eu (@Keaton)

O que o Trump disse foi ligeiramente diferente…

image1190×660 173 KB
A tradução é a seguinte:

Essas são as coisas e eventos que acontecem quando uma vitória eleitoral sagrada e esmagadora é tão sem cerimônia e cruelmente retirada de grandes patriotas que foram mal e injustamente tratados por tanto tempo. Vá para casa com amor e paz. Lembre-se deste dia para sempre!

É ligeiramente diferente do que tu postou. Da forma como está escrito, ele deixa implicito(quase explicito) que ele venceu e que sua vitória foi roubada dele. O que nunca aconteceu. Ele perdeu de lavada e fica dando uma de sore loser.

Mas se tivesse sido a primeira vez que o trump aprontava uma dessas, sério… até passava. Mas foram 4 anos fazendo coisas do genero. Basta, né? hahaha

Edit: tem mais um tweet que eu não consegui achar pois era uma imagem.

🤷‍♀️ (@xavier)

Ah sim, claro, porque o Trump é o novo Jesus Cristo, que sempre pregou a benevolência e mansuetude.

Ele falou “tiraram a reeleição da gente, mas vamos ficar em casa”, sendo que no dia 01/01 o mesmo já tinha convocado os fanáticos seguidores:
The BIG Protest Rally in Washington, D.C., will take place at 11.00 A.M. on January 6th

² (@centauro)

O problema, acho eu, é mais a expressão em si.
“Liberdade de expressão” passa a ideia de que é a liberdade para falar o que quiser, quando quiser, onde quiser. Isso não é verdade.
Nos EUA, por exemplo, que é o país em questão do debate, libedade de expressão não significa o direito de incitar ações que podem causar danos a terceiros.
Tem outros itens também, mas esse item específico já pode ser usado pra barrar um monte de mensagen online.

Pra mais detalhes pro caso dos EUA:

² (@centauro)

Falar que “liberdade de expressão” significa a liberdade de falar o que quiser, quando quiser, onde quiser só porque o termo em questão utiliza a palavra “liberdade” transforma, pra mim, o debate num debate semântico. E por isso que eu acho que o problema é a expressão em si.
Um outro exemplo, você tem o “direito” de ir e vir ou a “liberdade” de ir e vir dentro do Brasil? Mesmo que a expressão usada seja “liberdade” de ir e vir, você não tem cobertura legal para ir pra qualquer lugar do país quando quiser ou como quiser. Existem limites pra isso.

No outro tópico que foi trancado eu fiz uma rápida exposição sobre os limites da liberdade de expressão.

E como eu escrevi nesse comentário do link, você até pode falar o que quiser, aonde quiser, quando quiser, mas vai sofrer consequências também, tipo ser banido de rede social, ou até ser preso.

Mas o questionamento sobre até onde vão os poderes das plataformas e as consequências disso são válidas, como o trovalds fala no outro tópico e que eu concordo.

Eu (@Keaton)

Sim, não rola mesmo. hahaha

Dizer isso é super diferente de dizer “aqui na minha igreja não haverá casamento gay”. Sem a explicação, soa … ilegal.
Mas com a explicação, tu tem o apoio dos direitos humanos. Se não me falha a memória, no começo da decada passada eles criaram uma regra/lei que desobriga igrejas a casarem quem está fora de seus costumes ou coisa do genero.

Tecnicamente falando… esse todo mundo faz. Tinha um nome para isso mas agora não me vem à cabeça.

Pelo que lembro, bandido é todo individuo que pratica atividade criminosa. Invasão de propriedade privada é enquadrado no 161 do CP.
Muitos lá são pessoal trabalhador que só de um lugar pra plantar e viver, mas tem muita gente lá que está apenas pela politicagem e pra vender as terras. No primeiro caso, a palavra bandido pode ser considerada um tanto pesada. No segundo é o termo correto.

Ambos são discurso de ódio. Se a midia condena apenas um, está fazendo errado.

Uh… isso é chamado bom senso… coisa que andava faltando no palhaço laranja que passou os ultimos 5 anos fazendo e falando bobagem. Ai quando teve sua conta suspensa, foi na @POTUS para falar MAIS bobagem. O Twitter foi bomzinho e só deletaram os ultimos tweets do POTUS… mas como o Trump estava determinado a ser banido de vez… foi na @TeamTrump e mandou alguns “anuncios” tentando evadir do ban… o que levou a essa conta ser banida também.

E não, não houve censura.