Início » Jogos » Twitch explica por que removeu emote clássico de PogChamp

Twitch explica por que removeu emote clássico de PogChamp

Twitch remove emote PogChamp após streamer se envolver com incitações à violência nos EUA, durante protestos no Congresso

Felipe Vinha Por

O emote “PogChamp”, um dos mais clássicos do Twitch, foi removido da plataforma nesta quarta (6). No Twitter, a plataforma explicou o motivo para a remoção: comentários feitos por Ryan “Gootecks” Gutierrez, que é o homem que aparece no emote, sobre as manifestações que ocorreram nos EUA.

O emote PogChamp foi removido do Twitch (Imagem: Reprodução/Twitch)

O emote PogChamp foi removido do Twitch (Imagem: Reprodução/Twitch)

Quem é PogChamp?

Ryan Gutierrez é um conhecido nome da comunidade de jogos de luta, tendo participado de diversos torneios oficiais de Street Fighter – e também uma das grandes personalidades do Twitch desde muito tempo.

Gootecks publicou em seu Twitter comentários em apoio a uma apoiadora de Donald Trump e ao movimento “MAGA” (Make America Great Again), que teria sido morta durante o confronto na invasão ao congresso norte-americano.

Na mensagem, Gootecks trata a mulher como mártir e cobra atitudes das pessoas que estavam no local, informando ainda que um vídeo seria publicado em breve.

Tweet de Gootecks (Imagem: Reprodução/Twitter)

Tweet de Gootecks (Imagem: Reprodução/Twitter)

A manifestação foi condenada por diversos órgãos da imprensa e sociedade, considerada uma atitude terrorista e antidemocrática, pois visava questionar a legitimidade do sistema eleitoral norte-americano e a eleição de Joe Biden, que sucederá Donald Trump.

Não é a primeira vez que Gootecks se envolve em questões polêmicas: o Kotaku já havia publicado uma matéria, em maio de 2020, informando que ele era um dos streamers, entre outros, que publicavam teorias da conspiração em seu canal.

O Polygon relata que muitas personalidades do Twitch comentaram que baniriam o uso do PogChamp em seus canais, por Gootecks ter incitado mais violência em prol de uma causa questionável.

Além de ter suspendido o emote por completo, o Twitch informou ainda que está desenvolvendo um substituto para ser usado.

Com informações: Polygon.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Krilat (@Krilat)

Ou seja, George Floyd e os protestos do BLM em washington, tão danosos quanto, são liberdade de expressão, e homenagear uma mulher que morreu numa manifestação igual da outra mas diz que as votações por correio foram fraudadas é incitação ao ódio e violência

Krilat (@Krilat)

Você só confirmou tudo o que disse…

Falei mal de protestos dos dois lados e expus essa dualiade, mas mesmo assim, me tornei racista, apoiador de Bolsonaro e Trump, sem educação e conspiracionista.

Liberdade de expressão só é valida para o que você acredita que é correto né? Hahahah

Minha posição, semi-deus da moralidade, é que se é válido pra um é válido pra outro, ou que nenhuma delas é correta mas vossa senhoria não precisa saber disso, pois é muito justo só em responder um relés mortal que está na escuridão, como eu

Tori Niwikari (@Tori)

Dei uma olhada no material em vídeo sobre o falecimento brusco dessa mulher e… Então.
Existia uma barricada para proteger os deputados da selvageria dos manifestantes.
Um segurança estava com uma arma apontada para quem pulasse a janela.
Ela sabia disso, e mesmo assim pulou.
Provavelmente achava que era o Superman.

Não tem muito o que homenagear uma Neandertal que sabia que a arma poderia a balear se ela pulasse a janela.

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

O cara deu RT em um video do InfoWars… Assim nao tem como defender