Início » Jogos » Twitch explica por que removeu emote clássico de PogChamp

Twitch explica por que removeu emote clássico de PogChamp

Twitch remove emote PogChamp após streamer se envolver com incitações à violência nos EUA, durante protestos no Congresso

Felipe VinhaPor

O emote “PogChamp”, um dos mais clássicos do Twitch, foi removido da plataforma nesta quarta (6). No Twitter, a plataforma explicou o motivo para a remoção: comentários feitos por Ryan “Gootecks” Gutierrez, que é o homem que aparece no emote, sobre as manifestações que ocorreram nos EUA.

O emote PogChamp foi removido do Twitch (Imagem: Reprodução/Twitch)

O emote PogChamp foi removido do Twitch (Imagem: Reprodução/Twitch)

Quem é PogChamp?

Ryan Gutierrez é um conhecido nome da comunidade de jogos de luta, tendo participado de diversos torneios oficiais de Street Fighter – e também uma das grandes personalidades do Twitch desde muito tempo.

Gootecks publicou em seu Twitter comentários em apoio a uma apoiadora de Donald Trump e ao movimento “MAGA” (Make America Great Again), que teria sido morta durante o confronto na invasão ao congresso norte-americano.

Na mensagem, Gootecks trata a mulher como mártir e cobra atitudes das pessoas que estavam no local, informando ainda que um vídeo seria publicado em breve.

Tweet de Gootecks (Imagem: Reprodução/Twitter)

Tweet de Gootecks (Imagem: Reprodução/Twitter)

A manifestação foi condenada por diversos órgãos da imprensa e sociedade, considerada uma atitude terrorista e antidemocrática, pois visava questionar a legitimidade do sistema eleitoral norte-americano e a eleição de Joe Biden, que sucederá Donald Trump.

Não é a primeira vez que Gootecks se envolve em questões polêmicas: o Kotaku já havia publicado uma matéria, em maio de 2020, informando que ele era um dos streamers, entre outros, que publicavam teorias da conspiração em seu canal.

O Polygon relata que muitas personalidades do Twitch comentaram que baniriam o uso do PogChamp em seus canais, por Gootecks ter incitado mais violência em prol de uma causa questionável.

Além de ter suspendido o emote por completo, o Twitch informou ainda que está desenvolvendo um substituto para ser usado.

Com informações: Polygon.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Krilat (@Krilat)

Ou seja, George Floyd e os protestos do BLM em washington, tão danosos quanto, são liberdade de expressão, e homenagear uma mulher que morreu numa manifestação igual da outra mas diz que as votações por correio foram fraudadas é incitação ao ódio e violência

Senhor ranz (@Duko)

é danoso invadir para tentar golpear o congresso americano, vc é racista passador de pano sujo, infelizmente vc é troll…a liberdade de expressão tem limite sim, se trate rapaz…vc precisa de ajuda para aprender deixar de ser racista, louco seguidor dos políticos idiotas, senhor troll.

eu espero e desejo que um dia a educação te ajude melhorar como pessoa, que deixe seguir os apoiadores de trump e bolsonaro e é triste ver vc que está decaindo se estragando por causa de teorias dos conspirações e o racismo em vc…é lamentável só realmente desejo que vc cresça como ser humano em vez de se estragar agindo como um animal selvagem seguindo os loucos com seus teorias dos conspirações juntamente com seu racismo que é danoso mesmo.

Krilat (@Krilat)

Você só confirmou tudo o que disse…

Falei mal de protestos dos dois lados e expus essa dualiade, mas mesmo assim, me tornei racista, apoiador de Bolsonaro e Trump, sem educação e conspiracionista.

Liberdade de expressão só é valida para o que você acredita que é correto né? Hahahah

Minha posição, semi-deus da moralidade, é que se é válido pra um é válido pra outro, ou que nenhuma delas é correta mas vossa senhoria não precisa saber disso, pois é muito justo só em responder um relés mortal que está na escuridão, como eu

@doorspaulo

Tori Niwikari (@Tori)

Dei uma olhada no material em vídeo sobre o falecimento brusco dessa mulher e… Então.
Existia uma barricada para proteger os deputados da selvageria dos manifestantes.
Um segurança estava com uma arma apontada para quem pulasse a janela.
Ela sabia disso, e mesmo assim pulou.
Provavelmente achava que era o Superman.

Não tem muito o que homenagear uma Neandertal que sabia que a arma poderia a balear se ela pulasse a janela.

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

O cara deu RT em um video do InfoWars… Assim nao tem como defender

Senhor ranz (@Duko)

só é válida que não passe dos limites e que não cause caos…ou seja que não amece a vida dos outros e si mesmo, que não cause danos ao democracia

Falei mal de protestos dos dois lados e expus essa dualiade, mas mesmo assim, me tornei racista, apoiador de Bolsonaro e Trump, sem educação e conspiracionista.

protesto de blm é para defender os diretos e dignidade, respeito para pessoas negras que sofrem todo dia com racismo, é fácil falar mal do protesto de blm já que vc é branco, mas cara é horrivel cara vc não sabe que pessoas negras passam todo dia no eua que sofrem com racistas lá.

protesto dos trumpistas e trump não são válidos pq defendem ataque ao pessoas negras e defendem supremacia branca superior contra pessoas negras, ainda invadiram por não aceitarem a eleição sendo maus perdedores!!

Sérgio (@trovalds)

Krilat (@Krilat)

Krilat (@Krilat)

Pular a janela? Era uma porta de vidro, e o cara atirou, da até pra escutar o vidro quebrando

@FastSloth87

Tenho certeza que 80% dos usuários da Twitch não faziam idéia de quem era, agora ele provavelmente vai ganhar UMA CARALHADA de seguidores novos, parabéns aos envolvidos.

Tori Niwikari (@Tori)

Tudo bem que eu não concordo muito com o lado ruim do BLM, no qual há destruição de propriedades, saques e roubos.
Mas a parte boa do movimento, onde é apenas pessoas seguindo uma avenida e gritando em protesto é uma boa coisa.

Não sei como, mesmo sabendo que a humanidade está evoluindo ao ponto de viajar aos cosmos, ainda tem discussões violentas com pigmentação de cor de pele.