Lenovo IdeaPad 5 Pro traz processador AMD Ryzen e Alexa

A presença da Alexa dentro do Lenovo IdeaPad 5 Pro transforma o notebook em uma espécie de Amazon Echo Show com tela grande

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Lenovo IdeaPad 5 Pro com Alexa Imagem: divulgação/Lenovo)

Lenovo IdeaPad 5 Pro com Alexa Imagem: divulgação/Lenovo)

A Lenovo aproveitou seu espaço virtual na CES deste ano, que só começa na próxima segunda-feira (11), para anunciar novos notebooks da linha IdeaPad, com destaque para o IdeaPad 5 Pro que oferece processador AMD Ryzen e Alexa embarcada para comandos de voz sem a necessidade de qualquer botão específico.

Ao todo são três variantes do mesmo notebook, com funções e preços bastante distintos. O primeiro deles é o Lenovo IdeaPad 5G, que é a resposta da fabricante chinesa para um mercado quase abandonado de computadores portáteis com processadores Qualcomm Snapdragon.

Como seu nome sugere, ele tem conexão 5G, mas que pode ser trocada por 4G quando o usuário está em algum local sem a geração mais recente para redes de dados móveis. A tela é de 14 polegadas, com resolução Full HD e em formato tradicional de notebook. Como vem sendo propagandeado pela Qualcomm, a bateria deste portátil promete durar muito tempo longe da tomada. O número oficial da Lenovo é de 20 horas seguidas de uso, o que deve ser traduzido em quase três dias de trabalho durante oito horas.

Lenovo IdeaPad 5G Imagem: divulgação/Lenovo)

Lenovo IdeaPad 5G Imagem: divulgação/Lenovo)

A conexão 5G é controlada por um SIM card em bandeja específica para ele, permitindo interação com redes Sub-6 e Wi-Fi 5 quando disponíveis nos arredores. O chip responsável por tudo isso, junto de todo restante do notebook é o Snapdragon 8cx, com 8 GB de RAM e SSD M.2 em PCIe que pode oferecer 256 GB ou 512 GB para o usuário, com Windows 10 Pro ou Home.

Lenovo IdeaPad 5G com SIM card Imagem: divulgação/Lenovo)

Lenovo IdeaPad 5G com SIM card Imagem: divulgação/Lenovo)

IdeaPad 5 Pro usa Alexa como no Echo Show

Já o Lenovo IdeaPad 5 Pro, junto de seu quase clone 5i Pro, oferece um detalhe pouco comum em notebooks: a Alexa presente em mais partes do PC. A tecnologia é chamada de Shadow Mode e ela transforma o notebook em uma espécie de Echo Show com 14 ou 16 polegadas. As funções são exatamente as mesmas do dispositivo da Amazon com tela, o que significa que é possível pedir uma música pelo Amazon Music ou outros serviços de streaming compatíveis, perguntar a previsão do tempo e saber as notícias sem sequer tocar no display.

Lenovo IdeaPad 5i Pro (Imagem: divulgação/Lenovo)

Lenovo IdeaPad 5i Pro (Imagem: divulgação/Lenovo)

Indo para o lado mais tradicional de um notebook, nada chama atenção por aqui. Os dois modelos são basicamente idênticos neste aspecto, mudando o tamanho da tela que pode ser de 14 ou 16 polegadas, junto do processador que fica entre um AMD Ryzen da série 5000 ou Intel Core i7 de décima primeira geração, com GPU dedicada que é a GeForce MX450 para os dois lados, mas no modelo de 16 polegadas um upgrade na hora da compra entrega uma representante da recente linha RTX 3000 – a Lenovo não especifica qual.

Lenovo IdeaPad 5i Pro (Imagem: divulgação/Lenovo)

Lenovo IdeaPad 5i Pro (Imagem: divulgação/Lenovo)

A RAM pode ser configurada até 32 GB em DDR4 e a memória interna consegue guardar 256 GB, 512 GB ou 1 TB de dados em um SSD M.2 em PCIe.

Em todos os modelos a proporção da tela está configurada para 16:10 e as bordas do display são bem pequenas mesmo, enquanto a resolução da tela consegue exibir entre 2,5K e 2,8K, com taxa de atualização de 90 Hz, mas que chega até 120 Hz para o IdeaPad 5 Pro de 16 polegadas.

Quando e quanto?

O Lenovo IdeaPad 5G chega ao mercado internacional em algum momento deste ano, deixando de lado os Estados Unidos por enquanto. O preço também não foi revelado pela fabricante chinesa. Já o IdeaPad 5 Pro com 16 polegadas e processador AMD Ryzen, junto de GPU RTX da série 3000, pode ser comprado por valores que começam em US$ 1.149,99 e as vendas começam em maio deste ano.

A versão de 14 polegadas e GPU mais simples do IdeaPad 5 Pro será lançada em março de 2021 na Europa, Oriente Médio e África, com valores começando em 799 euros.

O IdeaPad 5i Pro de 16 polegadas chega aos mesmos mercados, no mesmo mês deste ano e custando a partir de 899 euros. Sua variante de 14 polegadas também tem março como data para aparecer nas lojas dos mesmos países, custando a partir de 699 euros.

Com informações: Lenovo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados