Início » Aplicativos e Software » 10 dicas para aproveitar melhor o WhatsApp Web

10 dicas para aproveitar melhor o WhatsApp Web

Conheça 10 dicas para aproveitar melhor o WhatsApp Web; essa versão tem alguns recursos "escondidos" que são bem úteis

Wagner PedroPor

O WhatsApp Web tem funções “escondidas” que facilitam o uso do mensageiro no PC. Recursos como a busca rápida de emojis e os atalhos de teclado podem ser úteis para quem usa essa versão diariamente. Abaixo, vou te mostrar 10 dicas para aproveitar melhor o WhatsApp Web, listando alguns truques interessantes.

Recursos "escondidos" no WhatsApp Web facilitam o uso da plataforma (Imagem: Moran/Unsplash)

Recursos “escondidos” no WhatsApp Web facilitam o uso da plataforma (Imagem: Moran/Unsplash)

1. Busca rápida de emojis

O WhatsApp Web tem um recurso de busca preciso, mas pouco conhecido, que auxilia os usuários na hora de encontrar os emojis. Para usá-lo, basta entrar em uma conversa e digitar no chat “:termo relacionado ao emoji” (sem aspas).

Por exemplo, se você digitar “:família”, todos os emojis com esse assunto serão exibidos rapidamente — também é possível navegar entre eles usando as setas do teclado e a tecla “Enter” para selecionar uma opção.

2. Usar duas contas

Um dos atrativos do WhatsApp Web é que ele permite usar duas contas ao mesmo tempo, algo muito útil para quem tem dois números e precisa se comunicar constantemente com outras pessoas.

Para fazer isso, basta abrir o navegador e acessar web.whatsapp.com com a primeira conta. Depois, abra uma janela no modo anônimo, entre no mesmo site e inicie a sessão com a segunda conta.

3. Ajustar as notificações

Por padrão, o WhatsApp Web sempre exibe as notificações de uma conversa. Isso não é algo ruim, mas dependendo do fluxo de mensagens, esses alertas podem incomodar bastante. Felizmente, é possível desativar qualquer tipo de notificação.

O processo é bem simples: entre no WhatsApp Web, clique nos três pontinhos no canto esquerdo e depois em “Configurações”. Agora, basta clicar em “Notificações” e desativar todas as opções para deixar de receber os alertas.

4. Ver uma conversa passando o mouse

No WhatsApp Web, é possível ler uma mensagem sem notificar a outra pessoa que ela foi vista. Não é preciso desabilitar a confirmação de leitura, já que na versão para PC você pode simplesmente passar o mouse em cima da conversa para que a última mensagem enviada seja mostrada, eliminando a necessidade de entrar no chat.

5. Arrastar arquivos para anexar

Quando uma pessoa usa o WhatsApp Web, normalmente ela está trabalhando, estudando ou fazendo alguma tarefa importante. Nessas situações, talvez seja preciso enviar arquivos para outros contatos. Para facilitar o processo, o mensageiro permite arrastá-los e soltá-los diretamente na conversa.

6. Formatação de texto

Assim como na versão para celular, a formatação de texto também está disponível no WhatsApp Web. Para deixar uma palavra em negrito, coloque ela entre dois asteriscos (**). Já para itálico, basta usar o underline (_), enquanto que para textos riscados se aplica o til (~). Por fim, para fonte mono-espaçada, use três acentos graves (`).

7. Converter emoticons em emojis

O WhatsApp Web também consegue converter um emoticon em emoji. Para isso, basta digitá-lo normalmente no chat da conversa desejada.

Por exemplo, se você digitar “:-D”, o mensageiro vai mudar automaticamente para 😃. Várias opções podem ser usadas, como “:-)”, “:-(“, “:-P” e “<3”.

8. Criar atalho na área de trabalho

Para quem usa o WhatsApp Web diariamente, uma boa dica é criar um atalho na área de trabalho do PC para agilizar o login na plataforma.

Esse processo pode ser feito em qualquer navegador. No Google Chrome, abra o site oficial do mensageiro, clique nos três pontinhos no canto superior direito e depois em “Mais ferramentas”. Feito isso, clique na opção “Criar atalho”.

9. Atalhos de teclado

Alguns atalhos de teclado podem tornam a navegação mais ágil. Infelizmente, eles não funcionam na versão Web, apenas no aplicativo do WhatsApp para Windows e macOS.

Abrir uma nova conversa, criar um grupo e alternar entre os chats, por exemplo, são opções oferecidas pela plataforma. Veja abaixo a lista completa:

  • Ctrl/Command + N: iniciar uma nova conversa;
  • Ctrl/Command + Shift + N: criar um grupo;
  • Ctrl/Command + Shift + /: alternar entre as conversas;
  • Ctrl/Command + E: arquivar uma conversa;
  • Ctrl/Command + Shift + M: silenciar uma conversa;
  • Ctrl/Command + Shift + U: marcar uma conversa como não lida;
  • Ctrl/Command + Backspace/Delete: apagar uma conversa;
  • Ctrl/Command + P: abrir seu perfil.

10. Navegar pela tecla Tab

Ainda em teclado, o WhatsApp Web também oferece suporte a navegação pela tecla Tab. O primeiro toque seleciona a área de busca; o segundo, a conversa mais recente; o terceiro, o botão de emojis e, o último, a área de digitação.

Pronto, agora você já conhece 10 dicas para aproveitar melhor o WhatsApp Web.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação