Início » Jogos » Como jogar MotoGP 20 [Guia para iniciantes]

Como jogar MotoGP 20 [Guia para iniciantes]

Campeão em 2 rodas; saiba como jogar MotoGP 20 e entenda todas as configurações necessárias para iniciar sua carreira

Leandro Kovacs Por

Todo o Valentino Rossi tem seu início. Veja abaixo, como jogar MotoGP 20 e saiba como é possível ter de uma simples diversão até um simulador realista de motociclismo esportivo em suas mãos. Reviva a emoção de corridas e pilotos históricos, disputas eletrizantes online ou experimente sua escalada até o topo no modo carreira.

MotoGP 20 é o atual game da franquia (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

MotoGP 20 é o atual game da franquia (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Apesar das dificuldades em controlar uma motocicleta de competições, o jogo oferece ajustes adaptativos para o nível da experiência que o jogador procura.

1.O que é MotoGP 20

O game é o simulador oficial do campeonato mundial de MotoGP (antiga motovelocidade). Produzido pela Milestone, o jogo traz toda a diversão e simulação presentes nos diversos títulos da série. A versão está disponível em: PS4, Xbox One, PC (Windows), Nintendo Switch e no Google Stadia.

O destaque no gameplay é a variação de dificuldade no controle da moto e o modo histórico, onde é possível adquirir pilotos que foram sucessos no passado da competição.

2.Modos de Jogo

No menu inicial, ficamos diante de todos os modos de jogo do game. Podem ser modos rápidos, para pequenas diversões ou adaptação dos comandos, customização, carreira e outros. Absolutamente, todas as opções trazem marcas do realismo que é a chave do sucesso da franquia.

  • Modos rápidos: nesse modo está a corrida de exibição, com um fim de semana completo e o campeonato individual;
  • Modo carreira: aqui é o desafio maior para um aspirante a campeão, gerencie todos os aspectos da sua carreira, contratando agentes que buscam vagas em equipes de ponta, até o engenheiro chefe e o cronometrista que ajudam a desenvolver sua moto;
  • Multijogador: Aqui o jogador pode desafiar adversários online para disputas acirradas, com muitos toques e adrenalina;
  • Modo histórico: com desafios específicos, o piloto acumula pontos que servem pra comprar corredores históricos em suas equipes marcantes ao longo do tempo.

    MotoGP 20 traz modos de jogos locais e online (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

    MotoGP 20 traz modos de jogos locais e online (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

3.Exibição é o melhor aquecimento de MotoGP 20

Para testar configurações de ajuda de pilotagem, entender os controles e aprender os limites da moto, não existe modo melhor do que a corrida de exibição. O modo com o fim de semana completo é perfeito para descobrir que treinos livres, em todas as pistas, são fundamentais para configurar o equipamento nas condições específicas do clima.

4.Customize tudo

Em MotoGP 20 tudo é customizável. Começando pelos modelos e cores das luvas, botas, joelheiras, do macacão e principalmente o capacete. O capacete é equipamento indispensável para qualquer piloto, seja qual for a categoria, mas marcas com designs diferentes trazem um charme especial.

São muitas opções de customização no game (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

São muitas opções de customização no game (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Na versão 2020 do game, o capacete tem maior destaque. A criação é bem livre, teste diversas cores, materiais e faça um capacete único, sua assinatura no meio competitivo.

A arte do capacete pode ser compartilhada online, recebendo “likes” e permitindo que outros jogadores possam fazer downloads dos modelos. Além de corridas contra o computador, como exibições e modo carreira, o capacete é a sua marca nas corridas online.

5.Teste as ajudas de pilotagem

A ajuda é uma forma de configurar a dificuldade que será encontrada no jogo. Quando falamos dos fins de semana de exibição, é justamente com o objetivo de acertar os detalhes das ajudas de pilotagem. Uma boa configuração pode ser a diferença entre horas de diversão ou momentos de estresse.

  • Controle de freio: aqui é possível evitar derrapagens e quedas. Deixar semi-automático, totalmente manual, ou sob controle do computador (freio automático) serão cruciais para definir o seu nível de experiência e dificuldade buscado;
  • Simulação da física: mantendo no assistido, será mais fácil fazer curvas sem ter quedas, com a física totalmente real até os ângulos de inclinação da moto na entrada das curvas afetará seu desempenho;
  • Freios conjuntos: em qualquer moto é possível usar somente o freio dianteiro ou traseiro. A opção de freios conjuntos em MotoGP 20 mantém a estabilidade ao entrar nas curvas. Derrapagens controladas são um aspecto mais avançado de pilotagem;
  • Transmissão: manual ou automática, tenha certeza que depois de tantos detalhes para pilotar, mudar as marchas da moto pode ser difícil;
  • Assistente de trajetória: no início é muito útil, até entender como funcionam os circuitos são de grande ajuda.

    A ajuda de pilotagem é uma configuração para adaptar ao nível de pilotagem e desafio nas corridas (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

    A ajuda de pilotagem é uma configuração para adaptar ao nível de pilotagem e desafio nas corridas (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

6.Treinos livres em MotoGP 20

Comentamos a importância para a exibição, mas os treinos livres em MotoGP 20 são fundamentais em todos os modos de jogo. É a forma que o piloto ajusta seu equipamento para a pista, trabalhando em cima das condições climáticas antes de cada prova.

As modificações de ajuste da moto podem ser feitas tanto manualmente como de forma assistida, com o engenheiro da equipe. O modo manual é mais avançado, por entender que até o nível de rigidez de uma suspensão dianteira, melhora o desempenho ou poderá desequilibrar todo o equipamento.

O engenheiro da equipe pode auxiliar no ajuste da moto (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

O engenheiro da equipe pode auxiliar no ajuste da moto (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

O modo de configuração assistida é melhor para os iniciantes, onde o jogador informa para o engenheiro sobre o comportamento da moto, fazendo ajustes e testando novamente até alcançar o melhor resultado.

7.Informações na tela

A quantidade de informações que aparecem na visão do piloto e da pista são boas para melhor pilotagem, além de pequenos ajustes eletrônicos que o piloto pode fazer enquanto está em cima da moto.

Ajustes dinâmicos podem ser feitos estando em cima da moto (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Ajustes dinâmicos podem ser feitos estando em cima da moto (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

O destaque está sobre o controle do nível de potência, pois andar com a moto na potência máxima em uma corrida, por exemplo, fará o combustível acabar antes do fim da prova, mesmo largando com o tanque cheio.

Ajustar essa configuração durante a corrida é a melhor forma de ponderar economia de pneus e combustível com desempenho máximo da máquina.

Essas são as dicas iniciais de como jogar MotoGP 20, lembrando que as opções e variações são grandes dentro do game. Boas corridas!

Com informações: MotoGP 20

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando