Nem iPhone nem Android: Symbian tem os anúncios mais clicados

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Acho que todos concordamos que atualmente a batalha entre plataformas móveis se dá entre o iPhone OS (iOS) criado pela Apple e o Android, sistema cuja liderança é do Google. De modo geral os demais concorrentes ficam de lado, mas é justamente nesses sistemas que os usuários estão mais propensos a abrir anúncios, de acordo com estatísticas da empresa de publicidade Smaato.

Como você pode ver no gráfico abaixo, referente ao mês de agosto/2010, o Symbian é a plataforma com usuários mais propensos a acessar anúncios comerciais. O dado é a partir do CTR (Clicktrough rate), cálculo do número de usuários que abriram uma publicidade dividido pelo número de vezes que o anúncio foi exibido. A liderança do Symbian só corrobora o fato de a Nokia continuar sendo a maior fabricante de celulares do mundo.

No segundo lugar estão os curiosos feature phones, aqueles aparelhos que não rodam um sistema de renome mas que aparentemente podem gerar bons lucros para desenvolvedores. Logo atrás temos Steve Jobs vendo o dinheirinho entrar no caixa por meio do iOS.

As três últimas colocadas são Windows Phone, da Microsoft; BlackBerry OS , da RIM; e – pasmém! – o Android. Isso significa que quem usa BlackBerry, algum aparelho com WP ou Android tem metade da propensão de abrir anúncios apresentada por donos de aparelhos com Symbian.

Acho que o Google não vai gostar de saber disso.

Com informações: Wired/Epicenter.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados