Sony Bravia XR tem modelos 4K e 8K com Google TV

A Sony mostrou 16 versões diferentes de 5 modelos, todos com Dolby Vision, HDMI 2.1 e Google TV como sistema operacional

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Novas TVs da linha Bravia XR (Imagem: divulgação/Sony)

Novas TVs da linha Bravia XR (Imagem: divulgação/Sony)

A Sony anunciou, nesta semana, o lançamento de sua linha 2021 para as TVs 4K e 8K Bravia XR, com nomes Z9J, A90J, A80J, X95J e X90J. Os novos produtos contam com telas LCD ou OLED, HDMI 2.1 para o PlayStation 5 e Xbox Series X, além de Google TV no lugar do Android TV presente em aparelhos lançados até 2020.

Ao todo são 16 opções de tamanhos físicos dentro da lista de novos modelos: o menor tem 50 e o maior tem 100 polegadas. Como quantidade de tela nem sempre é documento na hora de exibir conteúdo, a Sony focou seus lançamentos em dois pilares bem sólidos: novo sistema operacional e processador de imagens refinado, chamado de Cognitive Processor XR.

A promessa dele é de melhorar a análise da imagem, indo além do que é possível atualmente com inteligência artificial. O trabalho é feito ao dividir a tela em múltiplas zonas, permitindo que o processador tome nota de diversos aspectos ao mesmo tempo. A Sony não divulgou mais detalhes, mas garante que os dados coletados pelo Cognitive Processor XR não se limitam ao contraste e cor.

Novas TVs da Sony contam com Google TV e HDMI 2.1

Todos os 16 modelos anunciados contam com porta HDMI 2.1, necessária para conectar consoles da atual geração e gerar imagens em 4K com até 120 fps. A Sony também afirma que a conexão consegue trabalhar com taxa de atualização variável, retorno aprimorado de áudio e modo de baixa latência.

Sony Z9J (Imagem: divulgação/Sony)

Sony Z9J (Imagem: divulgação/Sony)

Já no sistema operacional, a empresa japonesa trocou o Android TV presente em modelos lançados até o ano passado e embarcou direto no Google TV. Ele foi anunciado pelo Google em setembro de 2020, e está presente no novo Chromecast e também em aparelhos de TV – como é o caso destes lançamentos da Sony.

Ele é basicamente o Android TV com outro nome e visual mais minimalista, menos bagunçado. As grandes novidades deste sistema incluem a união de diversos serviços de streaming para uma busca universal (até que enfim!) e um aplicativo dedicado para smartphones com o sistema operacional móvel do Google.

Sony A80J (Imagem: divulgação/Sony)

Sony A80J (Imagem: divulgação/Sony)

Por ter nascido de um sistema operacional já utilizado pelo mercado, o Google TV conta com muitos dos apps lançados para a plataforma anterior, ou para smartphones e tablets Android mesmo, já que a distribuição deles no televisor acontece pela Play Store. Isso inclui quase todos os serviços de streaming para áudio e vídeo, além de alguns games e apps.

Outro recurso não muito comum é a presença de um sensor de luz em dois modelos (X90J e X85J) para entender como está o ambiente. O objetivo é ajustar o som e a imagem, indo até mesmo para temperatura de cor, de forma mais precisa. Este recurso pode ser uma mão extra para calibrar o Dolby Vision, que está disponível em todos os modelos.

Os tamanhos físicos de cada modelo ficam assim:

  • Z9J (8K): LCD de 85 e 75 polegadas
  • A90J (4K): OLED de 83, 65 e 55 polegadas
  • A80J (4K): OLED de 77, 65 e 55 polegadas
  • X95J (4K): LCD de 85, 75 e 65 polegadas
  • X90J (4K): LCD de 100, 75, 65, 55 e 50 polegadas

Todos os modelos receberam ajustes sugeridos pela Netflix para reprodução das imagens do serviço de streaming. Por outro lado, a Sony não divulgou preço e nem data de lançamento.

Com informações: Sony.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados