Início » Gadgets » Sony Bravia XR tem modelos 4K e 8K com Google TV

Sony Bravia XR tem modelos 4K e 8K com Google TV

A Sony mostrou 16 versões diferentes de 5 modelos, todos com Dolby Vision, HDMI 2.1 e Google TV como sistema operacional

André Fogaça Por

A Sony anunciou, nesta semana, o lançamento de sua linha 2021 para as TVs 4K e 8K Bravia XR, com nomes Z9J, A90J, A80J, X95J e X90J. Os novos produtos contam com telas LCD ou OLED, HDMI 2.1 para o PlayStation 5 e Xbox Series X, além de Google TV no lugar do Android TV presente em aparelhos lançados até 2020.

Novas TVs da linha Bravia XR (Imagem: divulgação/Sony)

Novas TVs da linha Bravia XR (Imagem: divulgação/Sony)

Ao todo são 16 opções de tamanhos físicos dentro da lista de novos modelos: o menor tem 50 e o maior tem 100 polegadas. Como quantidade de tela nem sempre é documento na hora de exibir conteúdo, a Sony focou seus lançamentos em dois pilares bem sólidos: novo sistema operacional e processador de imagens refinado, chamado de Cognitive Processor XR.

A promessa dele é de melhorar a análise da imagem, indo além do que é possível atualmente com inteligência artificial. O trabalho é feito ao dividir a tela em múltiplas zonas, permitindo que o processador tome nota de diversos aspectos ao mesmo tempo. A Sony não divulgou mais detalhes, mas garante que os dados coletados pelo Cognitive Processor XR não se limitam ao contraste e cor.

Novas TVs da Sony contam com Google TV e HDMI 2.1

Todos os 16 modelos anunciados contam com porta HDMI 2.1, necessária para conectar consoles da atual geração e gerar imagens em 4K com até 120 fps. A Sony também afirma que a conexão consegue trabalhar com taxa de atualização variável, retorno aprimorado de áudio e modo de baixa latência.

Sony Z9J (Imagem: divulgação/Sony)

Sony Z9J (Imagem: divulgação/Sony)

Já no sistema operacional, a empresa japonesa trocou o Android TV presente em modelos lançados até o ano passado e embarcou direto no Google TV. Ele foi anunciado pelo Google em setembro de 2020, e está presente no novo Chromecast e também em aparelhos de TV – como é o caso destes lançamentos da Sony.

Ele é basicamente o Android TV com outro nome e visual mais minimalista, menos bagunçado. As grandes novidades deste sistema incluem a união de diversos serviços de streaming para uma busca universal (até que enfim!) e um aplicativo dedicado para smartphones com o sistema operacional móvel do Google.

Sony A80J (Imagem: divulgação/Sony)

Sony A80J (Imagem: divulgação/Sony)

Por ter nascido de um sistema operacional já utilizado pelo mercado, o Google TV conta com muitos dos apps lançados para a plataforma anterior, ou para smartphones e tablets Android mesmo, já que a distribuição deles no televisor acontece pela Play Store. Isso inclui quase todos os serviços de streaming para áudio e vídeo, além de alguns games e apps.

Outro recurso não muito comum é a presença de um sensor de luz em dois modelos (X90J e X85J) para entender como está o ambiente. O objetivo é ajustar o som e a imagem, indo até mesmo para temperatura de cor, de forma mais precisa. Este recurso pode ser uma mão extra para calibrar o Dolby Vision, que está disponível em todos os modelos.

Os tamanhos físicos de cada modelo ficam assim:

  • Z9J (8K): LCD de 85 e 75 polegadas
  • A90J (4K): OLED de 83, 65 e 55 polegadas
  • A80J (4K): OLED de 77, 65 e 55 polegadas
  • X95J (4K): LCD de 85, 75 e 65 polegadas
  • X90J (4K): LCD de 100, 75, 65, 55 e 50 polegadas

Todos os modelos receberam ajustes sugeridos pela Netflix para reprodução das imagens do serviço de streaming. Por outro lado, a Sony não divulgou preço e nem data de lançamento.

Com informações: Sony.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando