Como enviar mensagens temporárias no Instagram e no Messenger

Saiba como mensagens temporárias no Instagram e no Facebook Messenger e também veja as regras do modo temporário

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano
Messenger em Vanish Mode (Imagem: Divulgação/Facebook)
Messenger e Instagram em Vanish Mode (Imagem: Divulgação/Facebook)

Após a integração, apps do Facebook recebem os mesmos (ou bem similares) updates que se complementam. Um deles é o envio de mensagens temporárias no Instagram e no Messenger — recurso também presente em outro app do grupo, o WhatsApp.

Esse envio de mensagens que se destroem e/ou desaparecem sozinhas se chama Vanish Mode (ou Modo Temporário, em português), que permite enviar mensagens que somem após a tela do bate-papo ser fechada no celular. Mas, há alguns limites nisso.

Nas palavras do Facebook:

Modo Temporário:

Escolha um modo em que as mensagens vistas desaparecem depois de serem visualizadas pelo destinatário ou quando você fecha o bate-papo no smartphone.

Mensagens temporárias [Instagram e Messenger]

O Vanish Mode vai aparecer em ambos os aplicativos como uma opção que você pode ativar e desativar nas configurações de cada janela de mensagem que iniciar ao abrir.

Como ativar o modo temporário [Vanish mode]

Você pode ativar e desativar o modo temporário deslizando para cima em um chat.

No Android e no iPhone:

  1. No bate-papo, deslize para cima para ativar;
  2. Toque em “Desativar modo temporário” ou deslize para cima para desativá-lo.

Ao fazer isso, esse modo de troca de mensagens permitirá o desaparecimento dessas mensagens e outras interações de bate-papo. Você ainda tem a opção de “Desativar modo temporário” na parte superior da janela de bate-papo ou deslizando novamente.

Atenção:

O modo temporário está disponível apenas para bate-papos entre duas pessoas.

O que eu posso enviar no modo temporário?

O modo temporário permite que as pessoas enviem mensagens de texto tradicionais, fotos, vídeos e outros conteúdos suportados no bate-papo. Conteúdos enviados no modo temporário desaparecem quando alguém sai do bate-papo ou desativa o vanish mode.

Você vai receber uma notificação se alguém enviar mensagens temporárias no Instagram ou no Messenger para você. Toque na notificação para entrar em um bate-papo com a pessoa usando o modo temporário. Você também receberá uma notificação se a pessoa lhe enviar uma nova mensagem fora do novo modo temporário.

Modo Temporário no Messenger (Imagem: Divulgação/Facebook)
Modo Temporário no Instagram e no Messenger (Imagem: Divulgação/Facebook)

O que eu não posso fazer no modo temporário?

  • Você não pode copiar, salvar ou encaminhar mensagens temporárias;
  • Contas com quem você nunca se conectou (ou seja, nunca trocou mensagens nos aplicativos) não podem enviar solicitações de mensagens no modo temporário;
  • Você não pode usar o modo temporário em grupos ou entre contas do Instagram e do Messenger. Funciona, apenas, se ambos estiverem no mesmo aplicativo;

O que mais eu preciso saber?

  • Só use o modo temporário no Instagram e no Messenger com pessoas em quem confia;
  • Ao fazer uma captura de tela ou uma gravação da tela no modo temporário antes que ela desapareça, você receberá uma notificação se isso acontecer;
  • Você ainda pode tirar uma foto das mensagens temporárias com uma câmera (externa ao celular) ou outro dispositivo antes que elas desapareçam do app.

Os recursos de mensagens temporárias no Instagram e no Facebook Messenger não se aplicam às versões desktop e não estão disponíveis em todos os países.

*No Brasil, o primeiro aplicativo a recebê-los foi o Instagram.

Com informações: Instagram e Facebook 1 e 2

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados