Início » Aplicativos e Software » Firefox segue Google Chrome e impede voltar com tecla Backspace

Firefox segue Google Chrome e impede voltar com tecla Backspace

O Firefox será um dos últimos navegadores sem o atalho de voltar para a página na tecla Backspace, mas é possível reativá-lo

André FogaçaPor

A Mozilla começou a impedir o uso da tecla Backspace como atalho para voltar a navegação, acessando a página anterior dentro de seu browser, o Firefox. A motivação é a mesma que levou o Google a tomar a mesma decisão: as pessoas podem utilizar o recurso sem querer e acabam perdendo dados de formulários.

Mozilla Firefox 84 (Imagem: reprodução)

Mozilla Firefox 84 (Imagem: reprodução)

A ideia parece confusa e nerd, não é? De fato é, mas este problema pode afetar praticamente qualquer pessoa que utiliza o navegador para momentos que vão além de ler o Tecnoblog. Imagine que você está preenchendo um formulário longo, com muitas perguntas precisando de respostas e, dentro de um campo de texto, você sem querer clicou fora dele, não viu isso acontecendo e apertou a tecla Backspace para corrigir o conteúdo digitado no local.

Acabou, o endereço voltou para a página visitada antes dele e todos os dados preenchidos foram perdidos. Você precisa escrever tudo mais uma vez e agora estará menos animado, menos feliz e certamente com raiva. É este problema que a Mozilla quer resolver com o fim deste atalho dentro do Firefox.

Desligar a função extra para o Backspace é algo que já aconteceu em outros navegadores do mercado, como é o caso do Google Chrome. No concorrente a função não pode ser utilizada por padrão desde o segundo semestre de 2014. O mesmo acontece no Microsoft Edge, Opera e até no Firefox que roda dentro de distribuições Linux – já que usar a tecla para voltar não é um recurso padrão do sistema.

Você deve ter lido o parágrafo anterior pensando que a Mozilla nunca se importou com um pressionar equivocado na tecla, mas ela vem pensando desde o mesmo ano que o Google Chrome resolveu desativar o atalho. Naquele momento a decisão foi de manter o recurso funcionando normalmente, para mudar tudo justo em 2021 – até que enfim!

Com a alteração, o navegador será entregue aos usuários com a tecla Backspace servindo apenas para apagar o conteúdo digitado, como faz em editores e em caixas de texto dos sites.

Se você quiser, o Firefox permitirá o uso do atalho no Backspace

Se por algum motivo você ainda precisar do Backspace do teclado levando para a página anterior, o recurso ainda poderá ser ativado novamente. O problema é que ele é tão pouco solicitado, que a reativação exige que o usuário entre na página de configuração do browser (em about:config) e procure por “browser.backspace_action”, trocando seu valor para “0”.

Um caminho menos nerd e que não exige tantos conhecimentos extras para o uso do Firefox está em outro atalho do teclado. Ele é feito com Shift + seta para esquerda (troque Shift por Cmd no macOS) e continuará disponível mesmo após a alteração do Backspace.

O fim do Backspace como forma de voltar para a página anterior no Firefox foi disponibilizado apenas na versão Nightly do navegador, que é onde novos recursos ou ferramentas aparecem para testes iniciais, antes mesmo do beta. É questão de tempo para a alteração subir até o browser disponível de forma estável e para todos os usuários.

Com informações: BleepingComputder.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rockman (@Flavio_Toledo)

Perai entendi errado da para voltar pagina anteior com backspace ??? Sempre usei CTRL+[ ou ALT+<

Igor (@Highwind)

Eu usava bastante o backspace quando o comando existia. Ainda fiquei batendo cabeça por um tempo e fazendo o comando antigo em vão. Mas claro que de uma forma geral é melhor como está mesmo.

Eu (@Keaton)

A motivação é a mesma que levou o Google a tomar a mesma decisão: as pessoas podem utilizar o recurso sem querer e acabam perdendo dados de formulários.

Nossa, essa desgraça atrapalhava um monte… ainda mais quando tu, sem querer, clicava fora do form e ia corrigir algo que estava no form. hahaha

² (@centauro)

Sempre achei uma droga ter o backspace como atalho pra retorno nos navegadores também.
Além de ter outros atalhos pra isso, depois que os mouses de 5 botões passaram a ser comuns, os atalhos no teclado se tornaram mais redundantes ainda (apesar de saber que tem gente que acha que mouse é lento e que fazer tudo pelo teclado é muito mais rápido).

Douglas Charles Cunha (@Genumano)

Por isso o Vivaldi dá show, o melhor navegador disparado.
Nele sempre foi possível programar os atalhos de teclados e ainda tem os atalhos de mouse também configuráveis. Eu mesmo só uso o do mouse, embora CTRL (ou ALT) + seta para esquerda funcionem perfeitamente também.

Eu (@Keaton)

Exceto que ele já me perdeu as configurações diversas vezes e eu quase desisti de usar ele. A solução foi resetar o perfil que corrompeu por qualquer motivo… >_>

Paulo Maciel (@pymaciel)

Tá aí um atalho que eu nunca soube sequer que existia, e com certeza já devo ter usado ele por acidente e perdido algum formulário.

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

Já aconteceu muito comigo antes da mudança no Chrome e é terrível. Nunca fui de usar Firefox, mas bom saber que está mudando também…

Tiago Faustino (@TiagoFaustino)

Sempre gostei do backspace como atalho para voltar. O Firefox é meu browser principal. No Chrome eu tenho até uma extensão para ter o backspace como atalho pra voltar. Nunca me atrapalhou nesses mais de 10 anos usando o Firefox.

https://tecnoblog.net/?post_type=post&p=404942