Início » Carro » Apple e Hyundai podem lançar carro autônomo “beta” em 2022

Apple e Hyundai podem lançar carro autônomo “beta” em 2022

Parceria entre Apple e Hyundai para carro elétrico autônomo pode ser fechada até março; produção começaria em 2024

Emerson AlecrimPor

Você andaria em um carro elétrico autônomo “beta” da Apple? Se os rumores estiverem certos, talvez alguns usuários terão essa oportunidade em 2022: há boas chances de que a parceria entre Apple e Hyundai para desenvolvimento de um veículo do tipo seja fechada em breve, o que levaria ao surgimento de uma unidade de teste já no próximo ano.

Símbolo da Hyundai em veículo da marca (imagem: Facebook/Hyundai)

Símbolo da Hyundai em veículo da marca (imagem: Facebook/Hyundai)

A Apple trabalha em um carro elétrico autônomo pelo menos desde 2014. Trata-se do Project Titan. Na semana passada, surgiu a informação de que a companhia estaria em negociação com a Hyundai para fazer o projeto avançar. Faz sentido: a Apple vai precisar de uma montadora para colocar o veículo em produção.

De fato, na semana passada, a Hyundai confirmou estar em negociação com a Apple, embora tenha deixado claro que nenhuma decisão havia sido tomada até então.

Aparentemente, as conversas estão avançando. No domingo (10), o jornal Korea IT News informou que um acordo entre Apple e Hyundai para o projeto do carro elétrico autônomo pode ser fechado até março. Com a parceria, o início da produção do veículo poderia começar em 2024.

Um detalhe curioso é que a reportagem foi editada após a publicação original para excluir alguns detalhes. Entre eles, observa a Reuters, está a afirmação que dizia que os carros poderão ser produzidos na fábrica da Kia Motors na Geórgia, Estados Unidos (a Kia faz parte do Hyundai Motor Group).

Outra informação removida dizia que, em vez do uso da fábrica da Kia, Apple e Hyundai poderiam investir juntas em uma fábrica nos Estados Unidos capaz de produzir 100 mil carros em 2024 e, posteriormente, alcançar produção anual de 400 mil veículos.

O jornal coreano também havia sinalizado que as duas companhias podem anunciar um carro autônomo “beta” já em 2022, o que não seria, necessariamente, uma grande surpresa: é essencial que veículos do tipo sejam testados em condições reais, ou seja, nas ruas; via de regra, quanto antes esses testes começarem, melhor.

Nenhuma das partes se pronunciou sobre o assunto até o momento.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando