HP anuncia notebook conversível Elite Folio com chip Snapdragon

A HP escolheu o Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 2 para o Elite Folio, que promete até 24,5 horas de vídeo 1080p em tela cheia

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
HP Elite Folio (Imagem: divulgação/HP)

HP Elite Folio (Imagem: divulgação/HP)

Abrindo seu espaço virtual na CES deste ano, a HP anunciou uma quantidade considerável de notebooks, monitores, mochilas e até mesmo um fone de ouvido completamente sem fios e com isolamento acústico, mas o que chama atenção é o Elite Folio. Ele tem tela de 13,5 polegadas e pega carona no mercado de chips ARM, escolhendo um SoC Snapdragon da Qualcomm para ser seu cérebro.

O portátil segue o caminho trilhado por outros produtos da marca que tentam tornar o notebook ainda mais portátil e com partes dobráveis – não a tela. O HP Elite Folio é um 2-em-1 com corpo em liga de magnésio e “couro vegano” no acabamento externo, que também é chamado de “couro sintético”. A fabricante afirma que a composição desta parte é completamente feita em composto polivinílico.

A tela é de 13,5 polegadas em proporção de 3:2, com resolução Full HD e que exibe o conteúdo gerado pelo recente chip Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 2. Ele é feito em arquitetura ARM e o notebook já vem equipado com modem 5G para conexões mais velozes, com latência baixíssima, mas que pode ser comprado em uma versão capaz apenas de utilizar as redes 4G atuais.

HP Elite Folio (Imagem: divulgação/HP)

HP Elite Folio (Imagem: divulgação/HP)

HP Elite Folio recarrega 90% de bateria em 90 minutos

O baixo consumo característico deste tipo de processador fez a HP prometer até 24,5 horas de reprodução de vídeo Full HD em tela cheia, com brilho marcado para 150 nits, caixas de som em 16% do volume máximo, arquivo rodando localmente e sem qualquer trabalho do modem, mesmo para o Wi-Fi ou Bluetooth. A fabricante não informa o tamanho da bateria, mas afirma que ela pode sair do 0% e ir até 90% em 90 minutos de tomada.

Falando nele, o áudio é reproduzido por quatro falantes assinados pela Bang & Olufsen, mas caixas de som tão pequenas raramente oferecem qualidade sonora de alto nível. Isso tende a não mudar apenas por ter o aval de uma marca focada em luxo para quem quer escutar música da melhor forma.

HP Elite Folio (Imagem: divulgação/HP)

HP Elite Folio (Imagem: divulgação/HP)

Acompanhando o processador fica a RAM com até 16 GB, junto de um SSD que pode ser configurado para armazenar 512 GB. Acima da tela está uma webcam de apenas 720p e que tem um mecanismo para tapar fisicamente o componente, assim você não precisa gastar suas fitas adesivas para isso.

O HP Elite Folio vem com uma caneta sensível ao toque e que pode ser guardada dentro do teclado, em formato que lembra vagamente a mesma solução encontrada pela Samsung para a S Pen em alguns Galaxy Tab mais recentes.

HP Elite Folio (Imagem: divulgação/HP)

HP Elite Folio (Imagem: divulgação/HP)

Quando e quanto?

A HP não divulgou nenhuma informação de preço, nem mesmo todas as opções de configuração do portátil. Somente sabemos que o produto chegará ao mercado internacional a partir de algum momento do mês que vem.

HP Elite Folio — ficha técnica

  • Processador: Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 2 rodando até 3,15 GHz;
  • RAM: até 16 GB LPDDR4x (sem possibilidade de expansão);
  • Tela: 13,5 polegadas, 1.920×1.080 pixels, sensível ao toque, Gorilla Glass 5;
  • Armazenamento: SSD M.2 NVMe de até 512 GB;
  • Conectividade: 5G ou 4G, Wi-Fi 6 802.11ax, Bluetooth 5.0, USB-C 3.2 (2), conexão para fones de ouvido, slot para Nano SIM e eSIM;
  • Sistema operacional: Windows 10 Pro;
  • Outros: webcam de 720p, suporte para caneta
  • Dimensões: 29,8 x 22,9 x 1,5 centímetros
  • Peso: a partir de 1,29 kg

Com informações: HP.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados