Como usar o GitHub? [Guia para Iniciantes]

Saiba o que é e como usar o GitHub, uma das principais plataformas de hospedagem e gerenciamento de código da internet

Diego Melo
Por
• Atualizado há 11 meses
Como usar o GitHub / Christopher Gower / Unsplash
GitHub une gerenciamento de projetos e rede social (Imagem: Cristopher Gower / Unsplash)

O GitHub é uma plataforma para hospedagem e controle de versão de código utilizando o sistema Git como base. Também serve como uma comunidade para programadores do mundo todo colaborarem em projetos pessoais e de código-aberto, além de contar com uma versão paga para empresas e profissionais. Conheça os principais comandos e como usar o GitHub em seus trabalhos.

Como usar o GitHub

O GitHub é gratuito, exigindo apenas um cadastro para utilizar todos os seus recursos. Os projetos são hospedados em “repositórios”, que podem ter acesso público ou privado. Desde a compra pela Microsoft, todos os usuários têm acesso ilimitado a repositórios particulares.

Todo o gerenciamento dos projetos, como criação de novos repositórios, é feito via comandos do sistema Git. Você também pode gerenciá-los pelo site, mas normalmente os processos são executados via linha de comando do seu computador ou servidor. Saiba mais sobre o Git e seus conceitos básicos no site oficial.

Para sincronizar o projeto do seu computador com o GitHub, é necessário ter o Git instalado na máquina. Veja como instalá-lo de acordo com o seu sistema operacional.

Como usar o GitHub / Luke Cheeser / Unsplash
Exemplo de repositório no GitHub (Imagem: Luke Cheeser / Unsplash)

Git ou GitHub?

Git e GitHub não são a mesma coisa. Git é o sistema de gerenciamento de versão gratuito e de código aberto criado por Linus Torvald, mesmo criador do Linux, em 2005. GitHub é a empresa que desenvolve soluções baseadas no Git, como a plataforma GitHub.com, que une o gerenciamento e hospedagem de código-fonte a funções de redes sociais, como feed, comunidades, fóruns, etc.

Como criar um repositório no GitHub

Depois de ter criado a conta na plataforma e instalado o Git na sua máquina, você já pode hospedar o seu primeiro projeto no GitHub.com. Para isso:

  1. Abra o terminal de comando do seu sistema operacional;
  2. Dentro da pasta do projeto, digite: git init
    O comando acima irá criar toda a estrutura básica do repositório;
  3. Para adicionar todos os arquivos alterados à fila de atualizações do repositório, execute o comando: git add .
  4. Antes de sincronizar as alterações, configure seu usuário do GitHub com os comandos:
    git config --global user.name "seu nome"
    git config --global "email no GitHub"
  5. Confirme as alterações com o comando: git commit -m "mensagem"
    no qual “mensagem” geralmente é um resumo das alterações.
  6. Adicione o remote, ou seja, o link para o servidor do seu projeto no GitHub:
    git remote add origin usuário no GitHub>/<nome do repositório>.git
  7. Por fim, envie as alterações com o comando:
    git push remote origin
  8. Se tudo deu certo, será exibido uma mensagem confirmando o envio. Você também pode checar na página do repositório do projeto no GitHub.com.

Existem vários outros recursos importantes para conhecer e utilizar no GitHub, como branchs, que são versões paralelas do seu código que facilitam a criação de novas funcionalidades ou correções de bugs sem prejudicar o código-fonte original, e pull requests, que são “chamados” à comunidade para correção ou implementação de novos recursos em projetos.

A versatilidade da plataforma também permite que ela seja utilizada de outras formas, como hospedagem de blogs e portfólios pessoais com o GitHub Pages, fóruns de discussão, páginas de divulgação de vagas, publicação de wikis e até de livros completos. Se você já é um profissional ou tem interesse pela área de tecnologia, saiba mais sobre como usar o GitHub lendo a documentação oficial.

Com informações: GitHub

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre GitHub na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Relacionados