Como recuperar mensagens apagadas do Messages do iPhone

Há como recuperar mensagens apagadas no Messages do iPhone pelo iCloud ou aplicativos de terceiros, mas só em alguns casos

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 11 meses
Mensagens do iPhone (Imagem: Brett Jordan/Unsplash)
Mensagens do iPhone (Imagem: Brett Jordan/Unsplash)

Diferente das fotos, não há uma lixeira reservada para as mensagens apagadas no iPhone, mas, dependendo do caso, tem como recuperar as conversas excluídas do Messages. A solução é usar o backup do iCloud ou aplicativos de terceiros para trazer de volta os itens desejados.

Sobre a recuperação via iCloud

Com essa opção, é preciso redefinir o iPhone a fim de restaurar o backup do iCloud para o ponto em que a mensagem ainda estava no celular. Porém, não servirá se a mensagem apagada foi recebida ou enviada após o backup ter sido feito, ou seja, todo conteúdo depois do backup não foi guardado na nuvem.

É válido lembrar ainda que, para restaurar um backup, todo o conteúdo do iPhone deverá ser apagado para depois ser recuperado. Ao fazer esse procedimento, todos os dados posteriores ao backup serão perdidos.

Para checar a data do backup do iCloud

  1. Acesse os Ajustes do iOS;
  2. Toque em seu nome;
  3. Selecione “iCloud”;
  4. Role até “Backups do iCloud” e toque na opção;
  5. Aguarde o carregamento e cheque a informação “Último backup bem-sucedido…”.

Como recuperar as mensagens do iPhone com o Backup

Se a mensagem está dentro do período do backup — se ela foi apagada no período após o backup —, será necessário continuar com a redefinição do iPhone para restaurar o backup. Isso é feito em:

  1. Acesse os Ajustes do iOS;
  2. Toque em “Geral”;
  3. Escolha “Redefinir”;
  4. Selecione “Apagar Conteúdo e Ajustes”.
Opção para redefinir iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)
Opção para redefinir iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)

Ao continuar e confirmar, o iPhone apagará o conteúdo que está salvo no telefone e iniciará o processo para configuração do telefone, como se estivesse novo. Nesse momento, o usuário será perguntado se deseja restaurar um backup do iCloud, escolha essa opção.

Ao terminar de configurar o iPhone a partir do backup do iCloud, todas as mensagens apagadas depois do backup estarão de volta no aparelho.

Métodos alternativos para recuperar mensagens

Backup do iTunes/Finder também é útil neste caso. Contudo, é menos provável que esteja mais atualizado que o do iCloud, que é feito automaticamente em segundo plano.

Outra alternativa, é usar aplicativos de terceiros, para recuperar o conteúdo perdido. A maioria costuma ser paga e não há garantias que o conteúdo será recuperado. Alguns deles oferecem uma versão gratuita para verificar os dados — se a mensagem estiver ali, provavelmente terá que pagar para recuperá-la.

A exemplos, tem o Tenorshare UltData, PhoneRescue (com período de avaliação), Wondershare Dr. Fone, Enigma Recovery (com teste gratuito para verificar o conteúdo perdido) ou EaseUS Mobi Saver.

Pagar por um software de recuperação vai depender da necessidade em reaver as mensagens apagadas do Message do iPhone. A única maneira que não exige um software de terceiro é pelo arquivo de backup, do iCloud ou iTunes.

Com informações: MacWorld.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iCloud na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados