Início » Aplicativos e Software » Celulares Samsung Galaxy antigos viram dispositivos de casa conectada

Celulares Samsung Galaxy antigos viram dispositivos de casa conectada

A reutilização de celulares antigos faz parte de um programa da Samsung que pretende diminuir a quantidade de lixo eletrônico

André FogaçaPor

A Samsung aproveitou seu espaço virtual na CES deste ano para apresentar um programa chamado Galaxy Upcycling at Home, que visa transformar celulares Galaxy antigos em dispositivos para ajudar no trabalho de casa conectada. Com ele, aparelhos já sem uso podem funcionar até mesmo como babá eletrônica.

Galaxy Upcycling at Home (Imagem: divulgação/Samsung)

Galaxy Upcycling at Home (Imagem: divulgação/Samsung)

Os smartphones já são dispositivos recheados de sensores que podem ajudar na composição de gadgets para tornar a casa mais inteligente e conectada. Foi pensando nisso que a Samsung criou o Galaxy Upcycling at Home para celulares mais antigos e que certamente estão jogados em alguma gaveta – supondo que você não venda um aparelho usado para comprar outro novo, claro.

A ideia funciona assim: uma atualização de software opcional é enviada ao smartphone para transformar o Galaxy em outro produto, ou dar uma função específica para ele. A Samsung ofereceu dois exemplos durante sua apresentação no vídeo abaixo, sendo que o primeiro coloca um celular como babá eletrônica. O programa utiliza o microfone do aparelho para identificar quando o bebê começa a chorar, para então este gadget enviar um alerta para o quarto onde o casal dorme.

O segundo utiliza o sensor de luminosidade que existe em praticamente qualquer smartphone vendido pela empresa coreana nos últimos anos. Com o celular preso na parede, o componente detecta que está escuro e assim liga as luzes automaticamente. Neste mesmo momento, uma notificação é enviada ao dono do gadget com uma descrição do que aconteceu.

Como em ambos os casos a Samsung utilizou celulares já antigos, o vídeo sempre mostra que o adaptador de tomada precisa estar presente – poderia ser um bom motivo para não removê-lo, não é?

Samsung quer evitar celulares no lixo

O Galaxy Upcycling at Home pretende diminuir a quantidade de lixo eletrônico que é produzido no mundo. Ele também funciona como uma forma da empresa garantir que o consumidor que escolheu a marca no passado continuará com ela nos próximos modelos que for comprar.

Eu mesmo já utilizei, por muito tempo, um celular Android muito antigo como câmera de segurança, colocando o aparelho plugado o tempo todo na tomada e rodando um aplicativo chamado Alfred. A ideia por aqui foi mista, começou como forma de manter o olho na garagem e depois foi transformado para acompanhar o que o Boris (meu Dachshund) fazia sozinho, enquanto eu estava na rua.

Ter uma função semelhante e oficial é mais interessante do que depender de soluções de terceiros, já que ela pode funcionar mais alinhada com a atual situação do gadget.

A Samsung não deu nenhum detalhe do programa, como quais smartphones podem receber a atualização e quais funções eles podem ter – para além dos dois exemplos. Também não sabemos quando o Galaxy Upcycling at Home será oficialmente iniciado.

Com informações: Samsung.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Insfran (@felipous)

Achei genial!

Sérgio (@trovalds)

Taí, gostei.

Agora o que eles podiam fazer também é permitir o funcionamento sem a bateria (pra modelos que ainda tenham bateria removível). E com algumas bases de carregamento que se acha pra comprar nos “China” da vida fica bastante interessante a ideia.

Pena que os meus “celulares na gaveta” estão com a tela estourada (e nenhum deles é Samsung). Mas ainda assim acredito que não seja uma ideia difícil de implementar já que é basicamente tirar o core da parte da comunicação em si (telefone) e manter praticamente todo o resto.

Ou viajando: você transforma seu iPhone em um iPod touch. Quase tudo é igual exceto pela parte da telefonia.

brad (@brad)

Enquanto umas aí dizendo que para ajudar o meio ambiente vai deixar de vender aparelho com carregador, a Samsung aparece ensinando como fazer de verdade .

Parabéns Samsung, isso sim é algo sensacional.

Fredson N Sousa (@fnsousa)

Veremos no dia 14, pq os rumores são de que a Samsung tbm vai tirar o carregador da embalem da seria S21.

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Achei interessante, mas a linha de tempo é menor, até 2017.

Isso aí foi desnecessário, era melhor ter só removido e poupado o mundo desse greenwashing. Ou era só ter concentrado nas iniciativas que tem impacto reais, como a reciclagem de alumínio usado no processo de produção do iPhone, que da origem a carcaça do Apple Watch, MacBooks …

As iniciativas de trade-in onde iPhones passam por um desmonte completo, reaproveitam partes que dão origem a novas (Taptic Engine feita com elementos de terras raras 100% reciclados) outras tem o devido descarte. O impacto da remoção do carregador existe, mas é na logística, onde mais iPhones podem ir no mesmo container, levando mais em menos viagens, minimizando custos.

Se fosse pra subir em cima de um telhado pra falar de carregador, deveria ser pra anunciar um programa de trade-in para eles, aí o ganho ambiental faz sentido. Migrar bilhões de carregadores para um novo, com tecnologia de nitrato de gálio. Muito menos propenso a falhas, super aquecimento, melhor gerenciamento de energia, e mais alinhado ecologicamente. E com vantagens no design diminuto.

Lucas Pinheiro (@LucasMiller)

Acho que se for pra transformar o dispositivo em algo similar a uma tela inteligente (tipo o Echo Show), porém rodando o Google Assistente (ou até a Bixby, se a Samsung quiser promover sua assistente), será uma opção mto útil!!

brad (@brad)

Sim, ela vai tirar, mas você vai poder pedir o carregador, assim com a Xiaomi está fazendo.
De qualquer forma, essa ação dela de reaproveitar os aparelhos antigos é algo que realmente tem impacto no meio ambiente, não é só discurso pra enganar trouxa não.

Parabéns a ela.

brad (@brad)

Isso não chega nem perto do que a Samsung está fazendo.
Lembre-se que os iphones antigos ficam praticamente inutilizáveis de tão lentos quando atualizados (já tive dois pra nunca mais).
“Mas é só trocar a bateria” ueh, aí vc vai gerar lixo de qualquer forma.

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Comigo nunca aconteceu isso.