Início » Jogos » Qual é o cheat que desbloqueia tudo em NieR: Automata?

Qual é o cheat que desbloqueia tudo em NieR: Automata?

Debug Mode; saiba como ativar e quais são as funções do cheat que foi o último grande segredo em NieR: Automata

Leandro Kovacs Por

O jogo de RPG de ação da Square Enix é desafiador com seus 26 finais e epílogos distintos, inúmeras mortes e novas tentativas para concluir os objetivos. Veja abaixo, qual é o cheat que desbloqueia tudo em NieR: Automata, trazendo muita liberdade para os jogadores fazerem testes e completarem tudo mais facilmente.

Qual é o cheat que desbloqueia tudo em NieR: Automata? (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Qual é o cheat que desbloqueia tudo em NieR: Automata? (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Qual o cheat secreto em NieR: Automata?

O cheat considerado o último segredo de NieR: Automata é o Debug Mode. Ele é naturalmente liberado após o jogador terminar o game com os 3 finais principais possíveis, mas existe uma forma de liberá-lo antes de toda a jornada.

Após quase 4 anos de estudos, um especialista em engenharia reversa de jogos conseguiu descobrir como habilitar esse modo de jogo.

O que é Debug Mode

Tradicionalmente, o Debug Mode é uma ferramenta que os desenvolvedores do jogo utilizam para alterar funções e cenários mais facilmente. Assim testam bugs do jogo na parte final do desenvolvimento, com o game totalmente operacional.

Como habilitar o cheat em NieR: Automata?

Habilitar o Debug Mode no NieR: Automata exige precisão no momento certo de habilitar, se sair desse ponto, não é possível liberá-lo novamente. Se você já está jogando e tem um arquivo de salvamento, o conselho é começar uma nova história em um save diferente.

Logo no prólogo, aprendendo os comandos iniciais, a personagem enfrenta o primeiro chefe. Após derrotar essa máquina gigante de engrenagens, o jogador encontra o seu parceiro 9S. Depois de uma breve conversa, o parceiro segue para o ponto de encontro, esse é o momento de liberar o Debug Mode.

Após a conversa com 9S é a hora de executar o cheat em NieR: Automata (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Após a conversa com 9S é a hora de executar o cheat (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  1. Não saia da área onde teve o combate;
  2. Gire a personagem e veja 2 conjuntos de 3 “latões” metálicos, aqueles que armazenam óleo;
    Fique entre os conjuntos de "latões" para ativar o cheat em NieR: Automata (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
  3. Vá até eles e se posicione entre os “latões”;
  4. Para ativar o cheat é preciso segurar R2 (PS4) ou RT (Xbox One), durante todo o processo;
  5. Estando posicionado e com o botão pressionado faça a seguinte sequência:
  • PS4: ↑, ↓, ↑, →, ←, ▢, ◯, △, ╳;
  • Xbox One: ↑, ↓, ↑, →, ←, X, B, Y, A.

Se feito corretamente, a tela irá escurecer e o jogador terá uma breve conversa com o sistema, onde ele informa que está liberado o Debug Mode e todas as alterações que poderá fazer.

Confirmação do cheat feito corretamente (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Confirmação do cheat feito corretamente (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

O que o cheat do Debug Mode libera?

As principais funções liberadas e fáceis de utilizar são:

  • Todas as cenas são liberadas, ou seja, todas as fases e os pontos cruciais podem ser acessados, inclusive ir diretamente para o final do jogo;
    Todas as cenas liberadas (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
  • Libera a Debug Room: local que funciona como uma espécie de “arena” onde o jogador pode adicionar inimigos, todos os disponíveis no jogo, alterar os níveis e combatê-los. (Muito útil para testar técnicas de combates mais eficientes, antes de enfrentar os inimigos dentro do jogo);
  • Durante uma partida normal, o Debug Mode pode ser ativado pressionando R2 ou RT junto com o botão correspondente ao “select”, no caso do Xbox One é a “janelinha”. Ao fazer o comando, o jogo te informa que não será possível efetuar nenhum salvamento até que outro load de save seja feito;
    Restrição de ativação do Debug Mode (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
  • Com o cheat do Debug Mode, automaticamente todas as façanhas de conclusões de missões e finais possíveis em NieR: Automata são alcançadas.

Problemas com o Debug Mode

Debug Mode é uma ferramenta utilizada pelos desenvolvedores, onde basicamente tudo pode ser modificado. O que foi citado acima são as modificações mais simples e “úteis” para o jogador comum.

Quem estiver disposto a procurar mais alterações, deverá fazer testes mudando o código matriz do jogo dentro do Debug Mode. Não são conhecidos problemas até agora, mas será um exercício de paciência e resiliência testar todas as possibilidades.

Agora que está solucionado qual é o cheat que desbloqueia tudo em NieR: Automata, basta jogar tranquilamente para descobrir tudo dentro do game. Bons jogos!

Com informações: IGN

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando