Início » Celular » Samsung anuncia Exynos 2100 com mais desempenho e 5 nm para o Galaxy S21

Samsung anuncia Exynos 2100 com mais desempenho e 5 nm para o Galaxy S21

Samsung Exynos 2100 tem modem 5G integrado, 40% mais performance gráfica e pode superar Qualcomm Snapdragon 888

Paulo HigaPor

A Samsung anunciou nesta terça-feira (12) os detalhes do Exynos 2100, seu novo chip para smartphones premium que promete 40% mais desempenho gráfico e traz um núcleo personalizado com processo de fabricação em 5 nanômetros para competir com o Snapdragon 888. A empresa ainda não confirma oficialmente, mas este é o processador que deverá equipar os novos Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra.

Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)

Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)

Exynos 2100 consome 20% menos energia, diz Samsung

O Exynos 2100 foi anunciado em um evento próprio transmitido pela internet, algo incomum para um chip da Samsung, que costuma ser revelado sem grandes cerimônias. A própria apresentação teve um tom de pedido de desculpas, mostrando comentários de usuários que se diziam desapontados com os processadores anteriores da Samsung e terminando com a chamada “Exynos is back” (“Exynos está de volta”).

O novo chip potente da Samsung tem uma CPU octa-core, com direito a um núcleo de alto desempenho de 2,9 GHz baseado no ARM Cortex-X1, uma solução para fabricantes que buscam desenvolver chips mais personalizados e que também foi adotada pela Qualcomm no Snapdragon 888. O cérebro é formado por mais três núcleos Cortex-A78 e quatro Cortex-A55 que prometem 30% mais desempenho em comparação com o Exynos 990 do Galaxy S20.

Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)

Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)

No chip gráfico, que é a Mali-G78 de 14 núcleos, a promessa de aumento de desempenho é de mais de 40% em relação à geração passada. E há um novo processador neural (NPU) dedicado para tarefas de inteligência artificial que chega a 26 trilhões de operações por segundo (TOPS), o que curiosamente é o mesmo número prometido pelo chip da Qualcomm.

Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)

Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)

Por ser fabricado em um novo processo de 5 nanômetros, o Exynos 2100 pode oferecer 20% menos consumo de energia ou 10% mais desempenho geral em comparação com os antigos chips de 7 nm. A Samsung também incluiu uma tecnologia batizada de Amigo, que analisa e otimiza o consumo da CPU, GPU e outros componentes do chip para aumentar o tempo de tela dos celulares.

Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)

Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)

5G integrado e câmeras mais poderosas

O Exynos 2100 também é o primeiro chip premium da Samsung com modem 5G integrado. O componente suporta tanto frequências abaixo de 6 GHz (sub-6) quanto as ondas milimétricas (mmWave), podendo atingir velocidades de download de até 5,1 Gb/s ou 7,35 Gb/s nas respectivas faixas. Ele também pode se conectar a redes 4G LTE com taxas de até 3 Gb/s.

Além disso, o processador de sinal de imagem (ISP) foi aprimorado para suportar câmeras de até 200 megapixels e gravação em 4K a 120 fps. O chip pode se integrar a seis câmeras individuais e processar os dados de até quatro delas simultaneamente, o que abre espaço para novos recursos de fotografia e filmagem. Essa capacidade também permite melhorar as fotos ultrawide e o desempenho do zoom, segundo a Samsung.

Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)

Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)

Quando chega?

De acordo com a Samsung, o Exynos 2100 está atualmente sendo fabricado em massa. É esperado que os primeiros celulares com o novo processador sejam o Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra. Tradicionalmente, a Samsung vende aparelhos das linhas Galaxy S e Note com Snapdragon mais recente em países como Estados Unidos e Coreia do Sul, deixando o Exynos para o resto do mundo, incluindo o Brasil.

Em anos anteriores, o chip da Samsung foi criticado por gastar mais energia e oferecer um desempenho ligeiramente menor em relação ao Snapdragon equivalente. As expectativas do Exynos 2100 estão mais altas: além do evento dedicado para revelar o processador, vazaram benchmarks sugerindo que ele está mais rápido que o Snapdragon 888, ao menos em testes de CPU. Agora vai?

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Maurício Costa (@mauricio.costa)

Lá vai eu ter que vender meu S20 Plus. Agora dúvida cruel, S21 Plus ou Mi 11? Já usei Xiaomi e são ótimos.

Juliano Machado Olivetti (@Juliano_Machado_Oliv)

Seria bem legal se realmente tiver um desempenho forte e todas essas inovações, principalidade o baixo consumo, que nunca foi destaque na linha. Na minha opinião, a falta de opção a Qualcomm no topo vem diminuindo a inovação e escalando os preços a cada nova geração, uma mudança vai beneficiar todo o mercado.

Gigo CAP (@GigoCAP)

Olha, eu acompanho o Ice Universe no Twitter, um leaker da Samsung, ele disse que o desempenho do Exynos tem se mostrado bem superior ao do Snapdragon. Como aqui no Brasil só vem o chip da Samsung, resta a gente torcer pra que seja verdade. Hehe

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Eu só acredito vendo.

Não é a primeira vez que um Exynos apresenta pontuações maiores que o Snapdragon equivalente nos testes sintéticos, mas nos resultados práticos continuava consumindo (e esquentando) mais que o SoC da Qualcomm, sem necessariamente oferecer melhor performance.

Tô apostando mais no futuro Exynos com GPU da AMD, esse sim eu acredito que consiga superar a Qualcomm…