A Samsung anunciou nesta terça-feira (12) os detalhes do Exynos 2100, seu novo chip para smartphones premium que promete 40% mais desempenho gráfico e traz um núcleo personalizado com processo de fabricação em 5 nanômetros para competir com o Snapdragon 888. A empresa ainda não confirma oficialmente, mas este é o processadorque deverá equipar os novos Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra.
- Tudo sobre Snapdragon 888: 5G, gravação em 4K HDR e jogos mais rápidos
- Samsung Galaxy S21: o que esperar dos sucessores do S20?
Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)
Exynos 2100 consome 20% menos energia, diz Samsung
O Exynos 2100 foi anunciado em um evento próprio transmitido pela internet, algo incomum para um chip da Samsung, que costuma ser revelado sem grandes cerimônias. A própria apresentação teve um tom de pedido de desculpas, mostrando comentários de usuários que se diziam desapontados com os processadores anteriores da Samsung e terminando com a chamada “Exynos is back” (“Exynos está de volta”).
O novo chip potente da Samsung tem uma CPU octa-core, com direito a um núcleo de alto desempenho de 2,9 GHz baseado no ARM Cortex-X1, uma solução para fabricantes que buscam desenvolver chips mais personalizados e que também foi adotada pela Qualcomm no Snapdragon 888. O cérebro é formado por mais três núcleos Cortex-A78 e quatro Cortex-A55 que prometem 30% mais desempenho em comparação com o Exynos 990 do Galaxy S20.
Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)
No chip gráfico, que é a Mali-G78 de 14 núcleos, a promessa de aumento de desempenho é de mais de 40% em relação à geração passada. E há um novo processador neural (NPU) dedicado para tarefas de inteligência artificial que chega a 26 trilhões de operações por segundo (TOPS), o que curiosamente é o mesmo número prometido pelo chip da Qualcomm.
Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)
Por ser fabricado em um novo processo de 5 nanômetros, o Exynos 2100 pode oferecer 20% menos consumo de energia ou 10% mais desempenho geral em comparação com os antigos chips de 7 nm. A Samsung também incluiu uma tecnologia batizada de Amigo, que analisa e otimiza o consumo da CPU, GPU e outros componentes do chip para aumentar o tempo de tela dos celulares.
Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)
5G integrado e câmeras mais poderosas
O Exynos 2100 também é o primeiro chip premium da Samsung com modem 5G integrado. O componente suporta tanto frequências abaixo de 6 GHz (sub-6) quanto as ondas milimétricas (mmWave), podendo atingir velocidades de download de até 5,1 Gb/s ou 7,35 Gb/s nas respectivas faixas. Ele também pode se conectar a redes 4GLTE com taxas de até 3 Gb/s.
Além disso, o processador de sinal de imagem (ISP) foi aprimorado para suportar câmeras de até 200 megapixels e gravação em 4K a 120 fps. O chip pode se integrar a seis câmeras individuais e processar os dados de até quatro delas simultaneamente, o que abre espaço para novos recursos de fotografia e filmagem. Essa capacidade também permite melhorar as fotos ultrawide e o desempenho do zoom, segundo a Samsung.
Samsung Exynos 2100 (Imagem: Reprodução/Samsung)
Quando chega?
De acordo com a Samsung, o Exynos 2100 está atualmente sendo fabricado em massa. É esperado que os primeiros celulares com o novo processador sejam o Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra. Tradicionalmente, a Samsung vende aparelhos das linhas Galaxy S e Note com Snapdragon mais recente em países como Estados Unidos e Coreia do Sul, deixando o Exynos para o resto do mundo, incluindo o Brasil.
Em anos anteriores, o chip da Samsung foi criticado por gastar mais energia e oferecer um desempenho ligeiramente menor em relação ao Snapdragon equivalente. As expectativas do Exynos 2100 estão mais altas: além do evento dedicado para revelar o processador, vazaram benchmarks sugerindo que ele está mais rápido que o Snapdragon 888, ao menos em testes de CPU. Agora vai?
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Lá vai eu ter que vender meu S20 Plus. Agora dúvida cruel, S21 Plus ou Mi 11? Já usei Xiaomi e são ótimos.
Seria bem legal se realmente tiver um desempenho forte e todas essas inovações, principalidade o baixo consumo, que nunca foi destaque na linha. Na minha opinião, a falta de opção a Qualcomm no topo vem diminuindo a inovação e escalando os preços a cada nova geração, uma mudança vai beneficiar todo o mercado.
Olha, eu acompanho o Ice Universe no Twitter, um leaker da Samsung, ele disse que o desempenho do Exynos tem se mostrado bem superior ao do Snapdragon. Como aqui no Brasil só vem o chip da Samsung, resta a gente torcer pra que seja verdade. Hehe
Eu só acredito vendo.
Não é a primeira vez que um Exynos apresenta pontuações maiores que o Snapdragon equivalente nos testes sintéticos, mas nos resultados práticos continuava consumindo (e esquentando) mais que o SoC da Qualcomm, sem necessariamente oferecer melhor performance.
Tô apostando mais no futuro Exynos com GPU da AMD, esse sim eu acredito que consiga superar a Qualcomm…