Início » Aplicativos e Software » Como medir os decibéis da música ou do ambiente no iPhone

Como medir os decibéis da música ou do ambiente no iPhone

Com o iOS 14, é possível medir os decibéis do ambiente e da música reproduzida no iPhone ou no iPad a partir dos fones; saiba como

Lucas Lima Por

A Apple tem focado em trazer novidades relacionadas à saúde nas últimas atualizações de seus sistemas, desde incentivar a prática de exercícios físicos a comportamentos para manter o corpo e mente saudáveis. Com o iOS 14, uma das novidades é a possibilidade de medir os decibéis do ambiente ou música por meio dos fones de ouvido conectados ao iPhone, a fim de não comprometer a audição.

Apple AirPods Pro (Imagem: Paulo HIga/Tecnoblog)

Apple AirPods Pro (Imagem: Paulo HIga/Tecnoblog)

Como medir os decibéis dos fones no iPhone

Desde que esteja com o iOS 14 instalado, basta ir até às configurações da Central de Controle para adicionar o atalho de “Audição” nas opções. Depois, com os fones de ouvido conectados, é só conferir a exposição aos níveis de decibéis.

  1. Acesse os ajustes do iPhone;
  2. Toque na opção “Central de Controle”;
  3. Adicione o item “Audição”;
  4. Uma vez que tenha adicionado, acesse a Central de Controle (arrastando o canto direito de cima para baixo, em iPhones com Face ID, ou de baixo para cima, em iPhones com Touch ID);
  5. Toque no ícone da Audição;
  6. Se os fones estiverem conectados, os dados de exposição aos níveis de decibéis aparecerão ali (para AirPods, toque em “Ouvir ao Vivo” para escutar o ambiente ou inicie uma música ou vídeo para checar o nível de decibéis).
Opção para medir os decibéis dos fones de ouvido no iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)

Opção para medir os decibéis dos fones de ouvido no iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)

O recurso para Ouvir ao Vivo, aquele que checa o nível de exposição do ambiente, funciona apenas em AirPods e outros fones de ouvido sem fio da Apple, como o Powerbeats Pro. Uma vez ativado, é preciso desativá-lo pela Central de Controle, caso contrário, permanecerá ativo mesmo durante o uso de outros apps.

Os EarPods, os fones com fio que vinham na caixa do iPhone, funcionam apenas para checar os decibéis do áudio reproduzido pelo dispositivo, não funciona para captar o som ambiente.

Como limitar o volume dos fones de ouvido

Outra solução para ouvir música sem se preocupar com o volume é limitar o nível de decibéis dos fones de ouvido.

  1. Acesse os ajustes do iPhone ou iPad;
  2. Toque em “Sons e Tato”;
  3. Selecione “Segurança de Fone de Ouvido”;
  4. Ative a opção “Limite de volume” e ajuste a barra deslizante para o máximo desejado — lembrando que o nível recomendado para não prejudicar a audição é de 80 decibéis.

Dessa forma, mesmo que o volume esteja no máximo, os fones de ouvido não elevarão o conteúdo além do nível máximo ajustado.

Como monitorar os níveis de exposição

Na mesma opção de limitar o nível de decibéis, o usuário pode optar por receber notificações do fone de ouvido, caso o volume esteja prejudicial à audição. Além disso, o monitoramento dos fones de ouvido é registrado no app Saúde:

  1. Abra o app Saúde;
  2. Toque em “Explorar”, no canto inferior direito;
  3. Selecione “Audição”;
  4. Confira os gráficos do fone de ouvido ou som ambiente nesta seção.

Com informações: Apple 1, 2, 3.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando