Android 12 pode trazer hibernação de apps para poupar espaço

De acordo com alteração em código do Android, o Google pode estar trabalhando em um recurso para liberar armazenamento

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Celular Android
Celular com Android (Imagem: Lisa Fotios/Pexels)

O lançamento da prévia do Android 12 para desenvolvedores pode estar bem próximo – levando em consideração que o preview da versão 11 foi anunciado em fevereiro do último ano. Agora, uma nova pista indica que o Google estaria preparando a função de hibernação para aplicativos, com o objetivo de oferecer um melhor gerenciamento de espaço em smartphones.

De acordo com o site XDA Developers, a empresa realizou algumas alterações de código-fonte do sistema para incluir o recurso. Com o sistema de hibernação, o smartphone poderia identificar quando um app não está sendo utilizado e otimizá-lo para liberar armazenamento. A linha que revela a mudança pode ser vista abaixo:

Código-fonte do Android inclui novo recurso de hibernação

Alterações no AOSP incluem novo recurso de hibernação (Imagem: Reprodução/XDA Developers)

Trata-se de uma boa notícia especialmente para quem tem celulares de entrada, com armazenamento na casa dos 32 GB, e gostaria de obter mais espaço para salvar imagens ou outros arquivos.

Apesar de não haver, até o momento, nenhum detalhe adicional sobre como a função irá operar, a expectativa é de que os aplicativos entrem em hibernação de forma automática, quando você não estiver usando ativamente. Durante o processo, é possível que a APK e outros recursos do software sejam compactados.

Entretanto, teremos que aguardar mais informações para entender como o sistema irá determinar quais apps serão compatíveis com o modo de hibernação e como ocorrerá, de fato, a otimização do armazenamento.

Há ainda a possibilidade de o Google não liberar a função no Android 12, e sim em uma versão posterior. Caso mantenha o cronograma do último ano, o próximo Android deve ter a sua primeira versão estável lançada em setembro.

Com informações: XDA Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados