O Apple AirTags vem sendo mencionado em rumores há um bom tempo, e há indícios de que ele deve ser lançado em breve: o iOS já conta com a interface para localizar objetos perdidos com essa tag Bluetooth; isso pode ser acessado através de um comando no Safari.
App Buscar terá opção para encontrar objetos perdidos (Imagem: Reprodução/Apple)
De acordo com o MacRumors, basta abrir o Safari no iPhone ou iPad, inserir findmy://items e tocar em Enter: surge um pop-up avisando que o app Buscar será aberto, e lá estará a interface. Isso funciona em dispositivos rodando iOS 14.3 ou iPadOS 14.3 (ou mais recente).
O Tecnoblog confirmou que esse truque realmente funciona. “Controle seus itens do dia-a-dia”, escreve a Apple; “adicione acessórios ou outros itens compatíveis com o app Buscar para que eles apareçam aqui”.
Há um botão de adicionar item que leva a outra interface, na qual a Apple pede que você siga as instruções da fabricante para tornar a tag visível. No entanto, isso ainda não funciona. Há também um link “Saiba mais” para um artigo de ajuda, mas ele ainda não está disponível ao público.
Interface para AirTags aparece no iOS (Imagem: Reprodução/Apple)
O que esperar do Apple AirTags
Um vídeo oficial da Apple, publicado e removido em abril de 2020, mencionava o AirTags: essa tag Bluetooth terá um recurso de localização mesmo se seu celular estiver offline. Basicamente, os dispositivos próximos da Apple detectam a tag e informam seu paradeiro ao dono, usando um sinal anônimo e criptografado de ponta a ponta.
O AirTags servirá para encontrar mochilas, carteiras, chaves e outros objetos perdidos. Ele deve ter suporte a UWB (banda ultra-larga) para localizar itens com maior precisão. O analista Ming-Chi Kuo acredita que ele será lançado em 2021, assim como novos AirPods e um dispositivo de realidade aumentada.
A Samsung já prepara um concorrente chamado Galaxy Smart Tag, também com UWB e localização offline graças ao SmartThings Find. E a Tile, empresa conhecida no ramo de tags Bluetooth, estaria fazendo um produto semelhante.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
pelo que entendi, a busca só funciona se for dispositivos apple.
seria legal se o protocolo fosse universal, para funcionar com qualquer dispositivo.
Não, outros acessórios também poderão usar o app.
sim
mas por exemplo, eu que tenho android, se tiver perto de um dispositivo deles perdido, ele não será encontrado
Imagino que não.
Porém o que eles aprenderam com a notificação de exposição, pode abrir caminhos para algo mais abrangente.
Como essas tags funcionam ser uma bateria?
Uma tag NFC funciona sem bateria, mas o smartphone precisa estar bem próximo, só que bluetooth, pelo que eu entendia, precisava de bateria pra ficar ativo.
Elas tem bateria. São não se sabe se serão recarregáveis, ou substituíveis.
As AirTags vão usar principalmente o U1 de banda ultra larga.
Nossa, então já não me interessa.
Ficar me preocupando com uma bateria de algo assim não é pra mim, prefiro arriscar perder.
Mas elas são feitas pra durar em torno de um ano ou até mais. O que me refiro é que não está claro se serão recarregáveis ou substituíveis a casa x anos.