Início » Aplicativos e Software » Como instalar aplicativos do iPhone ou iPad no Mac

Como instalar aplicativos do iPhone ou iPad no Mac

macOS Big Sur trouxe compatibilidade de aplicativos do iPhone e iPad para os Macs com M1 de forma nativa; saiba como instalar

Lucas LimaPor

Uma das novidades do macOS Big Sur é a possibilidade de instalar aplicativos do iOS, do iPhone ou iPad, em Macs com Apple Silicon, o M1. Para esses computadores, o processo é realizado de forma nativa, sem a necessidade de instalar algum software complementar. Saiba como fazer.

MacBook Pro (2020) com Apple M1 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

MacBook Pro (2020) com Apple M1 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Quais Macs são compatíveis?

Apenas Macs com SoC (System-on-a-chip ou Sistema em um chip) da Apple. Em 2020, a empresa anunciou o primeiro Apple Silicon, o M1, que equipou os novos MacBook Air, MacBook Pro e Mac Mini lançados naquele ano.

A lista deve aumentar com o passar do tempo, conforme mais computadores recebem esses chips ao invés de processadores da Intel.

Como instalar aplicativos do iPhone no Mac

Desde que tenha um Mac com Apple Silicon (M1), os apps de iOS (iPhone e iPad) podem ser encontrados de duas formas: direto da App Store ou por links que levam à loja de aplicativos.

  1. Abra a App Store do Mac (clicando no ícone da maça, no canto superior esquerdo, e depois em “App Store…”);
  2. Procure pelo aplicativo que deseja instalar;
  3. Quando os resultados forem exibidos, clique em “Apps para iPhone e iPad”;Baixar apps do iPhone ou iPad no Mac (Imagem: Reprodução/Apple)
  4. Por fim, clique em “Obter” e aguarde a instalação.

Uma alternativa para encontrar os apps é pelo link que leva à loja. Por exemplo, o app do Tecnoblog, ao abrir o link no navegador do Mac, um botão perguntará se deseja ver na Mac App Store, clique nele para ser redirecionado para a página de download do aplicativo.

Prévia do app de iPhone no navegador (Imagem: Reprodução/Apple)

Prévia do app de iPhone no navegador (Imagem: Reprodução/Apple)

Todos os apps de iPhone funcionam?

Não! Nem todos os aplicativos estão disponíveis porque o desenvolvedor pode optar por não distribuir os apps de iPhone ou iPad no Mac, é o caso do Facebook, Instagram ou Netflix.

O uso desses apps também acaba não sendo tão bom quanto um desenvolvido para desktops, pois eles foram criados para serem usados com uma tela de toque, com gestos, ao invés de um mouse e teclado.

No review do MacBook Pro com M1 que fizemos no Tecnoblog, há uma apresentação sobre o recurso.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação