TikTok coloca limites em contas de usuários menores de 18 anos

Para oferecer mais privacidade a adolescentes, TikTok anunciou restrições em como essas contas poderão interagir na plataforma

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
TikTok (Imagem: Kon Karampelas/Unsplash)
TikTok (Imagem: Kon Karampelas/Unsplash)

O TikTok anunciou algumas restrições para contas de usuários com menos de 18 anos. Em comunicado, a plataforma explicou que o objetivo é garantir privacidade e segurança de adolescentes. As mudanças, que entram em vigor a partir desta quarta-feira (13), incluem adotar o padrão de conta privada para usuários entre 13 e 15 anos.

Com isso, apenas quem o usuário aprovar como seguidor poderá ver seus vídeos. A regra vale para as novas contas e as que já estão ativas. Os adolescentes ainda poderão tornar seus perfis públicos, mas deverão alterar as configurações. O TikTok também desativará por padrão a opção “Sugerir minha conta a outras pessoas” para usuários entre 13 e 15 anos.

Segundo a rede social, a ideia é incentivar usuários a fazerem escolhas conscientes:

“Queremos que nossos usuários mais jovens sejam capazes de fazer escolhas informadas sobre o que e com quem desejam compartilhar, o que inclui se desejam abrir suas contas para visualizações públicas. Ao envolvê-los no início de sua jornada de privacidade, podemos permitir que tomem decisões mais deliberadas sobre sua privacidade online.”

O que mudou em contas de menores de 18 anos

A plataforma também restringiu quem pode comentar em vídeos de usuários entre 13 e 15 anos. Agora, os adolescentes poderão decidir se os comentários em seus perfis poderão ser feitos por “Amigos” (seguidores que você também segue) ou “Ninguém”. A opção para “Todos” comentarem será oferecida apenas para quem tem 16 anos ou mais.

O TikTok apresentou ainda mudanças na opção de privacidade que define quem pode fazer dueto ou costurar com seus vídeos. Essa opção será oferecida somente para os vídeos de usuários com mais de 16 anos. Para o grupo entre 16 e 17 anos, os criadores dos vídeos poderão definir suas preferências, mas a plataforma vai alterar o padrão para “Amigos”.

TikTok no iPhone (imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

TikTok no iPhone (imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Além disso, a opção para determinar quem pode baixar os vídeos ficou restrita. Agora, a rede social permitirá downloads apenas em perfis de usuários com 16 anos ou mais. Para o grupo de 16 e 17 anos, os downloads serão proibidos por padrão, mas será possível alterar essa opção nas configurações do aplicativo.

Ao apresentar as mudanças, o TikTok lembrou que oferece a “Sincronização Familiar”, um recurso para pais controlarem o que seus filhos adolescentes podem acessar. A plataforma também destacou mudanças anteriores. Entre elas, estão mensagens diretas e lives apenas para usuários com mais de 16 anos. As contas de usuários com menos de 13 anos seguem com mais restrições do que as demais, incluindo a proibição para postar vídeos.

Receba mais sobre TikTok na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados