Início » Finanças » Qual a diferença entre a chave e a senha do Pix?

Qual a diferença entre a chave e a senha do Pix?

Saiba qual a diferença entre a chave e a senha do Pix; ambas têm funções bem distintas dentro desse novo sistema de pagamentos

Wagner PedroPor

O Pix já vem sendo usado diariamente por milhares de pessoas. Apesar de ser prático e rápido, ainda existem dúvidas sobre esse novo sistema, que foi criado pelo Banco Central para facilitar pagamentos e transferências. Nesse artigo, vou te explicar qual a diferença entre a chave e a senha do Pix.

Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)

Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)

O que é o Pix?

Já explicamos com detalhes sobre o que é o Pix, mas vou refrescar sua memória. O novo sistema de pagamentos do Banco Central permite realizar transferências a qualquer dia e horário (incluindo finais de semana e feriados) para pessoas, empresas ou entidades governamentais.

Para que isso seja possível, basta saber uma das chaves do recebedor, podendo ser o e-mail, número de telefone, CPF ou apenas uma sequência aleatória gerada pelo Banco Central. Um dos pontos mais positivos do Pix é a rapidez, já que o dinheiro transferido cai em até 10 segundos.

Qual a real diferença entre a chave e a senha do Pix

Em primeiro lugar, é preciso entender como cada uma funciona. Resumidamente, as chaves são apelidos que te ajudam a transferir ou realizar pagamentos, eliminando a necessidade de salvar dados bancários, como agência e número da conta, por exemplo.

Conhecendo uma das chaves que mencionei anteriormente, você só precisa usá-la para concluir a transferência e, em poucos segundos, o valor estará disponível na conta do recebedor, independentemente do banco.

Por outro lado, a senha é algo bem diferente. Sempre que alguém for fazer uma transferência ou pagamento usando o Pix, terá que informar a senha para confirmar a transação, da mesma maneira que faria em um TED, por exemplo. Ou seja, a senha do seu banco (ou conta) continua existindo. O cadastro das chaves não interfere e nem altera a senha, já que elas servem apenas para ajudar na hora de receber/enviar pagamentos.

Em outras palavras, as chaves têm o objetivo de facilitar transferências e pagamentos, enquanto que a senha é usada para confirmar essas ações e não muda no Pix. Isso significa que, se antes da criação desse novo sistema sua senha era “1234”, ela se manteve e poderá ser usada normalmente.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando