Início » Computador » Samsung Display anuncia webcam sob a tela para bordas mais finas

Samsung Display anuncia webcam sob a tela para bordas mais finas

Samsung Display apresenta vídeo de notebook em rede social chinesa com webcam sob a tela e bordas mais finas ao redor da tela

Bruno Gall De BlasiPor

A Samsung Display revelou, nesta quinta-feira (14), uma webcam que fica posicionada atrás do monitor do notebook. Além de ocultar a câmera para videoconferências, a tecnologia da marca sul-coreana apresentada em um vídeo publicado na rede social chinesa Weibo promete reduzir as bordas ao redor da tela em computadores portáteis.

Samsung Display apresenta notebook com câmera sob a tela (Imagem: Reprodução/Samsung Display/Weibo)

Samsung Display apresenta notebook com câmera sob a tela (Imagem: Reprodução/Samsung Display/Weibo)

Samsung Display apresenta laptop com câmera sob a tela

A novidade deu as caras em um teaser da marca sul-coreana. No vídeo, é possível notar um notebook com a câmera sob a tela OLED. Além de ocultar o sensor fotográfico, a tecnologia também é capaz de reduzir as bordas ao redor do monitor. Segundo a Samsung Display, o display ocupa 93% do corpo do computador.

Demais melhorias ficam pela portabilidade da peça. Além da nova tecnologia, a tela OLED é mais leve e mais fina. A companhia sul-coreana, no entanto, não apresenta informações sobre a qualidade da imagem capturada pela webcam, item bastante utilizado para chamadas de vídeos, por exemplo.

Esta não é a primeira vez que a empresa fala sobre o recurso. Em 2018, a Samsung Display mencionou a possibilidade de esconder a câmera frontal de celulares atrás do display para reduzir as bordas sem recorrer ao notch. A Samsung ainda patenteou, em 2020, um painel que oculta o sensor de selfies para smartphones.

No campo dos rumores, a expectativa é de que o primeiro, no segundo semestre, a novidade chegue ao suposto Samsung Galaxy Z Fold 3. O ZTE Axon 5G, no entanto, é o primeiro telefone do mundo a ser comercializado com a tecnologia, ainda que não tenha surpreendido em seus primeiros testes.

Com informações: The Verge, XDA-Developers e Weibo

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vinicius Vicentini (@ViniciusHVC)

Agora não vai dar pra tampar a câmera

² (@centauro)

Em tese até daria, basta a Samsung ou quem quer que produza usando esse display, coloque uma barreira física opaca entre a câmera e o display. A ideia seria a mesma das soluções que temos hoje em dia, em que você desliza uma tampa, mas com esse display da Samsung, a aba pra deslizar a tampa teria que ficar na parte de cima.

Eu (@Keaton)

Espero que não tenha um notch nos notebooks…

Mas eu acho essa idéia super infeliz… sem a borda, qualquer impacto que o notebook sofrer irá direto para a tela… o que não será uma coisa muito interessante de se acontecer…