Início » Jogos » CDPR se desculpa por Cyberpunk 2077 e explica o que deu errado

CDPR se desculpa por Cyberpunk 2077 e explica o que deu errado

Lançamento de Cyberpunk 2077 deu errado, mas CDPR tenta se desculpar com fãs em novo vídeo com fundador do estúdio

Felipe VinhaPor

A produtora CD Projetk Red publicou um vídeo na noite da última quarta-feira (13), para pedir desculpas pelos problemas em Cyberpunk 2077 e revelar novidades. O vídeo é apresentado por Marcin Iwinski, diretor e co-fundador do estúdio, que assume a culpa por todos os erros cometidos no desenvolvimento e lançamento precoce do título.

Diretor da CDPR assume culpa por problemas em Cyberpunk 2077 (Imagem: Divulgação/CDPR)

Diretor da CDPR assume culpa por problemas em Cyberpunk 2077 (Imagem: Divulgação/CDPR)

“Apesar das boas análises na versão de PC, a edição de consoles de Cyberpunk 2077 não alcançou o nível de qualidade que queríamos. Por isso eu e o time interno de liderança pedimos imensas desculpas e este vídeo é para assumir isso publicamente”, comenta o executivo.

Iwinski também direciona o problema para uma questão técnica. Segundo o executivo, Cyberpunk 2077 teve problemas nos consoles por conta do “sistema de streaming”, que é o responsável pela constante troca de dados entre o videogame e o jogo, que funciona a cada tela de carregamento.

Ele comenta que o cenário criado em Cyberpunk 2077 é imenso e, por isso, a velocidade dos consoles antigos se provou insuficiente para dar conta de um jogo deste porte. Ainda assim, Iwinski alega não ter previsto os problemas por completo, o que foi um erro.

Isso aconteceu pelo game ter sido desenvolvido na maior qualidade possível no PC e, só depois, adaptado para os videogames de antiga geração, PS4 e Xbox One, adaptando conforme o necessário.

O executivo pede imensas desculpas e ainda pede para que os fãs não direcionem a culpa aos programadores e times de desenvolvimento.

Veja o vídeo completo abaixo, apenas em inglês:

Cyberpunk 2077 terá correções

Marcin Iwinski diz ainda que o jogo receberá correções pesadas em até 10 dias. O jogo já recebeu alguns “hot fix” anteriormente, que melhoraram a performance no PS4 e Xbox One, mas que ainda não são suficientes.

Na imagem abaixo também é possível notar um “mapa de atualizações”, que Cyberpunk 2077 prevê receber:

Atualizações aguardadas em Cyberpunk 2077 (Imagem: Divulgação/CDPR)

Atualizações aguardadas em Cyberpunk 2077 (Imagem: Divulgação/CDPR)

Como é possível verificar, o jogo ainda receberá DLCs gratuitas ao longo dos próximos meses, após as correções lançadas online. Além disso, a versão de nova geração, no PS5 e Xbox Series, será lançada apenas no próximo semestre.

Quem comprou as edições de PS4 e Xbox One poderá atualizar de graça, mas ela também será vendida separadamente.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mickey Sigrist (@Mickey)

Não faço a menor ideia do que rola nos bastidores da produção e lançamento de um game desse porte e nem qual é a linha de raciocínio dos desenvolvedores. Vou, contudo, deixar minha módica opinião: houve tanta propaganda e tanto hype em torno do jogo que deveriam ter segurado um pouco mais pra ter a certeza que seria lançado primeiro nos consoles da nova geração, rodando liso, e deixado as versões de PS4 e Xbox One pra depois.

Orley Tadeu de Lima (@orley_sc)

Eu tô muito curioso pra saber o estado que o jogo vai ficar no final do ano. Fiquei muito triste com o estado da IA da polícia e dos inimigos como um todo, mas acho que são coisas consertáveis.
Quero ver também se vão implantar em uma dessas DLCs os tais dos metrôs. Acho que seria fantástico ter isso no jogo, tendo inclusive quests dentro dos carros, perseguições, tiroteios, enfim. Tem muito o que se fazer. Aguardando ansiosamente.

Rafael Machado de Souza (@rafael.mds)

Desenvolvimento de software mais básico já é muito complicado, imagina um jogo tão ambicioso.
Houve muita pressão, tanto pelos consumidores quanto pelos acionistas.
Fizeram uma choradeira desgraçada quando adiaram o jogo… adiar novamente poderia ser igualmente problematico para reputação da empresa.

João M. (@RonDamon)

Aposto que isso aí não seria possível devido a contratos. Eles já deviam ter feito um contrato de antemão dizendo que não lançariam pra consoles antigos caso o desempenho não seja satisfatório, mas devem ter prometido via contrato lançamento obrigatório pra lá.

Mickey Sigrist (@Mickey)

E ter lançado cheio de bugs, no fim das contas, está causando bem mais dor de cabeça. É aquela coisa: apressado come cru!

Eu (@Keaton)

O que deu errado é aquela velha piada de desenvolvedores: Pra que testar? Meus usuários testarão!

Não é possível que eles tenham uma equipe de testes. Se tem, essa equipe deveria ser presa…

Igor Pamplona (@Igor_Pamplona)

Uma mentirada do caralhow

Eu (@Keaton)

Sério. Esse comentário foi absolutamente infeliz…

Se o passatempo favorito da pessoa é jogar, e a pessoa quer comprar console, que compre. Deixa ela gastar o dinheiro dela no que ela quiser. Boa sorte conseguindo gráficos próximos ao de um console tipo PS5/Series X com um preço próximo ao custo do console… (alias, com esses preços ridiculos nos hardwares, tu não consegue nem um PC capaz de rodar jogos na qualidade do PS4 com um preço inferior ao do PS4 Pro…)