Celulares Samsung vão virar chave de carro da Ford, BMW e Audi

Usuários do Samsung Galaxy S21+ ou S21 Ultra poderão usá-lo para abrir seu carro Audi, BMW, Ford ou Genesis

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Galaxy S21 Ultra (imagem: divulgação/Samsung)
Galaxy S21 Ultra (imagem: divulgação/Samsung)

E se você pudesse usar seu celular para travar ou destravar o seu carro? Esse “sonho” vai virar realidade neste ano para donos de determinados modelos da Audi, BMW, Ford e Genesis que tiverem um smartphone Samsung. iPhones e outros aparelhos Android também deverão ter suporte à funcionalidade em um futuro próximo.

A Samsung anunciou o seu modo “chave de carro” nesta quinta-feira (14), mas ela não está sozinha com essa ideia. Na verdade, a companhia faz parte de alguns consórcios que tentam padronizar tecnologias do tipo, como o Car Connectivity Consortium (CCC) e o FiRa Consortium.

Se a proposta vingar no mercado, o bloqueio e o desbloqueio de veículos com o celular serão comuns dentro de alguns anos e não estarão limitados a poucos fabricantes de smartphones ou montadoras de carro. A Samsung fala até na possibilidade de o usuário compartilhar chaves com outros aparelhos, independentemente de marca ou sistema operacional.

Para colocar a tecnologia no mercado, a Samsung anunciou parcerias com as montadoras Audi, BMW, Ford e Genesis, como já informado. A ideia é permitir que o recurso comece a funcionar até agosto, embora não esteja claro quais veículos serão compatíveis.

Alguns detalhes ainda precisam ser definidos para uma tecnologia do tipo se tornar padrão no mercado, como o tipo de conexão. Atualmente, a proposta tem como base o padrão Ultra-Wideband (UWB), que deve estar presente tanto nos dispositivos móveis quanto nos carros.

Esse é um recurso que existe em poucos celulares. No caso da Samsung, o UWB está disponível nos recém-anunciados Galaxy S21+ e Galaxy S21 Ultra, no Galaxy Z Fold 2 e no Galaxy Note 20 Ultra.

iPhone será chave de carro na BMW

BMW Digital Key Plus (imagem: divulgação/BMW)

BMW Digital Key Plus (imagem: divulgação/BMW)

As linhas iPhone 11 e iPhone 12 também contam com UWB graças ao chip U1. Com base nisso, a BMW anunciou, nesta semana, o recurso BMW Digital Key Plus (versão aprimorada do Digital Key anunciado em 2020), que está disponível exclusivamente para usuários de iPhone.

Com ele, o usuário poderá destravar o seu carro mesmo sem tirar o aparelho do bolso, por exemplo. Inicialmente, o sistema funcionará com o SUV elétrico BMW iX.

Apple e BMW também fazem parte do CCC e, por isso, trabalham juntas para ajudar a definir a especificação final do padrão de chave digital Digital Key 3.0 para toda a indústria automotiva. Essa versão será baseada justamente no UWB.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados