Windows 10X vaza com interface semelhante ao Chrome OS

O Windows 10X é parecido com o Chrome OS na tela inicial, local de notificações e ajustes rápidos, até mesmo no menu Iniciar

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 10X (Imagem: reprodução/The Verge)

Windows 10X (Imagem: reprodução/The Verge)

Imagens e gifs animados com detalhes do Windows 10X vazaram na internet, mostrando que o trabalho da Microsoft mudou e este sistema operacional voltado para computadores mais simples tem interface quase idêntica ao Chrome OS do Google para os Chromebooks, presente em tablets ou notebooks mesmo.

O Windows 10X ainda é um mistério, aparecendo brevemente no Surface Neo e suas duas telas em outubro de 2019 e em alguns comunicados aqui e ali. Ele ainda não foi lançado, mas o visual apresentado desde sua primeira aparição deixa claro que a ideia por aqui é de uma espécie de Windows que roda programas e o próprio sistema em tela cheia, de forma muito parecida com o iPadOS e o Android para tablets.

Agora, depois de um vazamento generoso do que aparentemente é uma versão quase final do software, é possível imaginar onde o Windows 10X se encaixa e este espaço me faz entender que é exatamente o mesmo ocupado pelos hardwares mais simples dos Chromebooks. Este objetivo parece tão marcado na Microsoft que este novo sistema operacional tem a cara do Chrome OS com uma skin para apps do Windows por cima.

Tela inicial do Windows 10X (Imagem: reprodução/The Verge)

Tela inicial do Windows 10X (Imagem: reprodução/The Verge)

Tudo começa com a tela inicial do sistema. Nela o botão Iniciar ainda existe e ele tem o mesmo formato da função homônima no Windows 10 tradicional, mas no Windows 10X está centralizado na barra inferior e ele abre uma tela inteira com lista de apps, barra de busca universal e documentos abertos recentemente. Se você tirar a parte dos arquivos utilizados faz pouco tempo, é quase a mesma tela do Chrome OS e a semelhança também existe nos ícones centralizados – tanto na dock, como na bandeja de aplicativos.

Windows 10X (Imagem: reprodução/The Verge)

Windows 10X (Imagem: reprodução/The Verge)

A comparação continua no canto inferior direito, onde tanto no Windows 10X, como no Chrome OS, o usuário encontra uma lista de ajustes rápidos e todas as notificações enviadas pelos aplicativos instalados. O nome da conta, botões de liga/desliga e para ajustes também são os mesmos e estão presentes por aqui.

O Explorador de Arquivos do Windows 10X é mais simples, minimalista e exibe menos funções ou ajustes. Nele você escolhe a fonte dos arquivos em uma coluna da direita e pode ver o conteúdo das pastas no lado direito. Simples e objetivo, mais uma vez parecido com a mesma função no Chrome OS.

Explorador de Arquivos do Windows 10X (Imagem: reprodução/The Verge)

Explorador de Arquivos do Windows 10X (Imagem: reprodução/The Verge)

Janelas são diferentes no Windows 10X

Com uma pausa nas semelhanças com o Chrome OS, temos o sistema de janelas. O Windows nasceu justamente por elas e o seu nome, traduzido para o português, significa “Janelas”. No Windows 10X elas continuam presentes, os botões para fechar e minimizar também estão no lado direito, mas o de maximizar sumiu. Isso acontece por uma limitação do sistema operacional, que permite apenas janelas abertas por completo ou então dividindo espaço com outra – mais ou menos como o iPadOS nos iPads.

Outro detalhe bastante importante é que, aparentemente, a Microsoft só vai distribuir o Windows 10X com um hardware novo e para empresas parceiras. Este método de fazer negócios é diferente do Windows 10, que pode ser comprado livremente no varejo ou então na própria página da gigante do software.

Se por um lado a mudança pode limitar sua adoção, por outro a Microsoft pode ter adotado uma estratégia para garantir que o Windows 10X vai rodar bem com os componentes escolhidos pela fabricante autorizada. É controlar o software e o hardware mais de perto, isso tende a ser positivo.

Ainda não existe previsão de lançamento deste sistema operacional, ou do primeiro notebook que virá com ele instalado, mas posso garantir que estou animado para ver quais serão as soluções lançadas com o Windows 10X – quem sabe eu troco meu Chromebook velho de guerra.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados