Início » Aplicativos e Software » Windows 10 tem bug que corrompe sistema com um só comando

Windows 10 tem bug que corrompe sistema com um só comando

Vulnerabilidade do sistema permite que comando malicioso seja escondido em atalhos do Windows, arquivos ZIP, entre outros

Ana MarquesPor

Uma vulnerabilidade no Windows 10 permite que hackers corrompam o sistema com um comando de apenas uma linha. Devido à brecha de segurança, invasores podem esconder o comando malicioso em um atalho ou em arquivos ZIP, entre outros vetores. Em alguns casos, não é preciso nem que o usuário abra o arquivo para acionar a execução do código que aciona erros no disco rígido.

Novos ícones do Windows 10

Windows 10 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

De acordo com informações do site Bleeping Computer, o pesquisador Jonas L vem alertando para a vulnerabilidade desde agosto de 2020. Ao ser explorado, o bug afeta instantaneamente HDs formatados em NTFS.

Após a execução do comando, que se dá ao tentar acessar o atributo NTFS $ i30 em uma pasta de uma maneira específica, o Windows exibe a mensagem “o arquivo ou diretório está danificado e ilegível” e solicita a reinicialização do computador para a reparação do disco. De acordo com Jonas L, essa brecha foi aberta a partir do Windows 10 build 1803, uma atualização de 2018, e permanece sem correção.

O comando pode corromper qualquer unidade, não apenas o Disco Local (C:).O pesquisador ressalta ainda que uma chave de registro que poderia ser utilizada no diagnóstico dessa falha não está funcionando.

Ainda segundo o Bleeping Computer, existem formas mais sofisticadas de explorar a vulnerabilidade. Uma delas permite que invasores criem um arquivo de atalho do Windows e definam o local do ícone como C: \: $ i30: $ bitmap, o que acionaria a vulnerabilidade mesmo se o usuário nunca abrisse o arquivo.

A Microsoft afirmou que já está ciente do bug e fornecerá atualizações para os dispositivos afetados “o mais rápido possível”.

Com informações: Bleeping Computer

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

DovahShy (@JustMonika)
sudo rm -rf

só que do windows haha

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Acho que essa pressa em lançar 2 versões do windows por ano deixa passar muito bug

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

O problema maior foi terem dispensado a equipe interna de testes pra contar apenas com os participantes do Insider Preview pra descobrir e reportar os erros…

Tori Niwikari (@Tori)

Windows sem bugs não é um Windows de qualidade.

Eu (@Keaton)

que bug lindo… qual a explicação pra ele? hahaha

Tori Niwikari (@Tori)

O problema real foi simplesmente o Nadella ter pensando “hmmm, que tal ignorarmos completamente o Windows, viver de telemetria e focar TUDO NO AZURE E OFFICE?”

Aí deu no que deu.
Windows 10 sequer chega aos pés do que o Windows 8/7/XP foi.
Meu deus, até hoje às animações dão gargalos (de framerate) e as fontes nem sequer estão aprimoradas pro novos modelos de monitores e tamanhos, usando a antiga e ultrapassada Cleartype.

Se voltassem a focar no sistema desde 2015 e aprimoramentos o suficiente através de atualizações trianual, seria muito melhor.
Além de voltar com a equipe de testes, que foi tudo pro office.

Eu (@Keaton)

Não vejo dar frameada nas animações mais frequentes… e olha que eu uso um hardware um tanto quanto defasado já… (FX-6300, 8GB, GTX 750 1GB)… (E nem no meu Ryzen 5 1600 AF, 16GB, GTX 1650 4GB).

Crowley Curado (@Crowley_Curado)

ai esta a prova de que o windows 10 e possíveis outras versões não prestam, e foram feitas contra o usuário e não a favor do usuário, o windows 10 foi feito visando prejudicar as pessoas para que elas comprem outro computador, ou seja, a pessoa compra uma maquina hoje, amanhã o windows fode a maquina e força a pessoa a comprar outra, tudo pelo dinheiro apenas, isso ai e enriquecimento ilícito da empresa, quem ganha com isso não somos nos usuários das maquinas, mas sim as empresas ela lucram com o nosso prejuízo…

Crowley Curado (@Crowley_Curado)

a primeira vez que eu instalei o windows 10 no meu pc, eu já tive um impressão forte de que o sistema todo era uma armadilha, ele visava te espionar, e prejudicar o hardware da maquina, tanto e que você sediava informações pessoais, e um hd novinho foi danificado depois de eu instalar o windows 10 nele, não só meu hd, mas memoria ram, e a placa mãe foi para o saco depois disso, a maquina era recém montada com peças escolhidas a dedo todas novas…

Eu (@Keaton)

Ai tu já tá falando bobagem. Tudo bem que o Windows 10 tem telemetria que incomoda muita gente… mas estragar hardware? Não. Isso ai geralmente é culpa de fonte ruim. Maluco leigo compra hardware filé e resolve fazer a maior bobagem que se pode fazer no mundo da informática doméstica: usar fonte bomba, geralmente subdimensionada. Fonte ruim pode estragar muita coisa, aumenta as chances se for subdimensionada. (Alias, tem outra bobagem que o pessoal faz: usar estabilizador e/ou nobreak semi-senoidal em computadores…)

Lista as peças… incluindo a fonte.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Lista as peças ai começando pela fonte com a marca e modelo dela.

tenho um pc aqui com 9 anos e outro com 12 anos ambos rodando windows 10 a anos e estou de boa, os 2 ainda tem drivers, algo impensável na época do windows xp.

Eu (@Keaton)

Nuss, tu é masoquista. 12 anos de idade e rodando Windows 10? Até o Core2 Extreme Q9300 já sofre com o Windows 10… hahaha
(Técnicamente falando, até meu FX-6300 já tá dando sinais de idade)

² (@centauro)

Você mencionou e depois editou o Windows 7 como sendo o melhor e tal, mas no Windows 7 já tinha telemetria, assim como tem no 10.
Então o 7 te espionava do mesmo jeito que o 10 te espiona (talvez em menor escala, mas mesmo assim, espionava).

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Um pentium E2220 com 8gb de ram (ddr2) e ssd ainda consegue abrir o email e redigir uns textos no word de boa, mas to pensando com arruma um core 2 quad pra ele durar mais uns anos.