Início » Jogos » Como jogar Madden 20 [Guia para iniciantes]

Como jogar Madden 20 [Guia para iniciantes]

Correndo para endzone; saiba como jogar Madden 20 e aprenda os comandos básicos para marcar ou evitar touchdowns no game

Leandro Kovacs Por

Madden é a série mais famosa dos jogos de Futebol Americano da NFL. Veja abaixo, como jogar Madden 20, os comandos de ataque e defesa, modos de jogo e tudo o que precisa aprender no início do game para tornar a sua experiência próxima dos melhores jogadores, salve Tom Brady!

Madden 20 é o mais famoso game da NFL (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Madden 20 é o mais famoso game da NFL (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

1.Como jogar Madden 20

O jogo Madden 20 é o principal sobre a Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) e está disponível para as plataformas PS4, Xbox One e Windows (PC). Se o jogador optar pelo computador ele precisa atender os requisitos mínimos para rodar o game.

Configuração Mínimo Recomendado
Sistema Operacional Windows 7/8.1/10 64 bits Windows 10 64 bits
Processador FX-4330 (AMD), i3-4350 (Intel) Superiores à FX-4330 (AMD), i3-4350 (Intel)
RAM 8 GB 8 GB
Vídeo Radeon RX 460 (AMD), GeForce GTX 660 (NVIDIA) Radeon R9 270x (AMD), GeForce GTX 670 (NVIDIA)
DirectX 11 12
Espaço 48,5 GB
  • 48,5 GB

As configurações são medianas de acordo com as atuais exigências do mercado de jogos eletrônicos. Fica muito mais simples no caso do usuário ter um dos consoles para rodar o game.

2.Modos de jogo em Madden 20

Superstars KO

Nesse modo de jogo, é possível se juntar aos seus amigos em confrontos de até 3×3 contra outras equipes online. Antes da partida, o técnico escolhe um time de “base” e é feito um pequeno draft (escolha de jogadores).

O modo Superstar KO é diferente e desafiante (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

O modo Superstar KO é diferente e desafiante (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Na primeira partida são 2 jogadores de ataque e 1 de defesa escolhidos, conforme for passando as fases e vencendo, seleciona mais 1 jogador por rodada, se perder, começa novamente.

Draft de jogadores no Superstar KO (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Draft de jogadores no Superstar KO (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Exibição

Nesta seção, encontram-se os modos mais comuns de jogar o NFL Madden 20. A partida configurável contra o computador ou um amigo, o confronto online 1×1, treino de habilidades e o modo prática. É o ideal para novos jogadores.

Face of the franchise

É o desafio máximo do Madden 20, onde você controla um jogador ainda no fim da faculdade, que jogará os playoffs decisivos universitários que podem representar o início de uma carreira de sucesso na NFL, ou ser apenas um coadjuvante. Cada decisão nesse modo de jogo afeta diretamente o futuro e a vida do atleta.

A escolha dos atributos é fundamental para o sucesso em Face of the franchise (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

A escolha dos atributos é fundamental em Face of the franchise (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Ultimate Team

Parecido com os jogos de futebol como FIFA e PES, nesse modo de jogo você começa com uma equipe limitada e vai jogando a fim de adquirir novos jogadores para melhorar sua escalação. É possível comprar booster com atletas raros pela loja oficial do game.

Jogar, colecionar novos jogadores e melhorar o time em Ultimate Team do Madden 20 (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Jogar, colecionar jogadores e melhorar o time em Madden 20 (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Franchise

Lembra o Face of the franchise mas aqui a estrela é o técnico, gerente e CEO da equipe. Assumindo esses papeis, o jogador levará sua franquia (time) preferido à caminho do SuperBowl e criará uma dinastia no comando da equipe.

Leve seu time predileto até o topo (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Leve seu time predileto até o topo (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

3.Comandos e Controles

Como todo jogo de Futebol Americano, diversos comandos diferentes devem ser aprendidos, atacar, defender, controlar jogadores. O Madden 20 não é diferente nesse aspecto. Vamos para algumas dicas básicas de jogabilidade em cada modo, assim o iniciante não fica tão perdido. Os comandos serão explicados para Xbox One, que atende tanto o console quanto o PC utilizando joystick.

Ataque

Todo o lance, seja de ataque e defesa, começa com a escolha de como será feita a jogada. Para os ataques temos 3 opções de estilo: passe, corrida e trick play (enganar o adversário).

Passe

Escolhida a tática de passe, a tela muda para a posição de início da jogada. Pressionando LT a câmera se expande e apresenta as rotas e os comandos daquela jogada aplicadas ao campo de jogo. Muito bom para visualizar a força de acordo com a defesa adversária.

Visão da jogada de passe antes do início (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Visão da jogada de passe antes do início (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Após iniciar a jogada, cada recebedor ficará com o botão referente para receber o passe, assim o passe será efetuado na altura do peito. É possível dar um passe mais rasteiro para evitar ser interceptado pelo adversário segurando LT antes de pressionar o botão do passe.

Da mesma forma, para fugir de uma marcação na hora de receber o passe, segura-se LB antes de apertar o botão de passe correspondente. O recebedor irá pular para pegar a bola, mas dependerá de sua habilidade mantê-la segura.

Comandos para passe em Madden 20 (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Comandos para passe em Madden 20 (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Corrida

Após escolhida a jogada de corrida (run), os times se posicionam, semelhante ao passe, é possível observar a rota que o jogador halfback (HB) irá fazer carregando a bola. Iniciando a jogada, a bola é dada para o HB que deverá avançar pelos “buracos” da defesa na maior distância possível.

Visão da jogada de corrida em Madden 20 (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Visão da jogada de corrida em Madden 20 (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

  • Correr: pressionar o RT com a posse de bola;
  • Proteger a bola: pressionar o RB.

Ao vermos um adversário chegando para nos derrubar:

  • Mergulhar: pressionar X;
  • Girar para fugir do contato: pressionar B;
  • Esticar o braço para manter distância do adversário: pressionar A
  • Abaixar a cabeça e ir de encontro ao adversário para derrubá-lo: mova o analógico direito em direção ao adversário.

    Comandos de corrida para Madden 20 (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

    Comandos de corrida para Madden 20 (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Existem muitos outros comandos, mas o jogador vai pegando com a prática, são mais avançados e dão uma ampla competitividade.

Defesa

A defesa basicamente está em derrubar o adversário com a bola ou tentar interceptar o passe. O computador auxilia nesses movimentos, principalmente para interceptar passes, mas sendo executados manualmente precisam de muito treino, os novatos podem se preocupar simplesmente em derrubar o adversário que está com a bola.

  • Trocar de jogador: pressionar B irá alternar os jogadores controlados;
  • Derrubada conservadora: pressionar A próximo do adversário com a bola;
  • Derrubada em mergulho: pressionar X próximo ao jogador adversário, é uma derrubada forte que pode fazer o adversário soltar a bola e criar um fumble, mas se errar abre espaço para a corrida virar touchdown;
  • Derrubadas variadas: usar o analógico direito na direção do adversário, mais utilizado por ser simples.

    Na defesa o adversário precisa ser derrubado (imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

    Na defesa o adversário precisa ser derrubado (imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Dicas para iniciantes

  • O Madden 20 oferece diversos controles em poder do computador, facilitando a jogabilidade do iniciante. Utilize-os e troque para manual gradativamente;
  • Jogadas de passe avançam mais jardas, mas tem potencial de serem interceptadas, utilize com cautela;
  • Jogadas de corrida são ideais para avançar pequenas quantidades de jardas, sendo mais seguras quanto a inversão de posse de bola;
  • Utilize o relógio à seu favor: se estiver vencendo, com o tempo da partida no fim, segure a posse de bola e opte por jogadas de corrida, elas não param o relógio.
  • O adversário estando com a posse de bola no fim do jogo também irá valorizá-la, caso o relógio não pare, utilize seus pedidos de tempo para parar a contagem;

Agora você pode entrar no mundo da NFL sabendo como jogar Madden 20. O game tem muitos detalhes, assim como o esporte real. Então, é melhor praticá-lo bastante antes de se aventurar nas partidas online. Bons Jogos!

Com informações: EA

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando