Início » Aplicativos e Software » Comparativo: Discord ou Slack?

Comparativo: Discord ou Slack?

Confira nosso comparativo e descubra qual é o melhor entre esses dois softwares de gerenciamento de times: Discord ou Slack

Ronaldo Gogoni Por

O Slack é um dos softwares mais usados para gerenciamento de times e colaboração online, mas suas restrições abriram espaço para concorrentes. Um deles é o Discord, que embora tenha sido criado como um app para conectar gamers, evoluiu bastante e hoje é usado também como uma ferramenta corporativa. Descubra qual o melhor, se Discord ou Slack, em nosso comparativo a seguir.

Slack vs. Discord (Imagem: Tecnoblog)

Slack vs. Discord (Imagem: Tecnoblog)

Discord ou Slack?

O Slack é uma ferramenta de colaboração online que possui uma filosofia voltada para o ambiente corporativo. No entanto, ele é um app freemium e mantém alguns de seus recursos atrás de um paywall, como histórico de mensagens e chamadas em vídeo.

O Discord, por sua vez, é um app fundamentalmente gratuito (hoje ele possui um plano de assinatura opcional), que não limita recursos. Ao mesmo tempo, os desenvolvedores vêm trabalhando no software para fazer dele uma plataforma mais generalista e menos ligada exclusivamente ao público gamer. Como consequência, ele vem sendo considerado uma opção ao Slack e a seus concorrentes diretos, como Microsoft Teams, Rocket Chat e outros.

Acompanhe nosso comparativo e descubra qual o melhor, se Discord ou Slack.

1. Disponibilidade

Ambos serviços estão disponíveis em todas as plataformas de comunicação atuais, mas o Slack leva uma pequena vantagem.

Plataforma Discord Slack
Navegador (cliente web) ✔️ ✔️
Windows ✔️ ✔️
macOS ✔️ ✔️
Linux ✔️ ✔️
iOS/iPadOS ✔️ ✔️
Android ✔️ ✔️
Windows Phone/Mobile (legado) ✔️

Por ser um serviço 2 anos mais velho que o Discord (2013 vs. 2015), o Slack possui suporte ao Windows Phone/Mobile, ausente no concorrente. De resto, ambos programas rodam nos mesmos sistemas para desktop e mobile.

Embora os dispositivos móveis da Microsoft hoje sejam considerados legados (sem suporte oficial), é preciso reconhecer que o Slack está de fato presente em uma plataforma a mais que o Discord.

Vencedor: Slack

2. Chat de texto

Chat de texto do Discord (Imagem: Divulgação/Discord)

Chat de texto do Discord (Imagem: Divulgação/Discord)

Tanto o Discord quanto o Slack suportam canais, que organizam seu conteúdo em chats. A cada chat pode ser atribuído um tema, e o administrador pode determinar quem pode e não pode acessar tal sala.

A diferença é que no Discord, as atribuições podem ser dadas categorizando os usuários através de “papéis” ou “cargos”, que limitarão seu acesso a um ou outro chat de texto. No Slack, o acesso é atribuído individualmente pelo administrador, que precisa conceder manualmente o acesso aos canais.

O Discord tem um recurso a menos, nas threads. Nele, uma resposta a uma postagem aparece como uma citação única, enquanto que no Slack, ela cria uma conversação à parte, que pode ou não ser exibida para os demais usuários do chat, o que ajuda a organizar melhor as conversas.

Vencedor: Slack

3. Chats de áudio e vídeo

Chat de vídeo no Slack (Imagem: Divulgação/Slack)

Chat de vídeo no Slack (Imagem: Divulgação/Slack)

Tanto o Discord quanto o Slack suportam chats de áudio e vídeo em seus canais, com algumas diferenças. No Slack, eles assumem o formato de uma chamada isolada, onde uma chamada de voz ou de vídeo pode comportar até 15 pessoas na modalidade paga. No gratuito, ambas suportam apenas chamadas de um para um.

No Discord, chamadas de áudio suportam até 99 usuários simultâneos (!), enquanto as de vídeo permitem conectar até 10 pessoas simultaneamente, ambas sem restrições. Neste último, a empresa aumentou o limite para 50 participantes durante a pandemia da COVID-19, em caráter temporário. Ambos permitem compartilhar a tela durante chamadas de voz e vídeo, mas o Slack oferece a opção de fazer anotações nela.

De qualquer forma, o suporte do Discord em chamadas é melhor que o Slack, por não limitar as ferramentas a usuários não-pagantes.

Vencedor: Discord

4. Integração com outros apps

Alguns dos apps suportados pelo Slack (Imagem: Divulgação/Slack)

Alguns dos apps suportados pelo Slack (Imagem: Divulgação/Slack)

Aqui, a natureza corporativa do Slack faz diferença. Por ser uma plataforma voltada majoritariamente para gerenciamento de times, ela suporta uma enorme quantidade de apps, que permitem integrar suas funções ao serviço. Há suporte a aplicações como Trello, Google Drive, Google Workspace (G Suite), GitHub, Zoom, Webex, 1Password e etc, e até chamadas do Microsoft Teams.

A parte de integração do Discord, por outro lado, ainda é ligada à sua natureza gamer original, permitindo que usuários façam streaming para plataformas como Twitch e YouTube, além de suporte a serviços como Zapier (automação de postagens em redes sociais) e Droplr (compartilhamento de capturas de tela). E nada muito além disso.

Vencedor: Slack

5. Extras

Craig é um dos vários bots do Discord (Imagem: Reprodução/Discord)

Craig é um dos vários bots do Discord (Imagem: Reprodução/Discord)

Por ser um aplicativo mais “sério”, o Slack não inventa muita moda e se atém ao básico para uso corporativo. Já o Discord oferece uma funcionalidade extra, a integração com bots criados por usuários, para os mais diversos fins.

A maioria dos bots do Discord possuem funções voltadas para fins de entretenimento, mas há alguns mais gerais como o MEE6, que automatiza funções de moderação e promoção de usuários, e o Craig, que permite gravar as chamadas de áudio dos chats, de forma sincronizada e com boa qualidade, permitindo inclusive usar o Discord para gravar poscasts, como o Tecnocast.

Ainda que os bots não sejam a mesma coisa que integração de apps, trata-se de uma função que o Discord possui e para a qual o Slack não oferece suporte.

Vencedor: Discord

6. Segurança

Segurança de dados é importante (Imagem: TheDigitalWay/Pixabay)

Segurança de dados é importante (Imagem: TheDigitalWay/Pixabay)

Ambos aplicativos suportam conexão segura, criptografia, autenticação em duas etapas e SSO. O Slack está em conformidade com diversos protocolos ISO de Segurança da Informação, até por conta de sua natureza corporativa, onde dados extremamente sensíveis circulam todos os dias.

Tanto uma quanto outra plataforma entregam ao administrador do canal total controle, e um usuário só pode entrar se for convidado. O Discord é especialmente paranoico com isso, e seus convites podem ser customizados com tempo de uso e cliques limitados.

Por outro lado, o Discord não possui um recurso muito útil presente no Slack, a obrigatoriedade de uso de 2FA por parte dos usuários. No Slack, o administrador pode configurar o acesso de modo que ele seja liberado apenas àqueles que já ativaram o recurso em suas contas, enquanto o Discord não permite tal nível de customização, o que pode ser entendido como uma falha de segurança.

Vencedor: Slack

7. Preço

Tela de canal do Discord (Imagem: Reprodução/Discord)

Tela de canal do Discord (Imagem: Reprodução/Discord)

O Slack pode ser usado com uma conta gratuita, mas há uma série de limitações nos recursos:

  • Os canais só armazenam as últimas 10 mil mensagens;
  • Limite de 5 GB de arquivos compartilhados por canal;
  • Chamadas de áudio e vídeo apenas de um para um;
  • Até 10 apps integrados ao canal.

Os planos pagos do Slack são os seguintes:

  • Padrão (US$ 6,67/mês): Histórico de mensagens completo, integração de apps ilimitada, chamadas de voz e vídeo entre até 15 pessoas, colaboração com ferramentas externas por canais seguros;
  • Plus (US$ 12,50/mês): Conteúdo do plano Padrão, gerenciamento de identidades via SSO, sincronização em tempo real via Active Directory com OneLogin, Okta e Ping Identity, suporte 24 horas;
  • Enterprise Grid (sob consulta): Para corporações de grande porte, contem recursos do plano Plus + gerenciamento de nível corporativo de alto nível.

O Discord, por sua vez, não limita nenhum de seus recursos mediante pagamento, e todas as suas funcionalidades estão liberadas desde o início. O Discord Nitro apenas oferece funcionalidades a mais, como compartilhamento de arquivos de até 100 MB (originalmente 8 MB), emojis e impulsos de canais.

Vencedor: Discord

Qual o melhor? Slack

Slack no navegador (Imagem: Stephen Phillips/Unsplash)

Por 4 pontos a 3, o Slack leva a melhor sobre o Discord em pontos bem específicos: disponibilidade em plataformas, possibilidade de organizar conversas de texto em threads, suporte a uma grande quantidade de apps para integração de recursos, e uma segurança mais robusta.

Por outro lado, o Discord possui pontos positivos difíceis de ignorar: suporta mais usuários em chats de áudio e vídeo, pode incorporar funções diversas através dos bots criados pela comunidade, e é totalmente gratuito, não limitando recursos mediante pagamento.

No fim das contas, optar entre Discord ou Slack é uma questão de preferência e necessidade: o primeiro tem a gratuidade e a versatilidade ao seu lado, próprio para quem deseja fazer “algo mais” com seu app de gerenciamento de times, enquanto que o segundo é totalmente voltado a ambientes corporativos, provendo simplicidade e segurança.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando