Como usar a Mi Cloud para rastrear um Xiaomi perdido ou roubado

Saiba como rastrear um celular da Xiaomi; o processo pode ser feito no site da própria empresa ou usando a conta do Google

Bruno Gall De Blasi Ana Marques Wagner Pedro
Por , e
• Atualizado há 11 meses
Xiaomi Redmi Note 11 com MIUI 13 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Saiba como rastrear um celular da Xiaomi roubado (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Xiaomi tem uma ferramenta nativa que ajuda a encontrar dispositivos perdidos. Por meio da Mi Cloud, é possível verificar a localização exata de um celular que foi vítima de roubo ou perda, e até mesmo excluir dados e aplicativos remotamente. Descubra como rastrear um smartphone da Xiaomi no passo a passo a seguir.

Requisitos

A ferramenta só funciona se o rastreador, GPS e a internet do smartphone estiverem ativados. O processo de rastreio pode ser feito em poucos minutos.

Tempo necessário: 2 minutos

  1. Acesse a Mi Cloud

    Abra o navegador e entre no site i.mi.com.

  2. Faça o login

    Clique em “Fazer login com a Conta Mi” e acesse o seu perfil.Faça o login na Mi Cloud (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

  3. Entre no rastreador de dispositivos da Xiaomi

    Quando a página carregar, clique em “Encontrar dispositivo”.Entre no rastreador de dispositivos da Xiaomi (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

  4. Confira a localização do seu dispositivo

    Aguarde o mapa apresentar a localização do celular.

Atenção

Ao encontrar a localização de um celular furtado ou roubado pela plataforma, não se arrisque: procure a polícia e registre um boletim de ocorrência.

Emita um sinal sonoro para encontrar o aparelho

O celular está por perto? Sem problemas: a Mi Cloud permite emitir um sinal sonoro para encontrar o aparelho. O uso da função é bem simples: 

  1. Acesse a Mi Cloud (i.mi.com) pelo seu navegador e faça login.
  2. Entre em “Encontrar dispositivo”.
  3. Clique em “Tocar som”.
    Clique em "Tocar som" (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
  4. Pressione no botão “Tocar som” para concluir.
    Pressione no botão "Tocar som" para concluir (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

O alerta será acionado imediatamente, caso o dispositivo esteja conectado à internet, ajudando a encontrar a exata localização do aparelho.

Ao encontrá-lo, é só desativar o sinal sonoro diretamente pelo smartphone.

Como bloquear um dispositivo Xiaomi

A Mi Cloud oferece uma opção para bloquear o aparelho com senha. Dessa forma, o smartphone impede o acesso de pessoas desconhecidas imediatamente. O procedimento protege aplicativos de banco, e-mail, redes sociais e afins. Saiba como acionar o bloqueio de tela, de forma remota, a seguir:

  1. Acesse a Mi Cloud (i.mi.com) pelo seu navegador e faça login.
  2. Entre em “Encontrar dispositivo”.
  3. Clique em “Modo perdido”.
    Na Mi Cloud, clique em "Modo perdido" (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
  4. Confirme o bloqueio em “Mudar para Modo perdido”.
    Confirme o bloqueio em "Mudar para Modo perdido" (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Se o celular estiver offline ou desligado, o bloqueio de tela será habilitado assim que o smartphone for conectado à internet.

Este recurso de segurança nativo mantém o rastreio de localização ativo. Segundo a Xiaomi, o posicionamento será atualizado continuamente. “Se o seu dispositivo estiver desligado, um SMS será enviado para localizá-lo”, explicaram. 

Os cartões do Mi Pay também serão removidos ao acionar o bloqueio.

Vale lembrar que esse processo é reversível. Isto é, caso você recupere o aparelho roubado ou perdido, é possível desbloquear o dispositivo usando a senha conta Xiaomi.

Apagar os dados de um Xiaomi perdido ou roubado

Pense bem!

A opção para apagar todos os dados de um dispositivo é irreversível. Ou seja, uma vez acionada, as informações guardadas no aparelho serão permanentemente removidas.

Seu celular Xiaomi foi roubado ou não conseguiu encontrá-lo? Então, é melhor apagar os dados remotamente e restaurar as configurações de fábrica pela Mi Cloud:

  1. Acesse a Mi Cloud (i.mi.com) pelo seu navegador e faça login.
  2. Entre em “Encontrar dispositivo”.
  3. No mapa, clique em “Apagar dados”.
    No mapa, clique em "Apagar dados" (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
  4. Conclua o processo em “Apagar”.

Todas as informações salvas no smartphone, como contatos, fotos, e-mails e afins, serão removidas em seguida, incluindo o que está armazenado no cartão de memória.

A função também desativa a sincronização e retira os cartões cadastrados no Mi Pay.

Os donos de smartphones da Xiaomi ainda podem controlar o dispositivo remotamente após fazer a redefinição para os padrões de fábrica. 

Como rastrear um Xiaomi usando a conta do Google

Além da Mi Cloud, os celulares da Xiaomi também podem utilizar o serviço de localização do Google Play. Assim, os usuários contam com mais uma opção para bloquear e apagar o telefone remotamente. Saiba como usar o Encontre Meu Dispositivo para rastrear Android pelo Google.

Meu celular foi roubado. O que mais devo fazer?

Se você teve o celular roubado, também é preciso realizar alguns procedimentos adicionais, como bloquear o chip SIM. Essa e outras ações podem evitar o uso indevido de serviços e o acesso às informações pessoais armazenadas no dispositivo. Veja nosso guia completo para saber o que fazer se o seu celular foi roubado.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Xiaomi na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados