A decisão de banir Donald Trump teve impacto significativo nas redes sociais. Uma semana após o presidente dos Estados Unidos ser bloqueado do Twitter, houve queda de 73% em posts com desinformação sobre a eleição americana. É o que aponta a Zignal Labs, que analisou alegações de fraude na disputa eleitoral, algo negado pela Justiça do país.
- CEO do Twitter diz que banir Trump abriu precedente “perigoso”
- Trump busca rede social alternativa ao Twitter após ser banido
Donald Trump (Imagem: Gage Skidmore/Flickr)
A redução de posts com fake news sobre a eleição americana ocorreu de 9 e 15 de janeiro, na comparação com a semana anterior. Após Trump ser banido do Twitter em 8 de janeiro, as conversas sobre uma suposta fraude eleitoral em redes sociais despencaram. A Zignal Labs diz que as menções ao tema em várias plataformas caíram de 2,5 milhões de posts para 688 mil posts.
O movimento acontece depois de Trump e seus apoiadores serem bloqueados em várias plataformas. O Twitter removeu 70 mil contas que promoviam a teoria da conspiração QAnon. O republicano ainda foi suspenso por tempo indeterminado de Facebook e Instagram, e teve medidas desfavoráveis em outras plataformas.
Ainda de acordo com o levantamento, houve queda de 95% em posts com a #FightforTrump e de mais de 95% em posts com #HoldTheLine ou “March for Trump”, considerando várias plataformas. Já os tweets com termos como “voter fraud”, “stop the steal”, “illegal votes” e “shredded ballots” registraram quedas entre 67% e 99%.
Os posts com expressões relacionadas à teoria QAnon caíram, mas houve alta de 15% em menções a “Q” e “QAnon”. A Zignal Labs acredita que o crescimento aconteceu devido às publicações que comentavam sobre a participação dos apoiadores dessa teoria na invasão ao Capitólio dos EUA.
Trump promoveu desinformação sobre eleição
A Zignal Labs afirma que uma rede formada por Trump, influenciadores e outros seguidores conhecidos contribuiu para eleitores comuns realizarem acusações sem provas de fraude na eleição americana. A desinformação levou à invasão ao Capitólio no dia da certificação da vitória de Biden. O ato resultou em cinco mortes.
Depois do bloqueio de Trump e vários de seus apoiadores no Twitter e em outras plataformas, ainda há incertezas sobre como esta rede de fake news atuará. No entanto, parece cada vez mais claro que as plataformas têm ferramentas para evitar a desinformação com mais antecedência.
Com informações: The Washington Post, Mashable.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
rs… estatística oferecida pelo próprio twitter.
Não, fera. Pela Zignal Labs, tá na matéria.
“Ain, mas o Twitter que forneceu os dados pra essa estatística”.
Sim, provavelmente a empresa dispõe de um software que captura todas o tuítes de acordo com palavras-chave, como toda ferramenta de estatística de redes sociais. Sem filtro nenhum do Twitter.
“Ain mas tem que banir também o fulaninho com 100 seguidores, a regra vale pra todos”
Não vale?
Até esquecem que tweets são públicos pra galera ver.
Daqui a pouco, vão alegar que a empresa está sendo enviesada e que há um suposto complô (sério, já tive que discutir isso com fulaninho, e teve a pachorra de me chamar de degenerado por “compactuar com a restrição de livres ideias”).
O vilão sempre está lá fora, e quando mostramos que o que falam é idiotice, nos chamam de vendidos.
Grande dia
O Twitter só é mecionado como o marco temporal que usaram pra fazer o corte dos dados. Pegaram o conteúdo uma semana antes e uma semana depois do banimento no Twitter. E esse marco temporal provavelmente foi o escolhido porque a plataforma foi a primeira a tomar essa decisão.
A análise de conteúdo foi feito em diversas redes sociais, não só no Twitter.
Claro que vale, mas o que não entendem é que o impacto de banir uma conta aleatória é zero, enquanto banir um dos maiores propagadores de fake news do site é esse aí: menos 73% de notícias falsas.
Essa referência após o artigo está linkando para um artigo no Mashable sobre o “Keyboard Cat”
Ta difícil o pessoal entender isso…
O q não é complô pra esse bando de lunáticos?
Na verdade, o que vocês não entendem é que não banir uma conta potencialmente perigosa, ela se torna significativamente mais visada e, quando o Twitter vai banir, já é tarde. O próprio Trump é um exemplo.
Já expliquei isso noutro post, mas pelo visto, diversos aqui ainda continuam com a mente fechada e não entendem. Claro, a tendência ideológica cega o entendimento.
certeza que o software da plataforma é isento, rs… a lista de parceiros da Zignal >> https://zignallabs.com/partners/
rs… o Twitter: obrigado, de nada… rs…
Verdade, os robôs de captação de publicações em redes sociais são esquerdalhas.
Considerando que outras 100k contas foram pra vala pouco depois, não é de se espantar.
Btw, nem uso Twitter, parece que só tem sequelado naquela rede.
Mas pelo menos não são sócios do twitter, rs… https://zignallabs.com/partners/
Sério que tem gente acreditando nisso? Ah, deve ter, até esse site acreditou.
Você traduziu Partner como “Sócio” e não como “Parceiro”? O cara tem enviesamento até em tradução. Deve deixar o Google Tradutor ativado no navegador pra acessar a internet.
O máximo que o Twitter faz é fornecer a API pra captação de publicações.
Noticia certa: Após bloquear quem não gosto e seus seguidores. Post que eu não gosto cai 73%.
Título mais imparcial (portanto, argumentável que seja a mais certa): Após banir conta X, o número de posts com determinadas palavras-chaves caíram 73%.
Se você gosta ou não é opinião e, portanto, argumentável que não seja o título mais certo.
Já sabemos que dá certo, agora só aplicar por aqui, taokey!
Não tem como dissertar com essa trupe do chapéu de papel alumínio: se você tem a mínima correlação com que eles acusam, nem que seja ter comprado pão na mesma padaria, tu é um vendido comunista degenerado que visa destruir os valores tradicionais, tal como ele.
É mole?
Ansioso pelo banimento de um @ aí com 6,6M que vive de fake news.
tá no texto, campeão.
É verdade esse bilhete! Agora o Twitter é calmo, o Twitter é tranquilo, o Twitter é sereno, o Twitter agora é um arco-íris que nasce aqui óh! Na manjedoura, na manjedoura de um pônei, um pônei rosa e dourado e esse arco-íris do Twitter vem até aqui óh! Até aqui e caí num parque, num parque com ursinhos e duendes dançando e cantando em volta de uma lareira e comendo seus marshmallows e essa lareira leva o quê? Leva purpurina para um céu de algodão-doce e esse céu com nuvens de algodão-doce quem tá lá? Quem tá lá? É Ventania, o Unicórnio da She-Ra e ele traz uma chuva de felicidade e harmonia, com gosto de chocolate. E quem bebe essa chuva? Quem bebe essa chuva? Somo nós! Nós que bebemos essa chuva, pq o Twitter é o quê? O Twitter é amor! O Twitter agora á amor… rs
“desinformação”
Se banir o clã bozo, vai ter menos fake news ainda.
Fui censurado por causa de uma resposta vedadeira. Reflexo da mesma atitude tomada pelo Twitter. Se falar o que o pessoal aqui não concorda (a verdade), a gente é censurado.
Muita gente dodói aqui. Lamentável. Screenshot_2021-01-20-21-37-31-725_com.vivaldi.browser1080×2340 318 KB
Interessante é que o comentário que você respondeu, o qual teve o mesmo teor (ou pior, dependendo de como você analisa), não foi ocultado. E ainda ganhou 9 likes. Anyway, o bom desse tipo de matéria é que as tendências se afloram (implícita ou explicitamente) e aí eu vou anotando quem é quem. Assim fica bem fácil saber com quem você lida por aqui…
Casos como esse acredito que seja mais efetivo enviar uma mensagem para moderação rever. Fiz isso agora.
Mas também as pessoas devem aprender a iniciar discussões, vamos pensar por 1 minuto gente, se querem ter razão nas discussões que pelo menos façam de forma respeitosa e com conteúdo.
Se não me engano, a forma como o Discord é/está configurado oculta mensagens sinalizadas automaticamente (talvez dependa do nível do usuário que sinaliza, não sei).
Ou seja, é uma conduta conservadora, onde se oculta primeiro e depois a moderação decide o que fazer.
ôxe, e não é?
ué tá comparando desinformação com a toxicidade de lá ?!