Coleções do Instagram: como criar, compartilhar ou apagar pastas de itens salvos

Instagram permite criar coleções privadas ou compartilhadas; não é possível ver quem salvou suas publicações, mas dá para ver quantas vezes o post foi salvo no Instagram

Victor Toledo Lucas Lima
Por e
Publicações no feed do Instagram
É possível criar coleções de fotos no Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

As coleções do Instagram são como álbum de fotos que você gostou, organizados em pastas, de forma temática, conforme a sua preferência. Você pode criar coleções privadas ou colaborativas na rede social. A seguir, veja como criar ou gerenciar as pastas com itens salvos em coleções do Instagram.

Como criar pastas de coleções de posts no Instagram

O Instagram permite criar e compartilhar coleções de itens salvos com outros usuários. Para isso, escolha uma publicação e faça o seguinte:

  1. Toque no botão salvar do Instagram e selecione “Salvar na coleção“.
    Mockup de celular com print do Instagram que indica o botão de salvar e o ícone "Salvar na coleção" por setas vermelhas.
  2. Ative a opção de coleções colaborativas e toque no botão “Salvar“, localizado no canto superior direito.
    Mockup de celular com print do Instagram que indica o botão de compartilhar e o ícone de salvar, localizado no canto superior direito, por setas vermelhas.

É possível conferir se a pasta foi compartilhada nas suas mensagens diretas com a outra pessoa.

Além disso, é necessário acessar o menu “Salvos” no seu perfil para encontrar todas as suas coleções feitas no Instagram. Veja como abaixo.

Como encontrar minhas pastas de coleções no Instagram

  1. Na sua tela de perfil, toque no menu representado por três barras, localizado no canto superior direito da tela.
    Mockup de celular com print de tela do Instagram que indica o menu de três barras localizado no canto superior direito da tela.
  2. Toque no menu “Salvos” do Instagram para abrir suas coleções de posts.
    Mockup de celular com print de tela do Instagram que indica o menu "Salvos" usado para encontrar coleções de posts.

Todas as suas coleções de posts do Instagram serão exibidas na tela. É possível editar ou apagar o conteúdo da coleção.

Como apagar uma pasta das coleções do Instagram

  1. Após abrir o menu de três barras no seu perfil, toque em “Salvos” para abrir suas coleções de posts.
    Mockup de celular com print de tela do Instagram que indica o menu "Salvos" usado para encontrar coleções de posts.
  2. Toque em uma coleção feita no Instagram para conferir todos os posts salvos.Mockup de celular com print de tela do Instagram que indica o menu de coleções.
  3. Selecione o botão de três pontos, localizado no canto superior direito, para abrir as opções de edição.
    Mockup de celular com print de tela do Instagram que indica um botão de três pontos usado para editar ou apagar coleções.
  4. Um novo menu será exibido em sua tela. Toque em “Excluir coleção” e confirme para apagar uma de suas coleções do Instagram.Mockups de celular com prints de tela do Instagram que indicam, por setas vermelhas, os botões de excluir coleções.

Como ver se uma foto minha foi salva em coleções do Instagram

Para saber se uma foto sua foi salva por algum outro usuário é preciso que você tenha uma conta comercial no Instagram. Só assim o recurso estará disponível.

  1. Toque no botão “Ver insights” para abrir o menu de métricas do Instagram. O número de salvamentos será indicado no último item.Mockups de celular com prints de tela do Instagram que indicam, por setas vermelhas, os botões de métricas de uma publicação. É possível ver dados sobre o post, como quem salvou sua foto em uma coleção.

Quem pode ver minhas pastas de coleções do Instagram?

Ninguém tem acesso às publicações que você salvou em pastas de coleções do Instagram.

Os itens salvos só podem ser visualizados por outras pessoas se você criou uma coleção colaborativa (compartilhada com outro usuário) ou fez uma Guia do Instagram com as postagens no seu perfil.

Posso ver quem salvou minha foto no Instagram?

Não é possível ver quem salvou sua foto ou vídeo em coleções do Instagram.

A rede social apenas deixa ver quantas vezes a publicação foi salva, mas é preciso ter um perfil comercial no Instagram para ter acesso às métricas dos posts.

Posso compartilhar uma coleção já criada no Instagram?

Não. Uma coleção de itens salvos no Instagram só pode ser colaborativa se for ajustada dessa forma no momento da criação.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados