Início » Aplicativos e Software » Como funciona um canal no Telegram?

Como funciona um canal no Telegram?

Transmissão coletiva; saiba como funciona um canal no Telegram, quais são as características que este modo envolve

Leandro Kovacs Por

Públicos ou privados, os canais e grupos servem para fazer divulgações e enviar mensagens para mais de uma pessoa. Veja abaixo, como funciona um canal no Telegram quais as particularidades dessa forma de comunicação.

O canal no Telegram é uma ferramenta para divulgações amplas (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

O canal no Telegram é uma ferramenta para divulgações amplas (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

O que é um canal do Telegram

Os canais do Telegram são uma ferramenta para transmissão pública de mensagens, visando grandes audiências. Os canais podem ter um número ilimitado de inscritos. Mensagens postadas em um canal são assinadas com o nome do canal e não o pessoal.

Pode-se definir um grupo de administradores adicionais para monitorar e ajudar a gerenciar o canal. Todos os novos inscritos podem ver o histórico de mensagens completo do canal assim que eles entram. Resumindo, é um grande mural para postar informações do interesse daquele coletivo de pessoas.

Como criar um canal no Telegram

  • iPhone: Inicie uma nova mensagem (toque no ícone no canto superior direito em Chats) e então em “Novo Canal”;
  • Android: Pressione o círculo com o ícone de um lápis e então em “Novo Canal”.

    É simples criar um novo canal no Telegram (Imagem: Leandro Kovacs/Unsplash)

    É simples criar um novo canal no Telegram (Imagem: Leandro Kovacs/Unsplash)

Canal e grupo no Telegram são a mesma coisa?

A resposta é não. Na verdade, os grupos buscam uma interação mais intimista entre os membros, diferente da via única de divulgação. Os grupos são ideais para compartilhar coisas com amigos e familiares ou para colaboração em pequenas equipes.

Nada impede que os grupos sejam grandes, suportam até 200.000 membros, mas são como uma praça pública de debates, que pode ser configurada para que o dono e administradores tenham maior controle.

Canal público ou privado no Telegram?

Retornando aos canais, temos agora a diferença entre os públicos e os privados, mas o que isso significa? Os canais públicos possuem um nome de usuário, próprio para aquele canal. Qualquer um pode encontrá-los na busca do Telegram e entrar, afinal, são públicos.

Os canais privados são particulares. É necessário ser adicionado pelo criador ou conseguir o link de convite para entrar, geralmente compartilhado pelo dono e administradores.

Criador e administradores de um canal

O criador de um canal pode transmitir mensagens, apagá-las, adicionar inscritos (restrito aos primeiros 200), remover inscritos, alterar o nome do canal, imagem de perfil e link, assim como apagar o canal completamente. O criador é o grande dono do canal de divulgação, mas pode adicionar e remover administradores para ajudar a gerenciar o canal, não é necessário fazer o trabalho todo sozinho.

Como convidar pessoas para um canal no Telegram

O criador pode convidar as primeiras 200 pessoas do canal. No caso do canal público, será gerado um nome de usuário e um link “t.me” (por exemplo: t.me/Tijukistão) – o link pode ser postado nas redes sociais, anunciado em revistas ou qualquer tipo de divulgação. Se o canal for privado, o link de convite poderá ser enviado para amigos.

Contador de visualizações no canal do Telegram

Toda postagem em um canal possui um contador de visualizações. São incluídas também visualizações de mensagens encaminhadas e adicionadas ao contador total, o criador ou os administradores poderão ver facilmente o alcance daquela informação.

Os registros são aproximados, após 4 dias em média, deletados. Desta forma, uma postagem já vista poderá ser contabilizada novamente. O contador de visualizações é identificado pelo ícone do “olho”.

Como saber quem postou no canal

Como criador, pode-se ativar as assinaturas de administrador que os usuários irão ver ao lado dos contadores de visualizações. As assinaturas mencionam apenas o nome do administrador que enviou a mensagem, mas nenhum link para o perfil deles é adicionado. Caso não ative as assinaturas, todas as mensagens serão enviadas em nome do canal e não terá como saber quem foi que enviou.

Já sabendo como funciona o canal no Telegram, se optar por fazer um, utilize-o como uma central de distribuição de informações. Divulgação de boletins, atualizações, lançamento de novos produtos. Se o objetivo for ter interação direta, o grupo ainda é uma melhor opção. Boa sorte.

Com informações: Telegram

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando