Como saber se um Xiaomi é original

Celulares falsificados podem trazer prejuízos e riscos à sua saúde; saiba identificar quando um Xiaomi é original e evite problemas

Ana Marques
Por
• Atualizado há 1 ano
Xiaomi Mi Note 10 na caixa Imagem: Toro Tseleng/Unsplash
Xiaomi Mi Note 10 na caixa (Imagem: Toro Tseleng/Unsplash)

Os celulares da Xiaomi são famosos pelo bom custo-benefício, entregando ficha técnica competente por preços geralmente mais baixos do que os da concorrência. Por ser popular, a marca também é alvo de falsificações – mas como saber se o smartphone é original?

Os modelos falsos acabam chamando a atenção por serem mais baratos, mas podem colocar a sua saúde em risco, já que não passam pelos testes de segurança da Anatel. Em casos mais leves, o prejuízo pode ser só material – ao apresentar bugs ou defeitos, você não contará com a garantia da marca.

Para evitar esse tipo de problema, separei algumas dicas de como saber se o seu celular Xiaomi é original. Acompanhe nas linhas abaixo.

Verifique o IMEI do celular

Pelo site da Anatel

Se você tiver acesso à caixa do aparelho, é possível verificar qual é o IMEI do celular e fazer uma pesquisa no site da Anatel. Você também pode encontrar o número nas configurações do seu aparelho – basta discar *#06# e apertar a tecla para ligar.

Com o IMEI em mãos, utilize a ferramenta da Anatel para consultar a situação do smartphone. Quando um celular está em conformidade com as normas da agência, a mensagem “Até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso” é exibida.

Pelo site da Xiaomi

Você também pode conferir a autenticidade e qual é a versão do produto (global ou chinesa) no site oficial da Xiaomi. Para isso, utilize o IMEI ou número de série do smartphone e acesse a aba “Autenticação de produto” do site mi.com/global/.

Site da Xiaomi
Site oficial permite saber se um Xiaomi é original (Imagem: Reprodução)

Use o código de segurança (20 dígitos)

Alguns produtos originais da Xiaomi contam com um código de segurança (mas outros não, e isso não significa que eles são falsificados). Para encontrá-lo, você deve buscar um selo na caixa do aparelho – a numeração (20 dígitos) aparece ao raspá-lo.

Caso o seu smartphone tenha esse código, vá até o site da Xiaomi e insira a numeração no campo correspondente para realizar a verificação. Esse método pode ser utilizado para uma confirmação imediata (caso a caixa traga o código), mas a ausência do selo não deve ser entendida como uma invalidação.

Verifique se a MIUI é original

Lojas que vendem celulares falsos costumam fazer alterações na ROM. Esse procedimento pode resultar no bloqueio do celular, quando o usuário tenta fazer a atualização para a versão original. Se você estiver em dúvidas quanto à originalidade do produto, tente atualizar a MIUI pelas configurações do aparelho, e verifique se o processo acontece sem falhas.

Fique atento aos detalhes externos

Xiaomi Mi 11
Xiaomi Mi 11 (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Quando a compra é feita online, alguns detalhes na carcaça podem ser a forma mais fácil de identificar produtos falsos. A dica é ir até a página do produto no site oficial da Xiaomi e começar a comparar com as imagens fornecidas pelo revendedor: conte o número de câmeras, verifique o posicionamento do leitor de digitais e se atente para o local onde está fixado o logotipo da empresa.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Xiaomi na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados